Início Belo Horizonte Circuito Liberdade tem programação gratuita de Natal

Circuito Liberdade tem programação gratuita de Natal

0
Foto: Johnny Duarte / @bsfotografias

Integrantes do Circuito Liberdade fazem da grande festividade de fim de ano um momento especial para se apreciar cultura. Dezenas de atrações que tematizam o Natal esperam o público, que pode consumir arte e entretenimento, em grande medida de forma gratuita. Há atividades destinadas ao público infantil e outras que se direcionam ao público jovem e adulto. É uma oportunidade de descobrir histórias natalinas e as criações imbuídas pelo espírito da festividade. A programação se estende por todo mês de dezembro e pode ser acompanhada pelo portal do Circuito Liberdade.

Além da programação dos espaços, o Circuito Liberdade recebe também ações do Natal da Mineiridade 2025, uma celebração que alcança todo o estado, unindo fé, arte, tradição e hospitalidade, com realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), entidade gestora do Circuito Liberdade. Na Praça da Liberdade, o público pode admirar a iluminação que reflete a cultura e as paisagens naturais das regiões mineiras. As luzes se acendem todas as noites, a partir das 18h30.

No Palácio da Liberdade, localizado na praça, foi montada a Casa do Papai Noel, com ambientes que remetem ao lar, ao afeto e à memória. No Coreto, apresentações diárias de artistas e corais mineiros celebram a diversidade cultural do estado. A visitação é gratuita, de 18h às 22h de segunda a sexta; de 16h às 22h no sábado; e de 16h às 20h no domingo.

Leituras natalinas —  A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais traz sete atrações que tratam das histórias do Natal. Exposições embalam o público pelos ensinamentos e tradições que envolvem a festividade: “Leituras para o Natal” e “Natal com Histórias: Leitura que Aquece o Coração”, abertas a partir do dia 9/12; “Livros Sagrados”, com inauguração no dia 10/12, e “Minas Patrimônio Sagrado”, que recebe o público a partir do dia 18/12. Os visitantes poderão ouvir, ainda, narrativas relacionadas ao Natal, como “Histórias ao Pé da Árvore”, de 9/12 a 8 de janeiro, de 8h às 17h, e no dia 10/12, às 14h30, “As histórias que Papai Noel me contou – com Alessandra Visentin”. A programação conta também com a encenação do “Auto de Natal”, no dia 9/12, às 19h30.

O bom e velho presépio —  O público pode participar presencialmente ou de forma remota da construção do 11º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura. Feito com materiais recicláveis e objetos recolhidos na natureza, o presépio convida à reflexão sobre a harmonia entre o humano e o natural. Inspirado nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, que vivem em equilíbrio com a natureza, o presépio recria a noite natalina entre matas de papelão, sob um pôr do sol amazônico. Com curadoria de Leo Piló, a construção do 11º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura vai até dia 6 de janeiro. O museu mantém também o “Ateliê Aberto de Natal | Encantos feitos à mão”. Nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de dezembro, às 10h30 e às 15h, o público participa presencialmente da confecção de enfeites para sua própria árvore de natal. As vagas são limitadas com distribuição de senhas, na recepção da Casa Fiat de Cultura, por ordem de chegada. Ambas as atrações são gratuitas.

No Centro de Arte Popular, a partir das 19h do dia 9/12, o público aprecia, também,  a exposição coletiva “Presépios: Gesto, Arte e Vida”, que reúne obras em torno da força simbólica, estética e afetiva dos presépios. A mostra articula diferentes linguagens, materiais e interpretações, em textos que abordam alguns aspectos históricos e antropológicos das referências pesquisadas, desde presépios domésticos e criações populares a releituras contemporâneas. Os artistas participantes são Ângela Costa, Angélica Santana, Elisa Pena, Letícia Pinto, Lorena Mascarenhas, Maria Inez Ribeiro, Michel Salazar, Regina Moraes, Robson Emerick e Zanne Neiva.

