23.4 C
Belo Horizonte
qui, 29 fevereiro 24

Corrida de Santo Antônio celebra trezena do padroeiro

Iniciativa faz parte da programação das ações da Paróquia Santo Antônio de Venda Nova em comemoração a festa do santo, além de comemorar o aniversário da região

A história da paróquia Santo Antônio está intimamente ligada ao início da região de Venda Nova. Para celebrar a festividade da trezena de seu padroeiro, além de celebrar o aniversário da região, a Paróquia Santo Antônio vai realizar no dia 11 de junho a 1ª Corrida e Caminhada de Santo Antônio – 312 anos de Venda NovaA concentração será em frente à Matriz.

Cerca de 500 participantes são previstos para o evento, entre adultos e crianças, em um percurso, na tradicional Rua Padre Pedro Pinto, de 5km para corrida e 2km para caminhada, com medalha de participação para os inscritos.

De acordo com o Padre José Alves de Deus, pároco da Matriz, além de celebrar a festividade do padroeiro, a ação é também uma forma de comemorar o aniversário dos 312 anos da região com toda a comunidade.

“O evento é uma forma de promover a festa do nosso querido Santo Antônio, além de realizar a interação sócio-cultural dos devotos e moradores de Venda Nova, dando destaque a esta região que é mais antiga que a própria capital, por meio do esporte e da confraternização dos apaixonados pela região”

, destaca.

A largada está marcada para às 7h, em frente à Igreja, localizada na rua da Matriz, 27, em Venda Nova. Fiéis e visitantes são todos bem-vindos. Aqueles que não conseguem correr são convidados a participar da caminhada de 2km. Os inscritos no evento receberão um kit composto por número de peito com alfinetes e um chip de cronometragem e os 200 primeiros que realizaram as inscrições também receberam uma camisa oficial da corrida.

Paróquia Santo Antônio e a região de Venda Nova

O antigo povoado de Clementes de Santo Antônio, ponto de parada das caravanas de tropeiros que vinham da Bahia, deixou de ser mero acampamento à medida que a comunidade foi se fixando, cultivando a terra e criando laços. Registros mostram que uma pequena ermida foi erguida no povoado por volta de 1711, no auge do fluxo de tropeiros pela região.

Em 1787 houve a oficialização da pequena ermida de Santo Antônio após carta enviada a Dona Maria I, Rainha de Portugal. No ano de 1803 foi realizada uma doação de uma parte significativa da fazenda ‘Antônio Castro Porto’ para que em 1817 fosse concedida a autorização para celebração de missas e, logo após, para uso do cemitério. O bispo de Mariana elevou a ermida em capela em 1832 e em 1868 em paróquia. A construção da segunda Matriz de Venda Nova, que substituiu a capela do século XVIII, foi realizada em 1913.

Em 1924, Padre Pedro Pinto Fernandes chega à paróquia. Responsável por várias conquistas da região, o padre foi um dos primeiros a conseguir a carta de motorista e de dirigir pelas ruas de Venda Nova, ainda em 1928.  Hoje, a paróquia conta com os trabalhos do Pároco Solidário Pe. Célio Silva Diniz (Padre Celinho) e do Pe. José Alves de Deus (Padre Zezinho), que chegou em 2015 e assumiu como pároco solidário e administrador paroquial. Uma de suas missões mais importantes tem sido a reconstrução da Matriz de Venda Nova. Com o terreno regularizado e os projetos arquitetônicos e de engenharia concluídos, a pedra fundamental foi lançada em 13 de junho de 2018 em missa celebrada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte. O projeto é do renomado arquiteto Eduardo Faust.

A Trezena em 2023
A festa do padroeiro da Paróquia Santo Antônio de Venda tem como tema “Com Santo Antônio, vocacionados para o projeto do Reino!”. Até o dia 13/06, haverá missas festivas às 15h e às 19h, com padres convidados, e serão abençoados e partilhados os pãezinhos de Santo Antônio. Em todos os dias, também terão as tradicionais barraquinhas com comidas, bebidas e brincadeiras típicas das festividades juninas.

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, haverá missas a partir das 6h, com a Alvorada Festiva. As celebrações seguem às 7h, 9h, 12h e 15h. Às 18h, haverá procissão luminosa seguida pela Missa Solene, celebrada por Dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a RENSC.

Programação da corrida
07:00 – Abertura da Arena
07:50 – Aquecimento
08:00 – Largada Corrida 5km
08:30 – Largada Caminhada 2km
10:00 – Sorteios e premiação

SERVIÇO
1ª Corrida e Caminhada de Santo Antônio – 312 anos de Venda Nova
Data: 11 de junho
Concentração: 7h
Local: Praça Santo Antônio , s/n, em frente a Igreja Matriz Santo Antônio de Venda Nova , Venda Nova – BH
Mais informações: (31) 3457-4684

Posts Relacionados

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Natiruts faz tour de despedida “Leve com Você” em Minas

Basta dar um play em qualquer uma das músicas do Natiruts – ao...

Gustavo Tubarão lança livro em Belo Horizonte

Natural da cidade de Cana Verde, localizada na região...

Akatu se apresenta em BH nesta sexta-feira

O Akatu, grupo mineiro de samba e pagode, formado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui