21.3 C
Belo Horizonte
qua, 19 novembro 25

Estudo de Lawtech revela particularidades da arbitragem digital

Um estudo realizado pela Lawtech Arbitralis entre os dias 10 e 16 de junho, com a participação de 22 escritórios de advocacia, apresenta os caminhos para que a arbitragem seja mais reconhecida no Brasil. Apesar de regulamentada por lei desde 1996, essa forma de resolução de litígios ainda é desconhecida por muitos juristas, e por isso o cenário apresenta uma nova perspectiva para essa área.

Segundo o presidente da instituição, Daniel Gontijo, o estudo “Evolução da Arbitragem no Brasil” visa compreender os caminhos rumo à democratização da arbitragem no Brasil. “Este documento apresenta uma análise detalhada dos resultados, destacando paralelos e insights que podem ser úteis para a Arbitralis em sua missão de tornar a solução de conflitos mais eficiente, acessível e econômica no país. Foram acessados advogados de alta performance em suas áreas de atuação, incluindo elaboração de contratos e resolução de disputas. Alguns, inclusive, referência nessa área a nível nacional e internacional”.

Para o advogado mineiro, que fundou uma câmara de arbitragem 100% digital, os juristas não conhecem todo o potencial dessa forma em reduzir com o grande volume de processos que tramitam no país. “Os resultados da pesquisa indicam claramente que a redução de custos e mudanças culturais nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos são essenciais para a maior adoção da arbitragem no Brasil”, detalha.

Exemplo disso, lembra Gontijo, é que “o estudo mostra que 75% participantes não conhecem uma câmara de arbitragem digital, enquanto 20% conhecem e 5% sabem de suas existência, mas nunca usaram”.

Mas qual a razão disso? “Apesar do conhecimento limitado sobre o tema, advogados especializados demonstram alta disposição para recomendar a arbitragem, indicando uma percepção positiva e um potencial crescimento nessa área”, comenta o advogado. Além disso, ele completa, “observou-se uma demanda significativa por redução de custos na arbitragem, sugerindo a necessidade de estratégias mais acessíveis e eficientes para tornar esse método de resolução de conflitos mais atrativo para todos os envolvidos no litígio”.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Santa Casa BH é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

Premiação reconhece instituições que se destacaram pela governança, comunicação...

 Renato Enoch se apresenta neste sábado no Estúdio Central

O cantor Renato Enoch se apresenta neste sábado, 22 de novembro, no Estúdio...

Fórum Mineiro de Audiovisual discute futuro do setor em BH

Na última quinta-feira (13/11), Belo Horizonte sediou um evento...

“Era uma vez… Jazz Concert” música, em uma experiência

O grupo Casaleão apresenta o espetáculo “Era uma vez... Jazz Concert”, uma...

Tiocapone se apresenta nesta quarta, dia 19, lançando seu álbum

O cantor, compositor e ativista sociocultural Tiocapone sobe ao palco para apresentar...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui