Início Belo Horizonte Consumidores focados em Preços e Promoções no Dia das Mães

Consumidores focados em Preços e Promoções no Dia das Mães

0

A rejeição aos preços altos e o foco nas promoções e nos preços reduzidos dos produtos devem orientar a compra do Dia das Mães em Belo Horizonte este ano. Conforme pesquisa Intenção de Consumo Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, 52% dos consumidores, de todas as regiões da capital, pretendem comprar presente na data. A pesquisa ouviu 410 pessoas entre os dias 11 e 17 de abril.

Para 47,4% dos entrevistados, o valor da compra deve variar entre 70,00 e 200,00 sendo que 63,7% do total indica estar atento aos preços e justifica que o principal motivo de optarem por itens de preço menor é o valor alto dos produtos. Roupas, calçados e perfumes, nesta ordem, devem ser os presentes que mais vão sair em 2025.

Grande parte, 68,1%, vai gastar igual ou mais do que no ano passado, sendo que 44,6% pretendem gastar o mesmo que gastou em 2024 e 29,1% gastarão mais agora. Conforme 23,5% dos entrevistados, eles gastarão menos neste ano.

A pesquisa mostra a preocupação do consumidor com o controle do orçamento identificando que 71,4% pretendem pagar à vista com destaque para pagamento em dinheiro, 28,2%, cartão de crédito à vista, 19,2%, débito, 15,5% e pix, 8,5%. A opção pelo cartão de crédito parcelado é citada por 26,3%.

As opções econômicas também prevalecem nas comemorações com 62,7% celebrando o Dia das Mães na própria casa, 32,7%, ou em casa de parentes, 30%. Um percentual de 16,6% indica que vão comemorar com almoço ou jantar em restaurante.

A opção por comprar na semana da data é de 57,3% e as lojas da vizinhança são preferidas por 33,3%, seguidas por lojas de shopping, 23,9%, shopping popular, 17,4%, internet, 14,1% e lojas do hipercentro, 10,8%.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período que envolve o dia das mães para o comércio varejista mineiro e ressalta que as boas expectativas do consumidor estão indo ao encontro do otimismo observado entre os empresários. “O Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio varejista mineiro. Esse período é caracterizado por um valor afetivo muito expressivo, o que faz com que os consumidores vão as compras e busquem presentear suas mães, mesmo que com itens com valores monetários menores. A data é muito esperada pelos empresários e movimenta também diversos setores de serviços, como os salões de beleza, os restaurantes, hotéis, dentre outros”, explica Martins.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile