21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Cefart apresenta Mozart e John Lennon no Palácio das Artes

Do popular ao erudito, os estudantes da Escola de Música do Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado) apresentam, em recitais abertos ao público, músicas e peças trabalhadas em seus processos formativos. As apresentações são uma oportunidade de mostrar ao público seu desenvolvimento como instrumentistas e cantores e têm seu repertório escolhido pelos estudantes. De quarta a sexta-feira, 28/5 a 30/5, às 18h30 de quarta e às 19h nos outros dias , os recitais têm entrada franca e ocorrem na Sala Juvenal Dias , no Palácio das Artes. A retirada do ingresso será feita a partir de 1h antes das apresentações, na bilheteria do Palácio das Artes.

Ao longo dos três dias, o público acompanhará canções de uma estrela do pop como John Lennon dividindo espaço com nomes vultosos do universo erudito, como Mozart, Bach e Weber. As escolhas musicais dos alunos passam também por nomes como Pixinguinha, Dilermando Reis e um regional Paulinho Pedra Azul. Dezenas de estudantes se dividem entre trompete, contrabaixo, violoncelo, canto, percussão e violão, instrumentos para os quais o Cefart oferece formação, sempre gratuita.

Os “Recitais de Alunos da Escola de Música do Cefart” são realizados pelo Ministério da Cultura , Governo de Minas Gerais , Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado . As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e do Grupo Fredizak , Patrocínio Prime do Instituto Unimed -BH e da ArcelorMittal , Patrocínio da Vivo e correlação da APPA – Cultura & Patrimônio . O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.

Amadurecimento profissional – Os recitais acompanham a formação dos estudantes do Cefart. O percurso é marcado, diversas vezes, por apresentações abertas ao público. “Nesses momentos, o aluno pode se testar, ganhar segurança e caminhar rumo ao profissionalismo, que é o intuito da escola; defendemos o amadurecimento artístico, criativo e sensível e entendemos que ele anda junto com o amadurecimento do artista diante do público, o desenvolvimento enquanto profissional da música”, defende Camilo Christófaro, coordenador da Escola de Música do Cefart.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui um amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 40 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro específicos de alguns campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do que faz parte do Palácio das Artes e da CâmeraSete. Em 2021, ao completar 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.

Recitais de Alunos da Escola de Música do Cefart

Data: 28 a 30 (quarta de sexta-feira) de maio

Horário: 18h30 no dia 28, e 19h nos dias 29 e 30

Local: Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes,

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui