25.3 C
Belo Horizonte
sex, 25 abril 25

Amaury Lorenzo retorna a BH com o monólogo “A Luta”

Após uma aclamada turnê nacional, o monólogo “A Luta” retorna a Belo Horizonte para uma única apresentação no dia 6 de abril, no Cine Theatro Brasil. Estrelado por Amaury Lorenzo, mineiro e protagonista da novela Volta por Cima, o espetáculo revisita a Guerra de Canudos, um dos episódios mais marcantes da história do Brasil, inspirando-se na terceira parte do clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha.

Com direção de Rose Abdallah e texto adaptado por Ivan Jaf, “A Luta” transforma Lorenzo em um moderno rapsodo — evocando a tradição oral dos antigos narradores gregos — que, por meio de uma prosa épica, revive as batalhas travadas entre os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro e as forças militares da recém-proclamada República.

Mais do que um espetáculo teatral, “A Luta” propõe uma experiência de imersão histórica e social. O texto ressalta os contrastes que definem a formação do país: fé versus razão, sertão contra litoral, povo e elite. Para Lorenzo, a riqueza do texto de Euclides da Cunha se reflete nos desafios de interpretação. “Euclides traz inúmeros personagens, e dar conta desse gráfico é um grande desafio para mim como ator. Ele também imprime humor em algumas situações, especialmente quando retrata o desespero dos militares. Além disso, há o fanatismo religioso de Antônio Conselheiro, que consegue arrebanhar tantas pessoas em torno de um propósito, mesmo sabendo que todos podem morrer. Meu maior desafio é traduzir essas contradições e manter a potência do texto”, destaca o ator, indicado aos prêmios Cesgranrio e FITA de Melhor Ator pelo papel.

O monólogo também se destaca pela sua construção minimalista, resultado de um processo de criação marcado pela falta de patrocínio. “O maior desafio foi levantar um espetáculo sem apoio financeiro. No Brasil, muitos artistas enfrentam essa realidade, e ainda lidamos com a desvalorização da nossa classe. No entanto, foi dessa adversidade que nasceu ‘A Luta’. Sem dinheiro para cenário ou figurino, criamos um espetáculo que prova que o teatro resiste. Apenas um ator no palco, sem nenhuma outra ferramenta, levando ao público a história de Canudos e sua importância na formação da identidade brasileira”, reflete Lorenzo.

Com duração de 60 minutos e classificação indicativa de 14 anos, “A Luta” promete emocionar e fazer refletir sobre as raízes históricas do Brasil. Os ingressos já estão disponíveis no site Eventim (https://www.eventim.com.br/artist/cine-theatro-brasil/a-luta-amaury-lonrezo-3810961/).

Serviço
Espetáculo: “A Luta”
Local: Cine Theatro Brasil – Belo Horizonte – MG
Data: 06 Abril 2025 (Domingo)
Horário: 18h
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Sarcopenia deixa de ser exclusividade da terceira idade e preocupa especialistas

Doença que causa perda muscular começa a atingir também...

Moda com jeito mineiro ganha a telinha na Rede Minas

"Prosa de Moda" estreia nesta sexta-feira (25), às 19h,...

Principais Direitos Trabalhistas Garantidos pela CLT

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada pelo...

Logística 4.0 na prática: soluções da Meu Locker reduzem custos e otimizam operações empresariais

Armários inteligentes automatizam fluxos, aumentam a segurança e geram...

Reforço na literatura inclusiva

Luiz Borja tem dislexia, ressignifica as palavras na escrita...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui