25.3 C
Belo Horizonte
sáb, 06 dezembro 25

BH: Estoques de Sangue em Nível Crítico na Região

Em Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Rede Mater Dei de Saúde e o Hemonúcleo da Vita Hemoterapia alertam para baixa nos estoques dos bancos de sangue em Belo Horizonte, cuja reserva de hemocomponentes se encontra em níveis críticos. A situação também afeta outros hospitais em Minas Gerais e outros estados do Brasil.

Especialistas ressaltam que a falta de sangue pode impactar negativamente o atendimento de pacientes em tratamento de câncer, transplantes de medula óssea e órgãos, e até mesmo levar ao adiamento de cirurgias, especialmente as de médio e grande porte. No Hemonúcleo do Grupo Vita, de Belo Horizonte, os tipos sanguíneos dos Grupos “O” e “A”, tanto positivos quanto negativos, estão com níveis críticos, assim como o tipo “B” negativo. No entanto, doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas.

De acordo com a Vita Hemoterapia, a baixa nos estoques é atribuída a diversos fatores sazonais, como feriados e festas, aumento de infecções gripais, que podem incapacitar a doação de 14 a 30 dias, e o período de vacinação contra a gripe, que pode inativar doadores por até quatro semanas.

Apesar da crise, dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, o equivalente a 14 a cada mil pessoas – valor dentro dos parâmetros estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).1 Somente no ano de 2023, foi registrada a coleta de mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue no sistema público.2 Porém, a baixa adesão em diferentes regiões do país e de acordo com a época do ano seguem sendo desafios enfrentados pelos bancos de sangue e hospitais, bem como pelos pacientes que dependem dessas doações. A falta de informação sobre o processo de doação é apontada como um dos principais motivos para a baixa adesão.

Para contornar a situação atual, os bancos de sangue dependem das doações dos belo-horizontinos, os quais podem procurar o Hemonúcleo da Vita Hemoterapia, localizado na Rua Juiz de Fora, 941, Barro Preto, para realizá-las. É possível efetuar agendamento pelo telefone (31) 3335-6600. Periodicamente, e principalmente em períodos críticos, o banco de sangue também promove campanhas de coletas externas em locais específicos, como empresas, mediante planejamento antecipado, com visitações e orientações prévias.

Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boa condição de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas sugere-se evitar alimentos gordurosos antes da doação. Jovens com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou pelo responsável legal. Quanto aos idosos, apenas aqueles com histórico prévio de doação estão aptos a doar novamente.

Serviço

Doação de sangue no Hemonúcleo da Vita Hemoterapia

Endereço: Rua Juiz de Fora, 941, Barro Preto – Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Agendamentos pelo telefone (31) 3335-6600 e pelo site www.vitahemoterapia.com.br.

Posts Relacionados

Rio resgata encanto da Árvore da Lagoa em fim de semana festivo

O Rio de Janeiro reacende uma das suas tradições...

Besourinhos e Trinca lançam primeira cerveja de bloco de BH

Belo Horizonte ganha um sabor inédito neste verão. O...

Fabriciano é destaque nacional e vence Prêmio Frotas 2025

A Prefeitura de Coronel Fabriciano conquistou um dos principais...

Palacete Tirachapéu apresenta prévia do Réveillon

O Palacete Tirachapéu, localizado na rua Chile, n° 1...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui