Por Priscila Mendes
Belo Horizonte, cidade natal de Cíntia Chagas, foi a escolhida para a estreia da turnê nacional da palestra “Chique, Chiquíssima” no BeFly Minascentro, nesta segunda, 24 de março.
Nela, Cíntia aborda, de forma bem-humorada, a importância da necessária, do comportamento adequado e do uso correto da língua portuguesa para se conseguir uma comunicação mais assertiva e eficaz com uma demonstração repleta de aprendizado e humor (a maioria criada na hora, com público), com dicas práticas de português e prosperidade da linguagem verbal e não verbal.
Durante o evento, uma inspiração destacou sobre postura e como se comportar perante as pessoas:
“ Vocês sabiam que existe um verbo que é só nosso? Eu fui ensinar isso em São Paulo, não pode gangorrar. Aí os paulistanos, o que é gangorrar? Aí eu falei: Genteee, gangorrar! Vocês não gangorram? Eu gangorro, tu gangorra, eles gangorram. Nós gangorramos, nós gangorrais, eles gangorram. Aí eles disseram: não! Sem gangorra então, tá. ”
No decorrer da palestra-show, a educadora Cíntia Chagas, conta sobre sua experiência em uma entrevista com o Collor de Mello, devido ao vocabulário usado por ele ser tão rico.
“Quando perguntou se era só leitura ele simplesmente me respondeu dizendo que engana-se quem acha que para se ter um vocabulário bom, apenas a leitura basta. É necessário anotar. Eu falei, como? Desde criança eu conservo o hábito de anotar em um caderninho as palavras novas com as quais me deparo, anoto o significado e me obrigo a usar.”
Então, logo depois desse relato, o comunicadora passou um exercício para o público presente ampliar o vocabulário.
“A partir de hoje, você escolherá uma palavra. E você usará essa palavra de domingo e domingo, como se você tivesse algum problema mental. Como por exemplo a palavra ‘demasiado’. Demasiadamente significa muito. Então, filho, eu estou muito cansado; esse bolo está muito bom; o trânsito está muito calmo. Veja como você ampliará o vocabulário.”
Figura de destaque nas redes sociais, onde acumula quase sete milhões de seguidores, Cíntia Chagas transmite elegantes com seu jeito chique de se comunicar, aliado a um humor ácido e inteligente, o que atrai o público do mundo inteiro.
Foto: Daniel Stone