21.4 C
Belo Horizonte
qui, 17 julho 25

A modernidade de Eduardo Sued chega a BH no ano de seu centenário

A parir da próxima segunda-feira, dia 9, as obras de Eduardo Sued serão expostas na Galeria Errol Flynn. São 25 telas do pintor e professor carioca, que este ano celebra o seu centenário. A capital mineira foi a escolhida para a primeira exposição das comemorações dos 100 anos de Eduardo Sued, que faz aniversário no dia seguinte da abertura em Belo Horizonte. As obras ficarão expostas até o dia 27 de junho, nos seguintes dias e horários – segunda a sexta-feira das 10 às 18 h e sábado das 10 às 13h.

“A pintura sempre foi, para mim, um diálogo silencioso entre a forma e o mistério. Ver minhas obras ganharem espaço na Galeria Errol Flynn, neste momento simbólico dos meus cem anos, é como reencontrar antigas memórias sob nova luz — um sopro de eternidade em cada cor, em cada linha que insiste em respirar”, destaca Sued.

Eduardo Sued, é um pintor, professor, ilustrador e desenhista que faz parte da história da arte no Brasil. Em 1952, ele já apresentava suas obras na galeria Metro Beaux-Arts de Paris.  O artista tem participação em exposições em museus de relevo no Brasil e no exterior, além de participação em diversas bienais, inclusive na Bienal de Veneza, em 1985 e Porto Rico e Polônia, em 1970. O curador da exposição em Belo Horizonte, é ErrolFlynn Júnior.

O crítico de arte, Marcus de Lontra Costa, simplifica Sued: a pintura e as armadilha do olhar. É que pra ele, os quadros de Sued remetem a inúmeros momentos e verdades da chamada arte moderna, conectando, por exemplo, o colorismo esperançoso de Matisse às construções assimetricamente precisas de Mondrian. Costa ainda traz uma relação das pinturas com uma espécie de referência melancólica ao “fantasma” da pintura. “Aquele que não é visto, que se origina do reflexo do outro e se estrutura no imponente mistério das paisagens silenciosas e das naturezas mortas morandianas que Sued recria e transforma”.

Sobre a Galeria Errol Flynn:

Fundada em junho de 2000 pelo marchand Errol Flynn, a Errol Flynn Galeria de Arte surgiu com o propósito de divulgar e valorizar todas as vertentes da arte brasileira, do acadêmico ao contemporâneo, sempre priorizando a qualidade. Desde então, promove exposições de artistas nacionais e leilões com obras raras, além de publicar livros sobre arte. Após o falecimento de Errol Flynn em 2012, seus filhos, Errol Flynn Júnior e Leonardo Reis, assumiram a direção da galeria, que completa 25 anos de atuação no mercado em 2025.

Abertura:

Segunda-feira 9 de junho de 2025

19h30

 

Período:

Até 27 de Junho de 2025

Segunda a sextas-feiras das 10 às 18 h

Sábado das 10 às 13 h

 

Local:

Errol Flynn Galeria de Arte

Rua Curitiba, 1862 – Lourdes

(31) 3318 3830

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Lázaro Ramos será palestrante no Hotmart FIRE 2025

O Hotmart FIRE, o principal festival sobre empreendedorismo digital...

Vanfall Destilaria projeta expansão para fora de Minas

A marca mineira atuante no setor de destilados e...

Terrorismo nutricional: especialista alerta para os perigos dos modismos alimentares na internet

 Nutricionista da Hapvida pontua que discursos sem embasamento científico...

Minas ainda não atingiu a meta do Ministério da Saúde na cobertura vacinal da gripe

Especialista enfatiza a importância da imunização para evitar o...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui