25.2 C
Belo Horizonte
qua, 26 novembro 25

Exposição de Yara Tupynambá chega a Sabará

Depois da itinerância pelas cidades de Montes Claros, São Gotardo e Rio Paranaíba, a exposição “Yara Tupynambá e os Festejos Populares” chega a Sabará, com obras que retratam a cultura popular do interior de Minas Gerais. Pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, a cidade é mais antiga do que a capital e guarda em sua paisagem a história do estado, remontando ao período colonial. No Teatro Municipal de Sabará, no centro histórico do município, que preserva a arquitetura daquele tempo, a exposição é aberta ao público com 24 obras de uma das mais reconhecidas artistas plásticas do estado. A mostra será inaugurada no sábado (29/11), às 14h, e segue até o dia 10 de janeiro de 2026. A visitação é gratuita, aberta todos os dias, das 8h às 17h. No recesso de fim de ano, a mostra fica fechada de 23 de dezembro a 5 de janeiro.

As 24 obras da artista homenageiam os congados, manifestação afro-brasileira tradicional, especialmente presente em Minas Gerais. Nos trabalhos, os congadeiros são representados por meio de técnicas distintas. Há obras feitas a giz ou lápis de cera, caneta esferográfica e pastel seco, além de quadros com técnicas mistas, tais quais “Congadeiro com tambor” e “Samba de terreiro”.

A exposição “Yara e Os Festejos Populares” é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis SalgadoPrefeitura Municipal de Sabará, Pomar Cultural e Cemig. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo FrediZak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH, da ArcelorMittal e da Usiminas, Patrocínio da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 56 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro.

Mineiridade  — Yara Tupynambá é uma renomada artista plástica mineira, nascida em Montes Claros, em 1932. Discípula de Alberto da Veiga Guignard, ela criou uma obra profundamente enraizada na cultura de Minas Gerais, destacando-se por pintar festas populares, paisagens, tradições e personagens do estado. Yara combina realismo com lirismo ao retratar esses personagens com dignidade e cores marcantes, exaltando a espiritualidade e a força coletiva da tradição. As cenas trazem movimento, com músicos em ação, rostos expressivos, figurinos vibrantes e paisagens do interior mineiro ao fundo. Desenhista, pintora, gravurista, ceramista e muralista, Yara teve sua trajetória homenageada na exposição “Paisagens da Alma Mineira”, realizada pela Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes, de dezembro de 2024 a março de 2025, com mais de 100 obras. É uma seleção deste trabalho que chega, agora, a Sabará.

Tairine Pena, gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, destaca a relevância simbólica da presença da mostra em Sabará. “O município tem papel fundamental na formação cultural de Minas Gerais e guarda importantes referências da identidade mineira. Receber a obra de Yara nesse contexto reafirma a força das tradições e expressões populares que sustentam nossa memória coletiva. O trabalho da artista conecta passado e futuro, valorizando práticas culturais que se renovam ao longo do tempo. Para a Fundação Clóvis Salgado, é uma honra estabelecer esse encontro entre histórias e territórios”, afirma.

“Da janela lateral” — Através de suas janelas coloniais azuis, a luz que incide sobre o centro histórico da cidade entrará no Teatro Municipal de Sabará, realçando as cores das pinceladas de Yara Tupynambá. Antigamente chamado Casa de Ópera de Sabará, o teatro é o segundo mais antigo do Brasil ainda em atividade e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Por sua beleza e importância histórica e patrimonial, a edificação foi eleita uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Cenário de visitas ilustres, que compõem a história oficial do país, o Teatro Municipal de Sabará cede espaço à história do povo e suas manifestações, com a exposição “Yara Tupynambá e os Festejos Populares”.

Exposição “Yara Tupynambá e os Festejos Populares” em Sabará

Data: 29/11/25 a 10/1/26

Abertura: sábado (29/11), 14h

Horários de visitação: Todos os dias, de 8h às 17h

Local: Teatro Municipal de Sabará

(R. Dom Pedro II, s/n – Centro, Sabará)

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Papai Noel dos Correios passa de 100 mil cartas adotadas

A maior campanha de Natal do país, que este...

Arautos da Poesia faz Mostra de Resultados em Sabará

Neste domingo (30) às 9h no Teatro Municipal de...

Café de Minas: Concurso Estadual realiza prova final

O 22º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de...

Mostra MUMIA celebra 23 anos de animação mundial

A Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA completa vinte e...

Turismo em Minas Gerais registra crescimento

O volume de atividade turística no estado teve alta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui