31.2 C
Belo Horizonte
ter, 25 março 25

Estudo de Lawtech revela particularidades da arbitragem digital

Um estudo realizado pela Lawtech Arbitralis entre os dias 10 e 16 de junho, com a participação de 22 escritórios de advocacia, apresenta os caminhos para que a arbitragem seja mais reconhecida no Brasil. Apesar de regulamentada por lei desde 1996, essa forma de resolução de litígios ainda é desconhecida por muitos juristas, e por isso o cenário apresenta uma nova perspectiva para essa área.

Segundo o presidente da instituição, Daniel Gontijo, o estudo “Evolução da Arbitragem no Brasil” visa compreender os caminhos rumo à democratização da arbitragem no Brasil. “Este documento apresenta uma análise detalhada dos resultados, destacando paralelos e insights que podem ser úteis para a Arbitralis em sua missão de tornar a solução de conflitos mais eficiente, acessível e econômica no país. Foram acessados advogados de alta performance em suas áreas de atuação, incluindo elaboração de contratos e resolução de disputas. Alguns, inclusive, referência nessa área a nível nacional e internacional”.

Para o advogado mineiro, que fundou uma câmara de arbitragem 100% digital, os juristas não conhecem todo o potencial dessa forma em reduzir com o grande volume de processos que tramitam no país. “Os resultados da pesquisa indicam claramente que a redução de custos e mudanças culturais nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos são essenciais para a maior adoção da arbitragem no Brasil”, detalha.

Exemplo disso, lembra Gontijo, é que “o estudo mostra que 75% participantes não conhecem uma câmara de arbitragem digital, enquanto 20% conhecem e 5% sabem de suas existência, mas nunca usaram”.

Mas qual a razão disso? “Apesar do conhecimento limitado sobre o tema, advogados especializados demonstram alta disposição para recomendar a arbitragem, indicando uma percepção positiva e um potencial crescimento nessa área”, comenta o advogado. Além disso, ele completa, “observou-se uma demanda significativa por redução de custos na arbitragem, sugerindo a necessidade de estratégias mais acessíveis e eficientes para tornar esse método de resolução de conflitos mais atrativo para todos os envolvidos no litígio”.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Vida Corrida? Como Ter uma Rotina Alimentar Saudável!

Manter uma rotina alimentar saudável pode parecer um desafio...

Mostra Noivas no Mercado de Origem dia 25 de maio

O Minas Fashion Week que acontece dia (25) maio...

PAULINHO GOGÓ encerra o FESTIVAL HUMOR CONTRA-ATACA VOL. 2

Um dos principais nomes do humor nacional é o...

Projeto “Memórias de Betim” conta história da cidade

Uma cidade não é feita somente de concreto e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui