16.8 C
Belo Horizonte
sex, 13 setembro 24

Belo Horizonte recebe o 5º É Tudo Criança

Evento é destaque na promoção e difusão do cinema infantil, e nesta edição, traz a primeira infância às telas do cinema

Agosto marca as celebrações da Primeira Infância, fase que abrange os primeiros seis anos de vida. A sétima arte pode ser uma ferramenta educativa potente, oferecendo às crianças estímulos à criatividade e oportunidades para se expressarem e contarem suas próprias histórias. Embarcando nessa temática, a 5ª edição do É Tudo Criança – Festival de Cinema Infantil chega a Belo Horizonte para celebrar, nas telonas do cinema, essa fase repleta de curiosidade, imaginação e encanto pelo mundo.

Entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, o Cine Humberto Mauro e o Cine Santa Tereza serão os palcos onde o panorama do cinema infantil brasileiro será exibido.Com uma ampla programação, o evento promove oficinas, bate-papos e mostras que celebram a diversidade das infâncias brasileiras através de diferentes temáticas e abordagens cinematográficas.

As mostras da 5ª edição do É Tudo Criança incluem “Mostra Competitiva Infâncias Plurais”, com obras de diversos estados do país, a “Mostra Competitiva Minas Gerais”, que apresenta obras sobre a identidade do estado e de seu povo; a “Mostra Especial Sabiá”, com filmes de temática ambiental; “Mostra Especial Criança Faz Cinema”, que coloca as crianças como produtoras das obras; a “Mostra Acessibilidade” que inclui filmes com audiodescrição e outros recursos de acessibilidade; e a “Sessão Azul”, dedicada especialmente às crianças no espectro autista e seus familiares.

Neste ano, o festival de cinema infantil traz uma novidade ao público: a Mostra Especial Primeira Infância, que celebra o Mês da Infância, em agosto, e que homenageia esse período tão especial da vida, que é uma janela de experiências e descobertas, onde o cinema pode ser uma ferramenta educativa, e que estimula a criatividade.

“É preciso apresentar às crianças, em quaisquer faixas etárias, o que há de melhor em nosso cinema. E é assim que nasce, neste ano de 2024, a Mostra Especial Primeira Infância – que se junta às outras mostras especiais, como a Sabiá, de temática ambiental, e a Criança Faz Cinema, que contempla obras realizadas por crianças.” – conta Arthur Fiel, Coordenador de Curadoria do Festival.

O evento também está preparando uma programação especial para homenagear o cineasta mineiro Guilherme Fiuza, falecido em maio deste ano. Importante figura da cena audiovisual em Minas Gerais,  Fiuza dirigiu o filme infantil “O menino no espelho” (2013), uma adaptação do livro de Fernando Sabino, e mais recentemente “Chef Jack — O Cozinheiro Aventureiro” (2023), primeiro longa metragem de animação produzido em Minas Gerais, que estarão na programação do É Tudo Criança.

A série “Cosmo, o Cosmonauta”, que conta com a direção de Guilherme Fiuza e está disponível na plataforma de streaming Max, da Warner, também terá quatro episódios exibidos nas telinhas do “É Tudo Criança”,

A programação completa será divulgada em breve nas redes sociais do festival – FacebookInstagram e também pelo site: etudocrianca.com.br

História

Os primeiros passos desse projeto começaram na Zona da Mata, na cidade de Leopoldina. Sua primeira edição, em 2019, reuniu mais de 1.200 pessoas em quatro dias de evento, com uma programação que incluía oficinas, mostras, exibições de filmes e brincadeiras.

A segunda edição do festival foi realizada em 2021, em meio à pandemia de Covid-19, no formato online. A programação virtual contou com a exibição de mais de 40 filmes, cinejornais diários, bate-papos e webinários. Um destaque especial foi a produção de um curta-metragem, realizado remotamente por 62 crianças participantes da Oficina de Cinema e Animação. O curta, lançado no dia 27 de junho, aniversário da cidade de Leopoldina, está disponível no Youtube, neste link.

Em 2023, com a retomada dos eventos presenciais, o festival trouxe em sua terceira edição uma programação híbrida, combinando atividades presenciais e online para alcançar um público ainda maior, além de expandir as atividades do festival para outras cidades. Leopoldina, Muriaé e Cataguases receberam o evento, que continuou a ecoar, através das telas, a diversidade do cinema e das infâncias do Brasil.

Neste ano, além da quarta edição do festival, realizada de 11 a 15 de junho em Leopoldina, os distritos da cidade foram contemplados com um projeto inédito: “É Tudo Criança – Cinema ao Ar Livre”. Em junho e julho, as praças de Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas se tornaram palco de apresentações culturais e sessões especiais de cinema a céu aberto – tudo gratuito.

“O É Tudo Criança é hoje um programa de difusão do cinema infantil nacional, com alguns braços: Festival, Cinema ao Ar Livre, Mostrinha Itinerante, e o Laboratório de Cinema e Educação” – destaca Iano Oliveira, idealizador do É Tudo Criança.

E agora, o Festival chega a Belo Horizonte, homenageando através das telas do cinema a Primeira Infância e ampliando ainda mais o seu público e sua atuação na promoção do cinema infantil brasileiro em Minas Gerais.

O 5º É Tudo Criança: Festival de Cinema Infantil é uma realização da i8 Produções, através da Lei Paulo Gustavo de Minas Gerais.

 

SERVIÇO

5º É TUDO CRIANÇA – FESTIVAL DE CINEMA INFANTIL

Onde: Belo Horizonte – MG

Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)

Canal do YouTube do Festival.

Quando: 27 de agosto a 1º de setembro de 2024

Programação completa em breve

Quanto: Entrada Gratuita

Instagram | Facebook | TikTok | Site

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

You Saúde é eleita 2ª melhor empresa do setor

Qual a primeira expectativa que um trabalhador alimenta quando...

Governo Federal lança estratégia para reduzir mortalidade materna

Programa homenageia Alyne Pimentel, que morreu grávida de seis...

Direitos Humanos constata situações degradantes nos presídios

Atendimento à saúde e alimentação inadequada geram denúncias mais...

Ritmo de crescimento e tem alta de 2% no primeiro semestre

Com soma de R$ 284 bilhões no segundo trimestre,...

Impactos das queimadas no agronegócio vira audiência

Foco de audiência da Comissão de Agropecuária serão as...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui