17.3 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Ana Rodrigues lança “Viva mi Revolución”

Single gravado em Cuba tem participação de Elisa de Sena e do grupo cubano Santa Palabra

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Ana Rodrigues lança o single “Viva mi Revolución”, gravado em Cuba. A música exalta a revolução feminina em um trocadilho com a revolução cubana. O lançamento é a primeira parceria da cantora e compositora com Elisa de Sena, multiartista que desde os 19 anos faz parte do Grupo Tambor Mineiro, de Maurício Tizumba. A música fará parte do repertório do show da banda Coisas da Rita, com participação especial de Elisa. A banda foi criada por Ana Rodrigues em 2022 para homenagear Rita Lee.

O trabalho ainda segue em parceria com Marcos Frederico, parceiro musical que vem assinando vários trabalhos da cantora e compositora. Com início no Brasil, a criação de “Viva mi Revolución” continuou em Cuba, onde Ana já tinha viagem marcada. Na cidade de Trinidad, Ana conheceu o grupo de músicos cubanos, Santa Palabra, despretensiosamente. Tocada pelo trabalho, convidou os artistas para colaborar com a canção em desenvolvimento.

Com o convite aceito, a participação do grupo trouxe multiplicidade de vozes e referências ao single que celebra a força da união das mulheres na conquista de espaços, em resistência à desigualdade de gênero. As gêmeas Yaslin e Yasmin, integrantes do Santa Palabra, cantaram e tocaram Maraca e Tres Cubano, respectivamente, enriquecendo a produção com sonoridades da música do país.

O trabalho faz parte de um novo momento da carreira de Ana Rodrigues. Com mais de 20 anos de experiência como intérprete, em 2023, a artista lançou “Muda” e “Autobiografia”, seus primeiros lançamentos autorais. As canções registram um processo de empoderamento, guiado pelo movimento feminista, de autoconhecimento e de transformação.

“Muda”, que também dará nome a um disco previsto para este ano, simboliza esse processo. Ao contrário de um dos possíveis sentidos da palavra – calada, silenciada – aqui, refere-se ao momento em que alguns animais, como artrópodes e répteis, desprendem-se do seu exoesqueleto para crescerem. O uso do termo não foi por acaso, Ana Rodrigues também concilia a música com a profissão de bióloga.

ANA RODRIGUES

Filha de tecladista, sobrinha de baterista e produtor fonográfico, Ana Rodrigues cresceu em meio à produção artística. É neta dos dois artistas que inauguraram a rádio novela em Minas Gerais, donos de um dos estúdios mais antigos de BH: o Estúdio Gênesis.

Em 2013, a artista criou o bloco de carnaval “Bem te Viu, Bem te Vê” que no ano seguinte ainda gerou o grupo musical “Orquestra Bem te Viu”, com direção musical de Wilson Lopes, que dirigiu musicalmente Milton Nascimento por mais de 30 anos. Desde 2016, Ana realiza com os irmãos Wilson e Beto Lopes apresentações interpretando clássicos do jazz.

Em 2022, Ana criou a banda Coisas da Rita, um trabalho em homenagem à cantora Rita Lee.  Em 2024, o projeto desfilou nas ruas de Belo Horizonte pela primeira vez como bloco de carnaval.

Com mais de 20 anos de experiência como intérprete, Ana Rodrigues iniciou sua carreira autoral em 2023, aos 42 anos de idade, mãe e na maturidade pessoal e profissional, lançando os singles “Muda” e “Autobiografia”. Os trabalhos ainda irão compor um disco previsto para este ano, junto à “Viva mi Revolución”.

Lançamento “Viva mi Revolución”

Data: 8 de março

Disponível em todas as plataformas digitais

Show “Coisas da Rita”

Data: 7 de março

Horário: a partir das 21h

Local: Distrital

Rua Opala, s/n – Cruzeiro

Belo Horizonte (MG)

Ingressos: Sympla 

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui