A premiada atriz, diretora e escritora Denise Stoklos, criadora do Teatro Essencial – que defende espetáculos com o mínimo de efeitos especiais e o máximo da interpretação dos atores -, fará uma curta temporada em Belo Horizonte, cidade na qual não se apresenta há quase uma década. Denise Stoklos ocupará por duas noites seguidas, o palco do Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil, para apresentar uma leitura dramática do elogiado “Um fax para Colombo”, espetáculo em cartaz desde 1992, e que revisita criticamente a chegada dos europeus à América a partir de um naufrágio metafórico envolvendo os navios Santa Maria, Pinta e Niña.
“Escrevi originalmente esta peça para expressar meu profundo inconformismo em relação à aceitação da estrutura de exploração imposta pela colonização. Sou artista e latina, e, como tal, entendo minha missão e luta como um exercício essencial de questionamento do mundo, buscando caminhos libertários”. (Denise Stoklos)
Um espetáculo icônico e atemporal
A leitura dramatizada desta obra escrita em 1992 atualiza sua potência poética e política, reafirmando o lugar da arte como ferramenta de emancipação e pensamento. A peça está fazendo 33 anos e continua atual, e devido a inúmeros pedidos do público brasileiro, surgiu o desejo de apresentar a leitura como uma comemoração.
“O texto trata-se de uma espécie de manifesto, um lugar de denúncia, de panfleto contra a situação das coisas que envolvem os latino-americanos. Foi criado para a ocasião das comemorações do Descobrimento da América e que se identifica com a revolta, com a não-aceitação do status quo, indignado, que acusa nosso sistema brutal que impede a expressão e a liberdade através dos tempos”, define a múltipla Denise Stoklos.
Desde a sua estreia, o espetáculo arrebatou o público e a mídia especializada, colecionando uma série de elogiosas críticas, mundo afora.
“Denise Stoklos acredita que seu teatro pode mudar o mundo, e ela o faz. Stoklos é ao mesmo tempo brilhantemente inteligente, engraçada e trágica. Seu ‘Teatro Essencial’ perturba e muda o mundo.” (Kirsikka Moring, Helsingin Sanomat, 16 de agosto de 1992, Helsinque, Finlândia).
“Pura teatralidade. Com uma alegria incansável, ela desvenda os significados mais profundos da realidade e muda nossos hábitos de ver as coisas. “ (Michael Meiger, Tageszeitung, 26 de agosto de 1992, Colônia, Alemanha).
“Estrela do ‘Festival Movimento 92’ na Alemanha, sua performance é realmente difícil de categorizar, assim como discernir se os aplausos da plateia cheia são para a peça ou para a ídola Denise Stoklos.” (Barbra Schuchardt, Kolnische Rundschau, 20 de agosto de 1992, Colônia, Alemanha).
“Uma explosão devastadora ocorreu no teatro Alhambra. A energia de Denise Stoklos é avassaladora.” (Francine Collet, Le Courrier, 11 de setembro de 1992, Genebra, Suíça).
“Um grito de socorro, um grito de dor, raiva e espanto. Uma evocação da memória, das raízes e da cultura antes da chegada de Colombo.” (Beth Juncker, Politiken, 3 de agosto de 1992, Copenhague, Dinamarca).
SERVIÇO
DENISE STOKLOS UM FAX PARA COLOMBO (Leitura Dramática)
LOCAL: Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara
(Av. Amazonas, 315 – Centro) – Telefone: (31) 3201-5211
DATAS: 02 (quinta-feira) e 03 (sexta-feira) de outubro
HORA: 20:00h
INGRESSOS
R$ 100,00 (inteira) | R$ 50,00 (meia)
À venda nas bilheterias do teatro e pela plataforma Eventim
https://www.eventim.com.br/artist/denise-stoklos/