Música — No 11/12, às 19h, o Cine Theatro Brasil recebe o show “Natal in Jazz, com Josimar Bianchi”. No formato voz e violão, o artista toca jazz, bossas natalinas e releituras modernas de canções populares. Emanuela Bianchi, nos teclados, participa em algumas faixas. Ingressos pela Eventim.

Já no dia 12/12, às 21h o Centro Idea recebe o show “Espetáculo de Natal: Magia na Música, com Evan Megaro e Izza” traz ao público do clássico ao popular, em duas etapas. Na primeira um mini recital de piano solo, interpretando arranjos das passagens mais conhecidas de “O Quebra-Nozes”, um dos três balés compostos pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. Na segunda parte do show, um repertório repleto de clássicos natalinos norte-americanos, imortalizados por grandes artistas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, além de canções de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tribalistas. Ingressos pelo Sympla. Também no dia 12, o Coral do Minas Tênis Clube apresenta “Auto de Natal”, em que, acompanhado pela Orquestra Opus e pelo ator Luciano Luppi, interpreta várias canções natalinas populares e eruditas. Ingresso a preço simbólico, adquiridos pelo Sympla.

No Palácio das Artes, o público assiste ao “Concerto de Natal: Do Barroco ao Jazz”, que reúne o Coral Lírico de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes em uma noite de celebração musical que atravessa séculos e estilos — do barroco de Johann Sebastian Bach à leveza e ao swing do jazz contemporâneo. Nos dias 18 e 19/12, às 20h, com ingressos disponíveis a preços populares, à venda pela Eventim.

Natal além de nós — No tradicional projeto “Sábado com Libras”, o Espaço do Conhecimento preparou o tema “Histórias de Fim de Ano” para uma contação de histórias acessível na Língua Brasileira de Sinais, que apresentará os costumes de diferentes culturas e povos durante as festividades dessa época. A atividade é no dia 13/12, às 14h. O museu oferece também o “Ateliê de Cartões de Natal”, que funciona como um “amigo oculto”, para celebrar o fim do ano e o início de um novo ciclo. Durante todo o horário de funcionamento haverá um ambiente com papéis, canetas, adesivos, lápis de cor, etc., para que os visitantes possam trocar cartões e confeccionar mensagens livres e natalinas. A atividade ocorre nos dias 16, 17, 18 e 19/12 (terça, quarta, quinta e sexta-feira), das 10h às 17h. Ambas as programações são gratuitas.

Filhos do Papai Noel — O Museu dos Brinquedos, que sempre oferta programação para as crianças, preparou o “ERA UMA VEZ… UM NATAL BRINCANTE”, com oficinas criativas, teatrinho de marionete com a Vovó Luiza, brincadeiras de quintal, cantinho das cartinhas para o Papai Noel e visita ao acervo de brinquedos de diferentes épocas. As atividades ocorrem nos sábados, 6 e 13 de dezembro, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, com ingresso a preço popular, vendidos na porta do espaço.

Cantatas — As vozes que imprimem a marca musical do Natal se renovam em 2025. O Coral Lírico de Minas Gerais apresenta sua Cantata de Natal nas escadas em frente ao Prédio Verde do Iepha, com obras de Mozart, Haendel e canções natalinas que atravessam gerações, no dia 4 de dezembro, quinta-feira, às 20h. Já o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realiza sua Cantata de Natal com a Orquestra Jovem e o Coral Infanto-juvenil, em um programa que percorre diferentes tradições natalinas ao redor do mundo – da Itália ao Japão, da África à América Latina. A apresentação acontece no dia 12/12, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com entrada gratuita. O Centro Cultural Unimed-BH Minas realiza, com o Coral do Minas Tênis Clube, a 17ª Cantata da Assembleia Legislativa executada na Praça da Assembleia, dia 3/12, às 19h. O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, recebe seis cantatas em dezembro, sempre às 19h e todas gratuitas. O Coral Ars Nova UFMG se apresenta no dia 11; a Casa de Música de Ouro Branco,12; o Coral Canarinhos de Itabirito, 13; a Orquestra Jovem BH, 17; e o Coral Light Music, no dia 18/12.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile