27.8 C
Belo Horizonte
qua, 19 novembro 25

Duelo de MCs Nacional 2025 reúne artistas de todo país

A 13ª edição do maior encontro da cultura Hip Hop brasileira será realizada no Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, com entrada gratuita e transmissão ao vivo. 

Nos dias 22 e 23 de novembro, Belo Horizonte se transforma na capital do Hip Hop país. O tradicional Viaduto Santa Tereza, no centro de BH, que se tornou símbolo da resistência e da potência do freestyle brasileiro, recebe a grande final do Duelo de MCs Nacional 2025. As batalhas contarão com 32 MCs representantes de todas as regiões do país disputando o troféu mais cobiçado do rap improvisado brasileiro. A programação começa sempre às 16h, com entrada gratuita, e transmissão ao vivo pelo canal da Família de Rua no YouTube.

No ano em que a Família de Rua celebra 18 anos do Duelo MCs, o projeto segue mostrando o poder da cultura Hip Hop e sua força na ocupação contínua dos espaços públicos urbanos. “O Duelo Nacional retoma o formato de dois dias de evento concentrando a primeira etapa no sábado, selecionando os 16 finalistas entre os 32 classificados, e no domingo irá concentrar a segunda etapa com as oitavas, quartas, semi-final e final. Além das batalhas, a programação contará com shows de artistas de destaque na cena cultural nacional e DJs. O Duelo Nacional é um movimento que conecta gerações e principalmente batalhas de diferentes territórios e vozes de todo o país”, afirma Pedro Valentim, produtor e integrante da Família de Rua, coletivo que criou o projeto em 2007.

Neste artigo:

Atrações do fim de semana

A grande final do Duelo Nacional contará com um time de peso no comando das batalhas. No comando do evento estarão Colombiana (MG) e Monge (MG) que apresentam o evento, com o suporte do DJ LB (MG). No júri técnico, nomes consagrados do freestyle nacional trarão sua experiência e representatividade, com Alanssa (BA), Allan Freestyle (RJ), Jhon MC (DF) Kamila (SP). A equipe de transmissão será composta por comentaristas, repórteres e convidados especiais que acompanharão cada rima direto do Viaduto Santa Tereza.

Entre uma fase e outra das batalhas, o público poderá curtir shows e atração surpresa, transformando o Viaduto em um grande festival gratuito e aberto à cidade.

Nesta edição, o evento é realizado pela Família de Rua por intermédio da Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura, decorrente da Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal Patrus Ananias e conta com o apoio da Xeque Mate Bebidas. O evento integra a programação associada do Festival de Artes Negra – FAN BH, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Periférico.

Premiação

Mantendo a tradição de valorizar a trajetória dos artistas, o Duelo Nacional 2025 distribuirá R$ 70 mil em prêmios. Com premiação em dinheiro do 1º lugar ao 4º lugar com valores que variam de acordo com o ranking. Desde sua primeira edição, o Duelo Nacional reforça o compromisso de impulsionar a carreira dos MCs, oferecendo visibilidade e reconhecimento a quem movimenta as batalhas e a cultura Hip Hop de forma independente.

Conheça quem está na disputa

Representando todas as regiões do país, os 32 finalistas que chegam a Belo Horizonte em busca do título nacional. São finalistas na disputa: RANK (PB), FRAJOLA (TO), SNART (CE), NETO (RR), J BLACK (SC), MILIANO (MS), ONZE (AL), JBTHOVEN (SE), LORRAN (MG), JAPA (BA), CIGANO (MT), PEDOG (DF), HOPE (AM). RYAN (PR), GEOVANE (GO), JOÃO VEGA (RJ), BARRETO (SP), FRIZZY (RN), ÉPICO (MA), IVO (AP),21 (AC), HC (RO), VITU (PE), FELINHO NORDESTINO (PI), LD (RS), ROBBZIN (ES), BOBBY MÍDYA (PA), WAD (MG), KIRE (AL), MT (RJ), TONY (PA) e STASH (PB).

Os participantes foram selecionados após uma série de seletivas regionais em todo o país. Durante os dois dias de evento, esses nomes se enfrentam em batalhas eliminatórias até a grande final, que consagra o campeão nacional de 2025.

18 anos de Família de Rua 

Desde 2007, a Família de Rua realiza o Duelo de MCs, projeto que se tornou um dos mais importantes movimentos periódicos de ocupação do espaço público de Belo Horizonte, a partir do encontro das manifestações artísticas do Hip Hop. Fazendo do baixio do Viaduto Santa Tereza – no centro da cidade – a sua casa, o Duelo reúne, a cada edição, uma média de 1.500 pessoas, vindas de todas as regiões da grande BH.

 

Neste ano, Família de Rua realiza de 19 de novembro a 1 de dezembro, a Família de Rua realiza o Movimento Improviso 2025, uma mostra cultural imersiva e gratuita que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. A programação celebra os 20 anos das batalhas de MCs no Brasil e reúne artistas, coletivos e representantes de todas as regiões do país, em uma homenagem à história, às vozes e à força do freestyle brasileiro. Todas as atividades são gratuitas, e para participar basta retirar os ingressos no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.

Mais do que uma organização, a Família de Rua é um movimento do Tamanho do Brasil. Nascida em Belo Horizonte, a FDR acredita na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas e realiza projetos e experiência culturais que conectam as juventudes de todo o país. Nesta missão, a Família trabalha focada na promoção do Hip Hop e do skate em seus moldes originais, preservando a originalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida das pessoas que respiram a rua cotidianamente.

Serviço

Duelo de MCs Nacional 2025 – A Grande Final

Local: Viaduto Santa Tereza – Centro, Belo Horizonte (MG)

Data: 22 e 23 de novembro de 2025 (sábado e domingo)

Horário: a partir das 16h

Entrada gratuita

Transmissão ao vivo: Canal Família de Rua no YouTube (a partir das 15h) – youtube.com/familiaderua

Mais informações: @duelonacional | @familiaderua

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Vila Galé e Prefeitura de Brumadinho assinam aquisição do terreno

Dando continuidade ao seu plano de expansão no Brasil,...

Viagem gastronômica revela a “alma” dos países

"Acreditamos que a fluência se constrói na imersão cultural....

Escritora mineira Sarah Munck lança obra poética

Sarah Munck é poeta, professora e pesquisadora. Natural de...

MOVIMENTO BH CIDADE DO BEM realiza evento neste sábado

O MOVIMENTO BH CIDADE DO BEM, liderado pela Rede...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui