Evento vai reunir lideranças, empreendedores e pesquisadores para discutir turismo e diversidade em Belo Horizonte, no cenário nacional e internacional. O evento é uma realização do Guia Negro e Sensações Turismo, com o patrocínio da Belotur e Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e Senac Minas
De 3 a 5 de dezembro de 2025, Belo Horizonte será palco da primeira edição do Congresso Brasileiro de Afroturismo (CBAfro), um encontro inédito que reunirá referências nacionais e internacionais do afroturismo, do empreendedorismo negro e da cultura afro-brasileira. O evento é uma realização do Guia Negro e Sensações Turismo, com o patrocínio da Belotur e Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc e Senac Minas, com apoio do Sebrae-MG, IEPHA/MG e Ministério do Turismo.
Com o tema “Territórios, Memória e Futuro”, o CBAfro 2025 propõe uma imersão de três dias em debates, oficinas, experiências culturais e visitas guiadas. A programação busca consolidar o afroturismo como estratégia de desenvolvimento sustentável e valorização das comunidades negras que movem a economia criativa e o turismo no Brasil.
Programação e convidados
A programação acontece no Centro de Referência das Juventudes (Rua Guaicurus, 50, Praça da Estação) com a presença de Tânia Neres, coordenadora de Diversidade da Embratur, que apresentará as novas políticas de incentivo ao turismo afrocentrado, Thaís Rosa Pinheiro (Conectando Territórios), Adriano Maximiano(IEPHA/MG) e Representantes da Rota dos Quilombos do Jequitinhonha (Rota dos Quilombos), entre outros potentes e importantes atores do Afroturismo.
O congresso terá também experiência turística “Caminhada Belos Horizontes Negros: Rota Maria do Arraial”, que percorrerá locais de resistência e história da população negra na capital mineira; press trip com influenciadores e jornalistas negros, com roteiros especiais por Belo Horizonte e região metropolitana; além de lançamento do Guia de Afroturismo de Belo Horizonte, resultado de um mapeamento inédito dos principais espaços de memória e cultura afro na cidade.
O CBAFro marca também o nascimento da Associação Brasileira de Afroturismo (Abrafro), que terá mesa sobre suas ações e termo de adesão aos interessados. Também há uma comissão científica que recebe trabalhos acadêmicos referentes ao tema e que estará sediada na Universidade Fumec (R. Cobre, 200 – Cruzeiro, Belo Horizonte) no dia 3 de dezembro.
Afroturismo como política de futuro
O CBAfro marca um passo histórico na consolidação do afroturismo como política pública e eixo estruturante da economia da cultura. “Nosso objetivo é construir uma rede nacional de profissionais, negócios e territórios afrocentrados, valorizando o legado da população negra e gerando oportunidades de renda e pertencimento”, afirma Guilherme Soares Dias.
O fundador da Sensações Turismo, Thiago Bicalho, co-organizador e articulador da iniciativa em Minas Gerais, destaca o impacto local do evento. “Minas tem um patrimônio afro-brasileiro riquíssimo, e o CBAfro é uma oportunidade de conectar guias, empreendedores e comunidades que já fazem esse trabalho há anos. Nosso papel é garantir que esse encontro gere parcerias duradouras e transforme o turismo em ferramenta de reparação e pertencimento.”
O evento é gratuito para coletivos e trabalhadores negros do turismo, com valores acessíveis para estudantes e profissionais da área. As inscrições estarão disponíveis em novembro no: https://www.sympla.com.br/evento/congresso-brasileiro-de-afroturismo-cbafro-2025/3043584
