21.4 C
Belo Horizonte
qui, 10 julho 25

Casa com novo sistema construtivo

Residência na Pampulha une arquitetura contemporânea e tecnologia em steel frame

A construção começa a se destacar, a compor a modernidade da região da Pampulha, em Belo Horizonte. Une arquitetura contemporânea e soluções construtivas inovadoras. Será de alvenaria e tecnologia em steel frame – sistema edificante a seco, sustentável, que utiliza perfis de aço para as estruturas. A casa terá 430 m² de área construída distribuídos em dois pavimentos. “O projeto alia sofisticação estética, eficiência construtiva e atenção às demandas específicas do cliente”, diz Gustavo Roberto Silverio de Freitas, sócio fundador e diretor operacional da Metal Light.

A escolha do sistema Light Steel Frame (LSF), afirma Gustavo Freitas, foi um dos grandes diferenciais da construção. “O cliente optou por essa tecnologia em busca, principalmente, de rapidez na execução, previsibilidade orçamentária e não ter dor de cabeça com mão de obra.” A estimativa de duração total da construção, que começou em março, é de 4 meses. Segundo ele, no final de junho, o fechamento estará concluído e os trabalhos internos já em andamento. “Isto demonstra o ritmo acelerado proporcionado pela tecnologia empregada.”

O diretor operacional da Metal Light afirma que, desde o início, o cliente procurava uma solução que garantisse agilidade sem abrir mão da qualidade, com foco em uma construção que oferecesse conforto térmico, excelente acabamento e integração entre os ambientes. “A flexibilidade do steel frame atendeu perfeitamente a essas exigências, permitindo uma execução mais precisa e personalizada.”  Ele acrescenta que o LSF gera menos resíduos, o que contribui para uma obra mais limpa e sustentável.

Quais os maiores desafios? Gustavo de Freitas diz que é a união dos dois sistemas – alvenaria e steel frame. “Eles estão no mesmo nível em um pavimento, exigindo atenção no encontro de ambos para evitar patologias futuras”, explica. 

O projeto, segundo o diretor, representa um exemplo claro de como a inovação no setor da construção civil pode caminhar lado a lado com a elegância arquitetônica e a eficiência técnica. “A residência na Pampulha é um marco não apenas por sua estética imponente, mas também por mostrar que é possível construir com qualidade superior e menor prazo, graças ao uso inteligente do Light Steel Frame”, afirma. O custo total do steel frame está estimado em R$ 880.000,00 (não inclusos: terraplenagem, fundação, elétrica, hidrossanitária, portas e esquadrias e acabamentos.)

A obra em números

Casa possui 2 pavimentos com 430 m² de área construída

17 ambientes

4 meses de duração

R$ 880.000,00 de custo total do steel frame

 

Sobre a Metal Light

Em 2023, a Metal Light recebeu premiações do 5º Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco (Enics) pela fachada do maior cinema de rua do Brasil e do Instituto Mineiro da Construção Civil (IMEC) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) por destaque da construção civil a seco, consolidando-se como uma das principais referências do setor,  no  País.

 

Números da Metal Light

Projeção de crescimento em 100% em 2025

50% de crescimento nos últimos anos

100% tendência de aumento em 2025. Na pandemia, registrou maior crescimento: 600% em 12 meses

Mais de 2.500 toneladas de obras montadas

30 mil metros quadrados construídos

680 toneladas de resíduos não gerados

Posts Relacionados

Festival de Pastel no Mercado de Origem

Quem não ama um pastel frito na hora? Essa...

Sabará realiza programação do Aniversário da cidade

Crédito: Alden Starling A tradicional temporada do Aniversário de Sabará está de...

Futebol, teatro e a alma brasileira

Por Jéssica Torres, jornalista e roteirista Com uma curta temporada,...

Modernos Eternos leva arte e memória às ruas de BH

Apresentada pelo Governo de Minas Gerais e pela Cemig,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui