25.5 C
Belo Horizonte
qua, 26 março 25

5 anos da obra “Sobre o rio” instalada na cidade

Resgatar o invisível, mergulhar em uma memória apagada da cidade e caminhar sobre as águas. Entre 2018 e 2021, a artista mineira Isabela Prado realizou o projeto Sobre o rio, uma intervenção urbana permanente nas ruas de Belo Horizonte.

Com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, em colaboração com a Prefeitura da cidade, a artista inseriu aproximadamente 230 placas de esquina dentro do perímetro da Avenida do Contorno, indicando a presença de córregos canalizados que subterraneamente percorrem suas ruas: Leitão, Serra, Acaba-Mundo, Mendonça, Zoológico, Barro Preto e Afluente Serra, todos integrantes da Bacia do Ribeirão Arrudas. 

As placas de sinalização dos córregos foram instaladas nas mesmas balizas que carregam a sinalização de ruas e avenidas, tendo as mesmas especificações das placas de rua já existentes. Trata-se de uma intervenção permanente na cidade, tendo obtido autorização da Subsecretaria de Planejamento Urbano para sua execução.

“Essa sinalização permite um mapeamento abrangente de vários pontos de interseção entre rios e ruas na região central da capital, com o objetivo de dar visibilidade a esses córregos, vistos aqui como patrimônio natural da cidade”, explica Isabela Prado, idealizadora do projeto.

Em 2025, o projeto Sobre o rio completa cinco anos. A sinalização inicial dos córregos da capital mineira ocorreu em fevereiro de 2020. Por mera coincidência, a instalação das placas aconteceu logo após as grandes enchentes que castigaram diversas áreas de Belo Horizonte em janeiro de 2020, fruto do transbordamento de vários córregos que correm invisibilizados sob as ruas da cidade.

Inicialmente, o projeto sinalizou três sub-bacias principais, Córrego da Serra, Córrego do Leitão e Córrego Acaba-Mundo, afluentes do Ribeirão Arrudas e que estão dentro do perímetro da Avenida do Contorno. “Belo Horizonte possui inúmeros córregos em todo seu território. O desejo é sinalizar toda a cidade, mas por uma limitação orçamentária a primeira fase do projeto identifica os córregos dentro do perímetro da Contorno, núcleo do planejamento original da cidade. A ideia é buscar outras fontes de recursos para ampliarmos as ações”, conta Isabela Prado.

Ao longo dos cinco anos em que estiveram nas ruas, as placas de sinalização sofreram a ação do tempo e do convívio com a cidade. Várias placas foram danificadas, ou simplesmente desapareceram das balizas em que foram instaladas. Agora, como parte das celebrações para os cinco anos do projeto, as placas de sinalização estão sendo repostas ou substituídas quando necessário, devolvendo esse monumento à cidade em sua condição original.

A intervenção da artista na cidade faz emergir o que resta da memória a respeito dos córregos de Belo Horizonte. A ação busca, sobretudo, trazer visibilidade para os córregos da capital mineira que, uma vez canalizados e cobertos, foram historicamente apagados da paisagem e da memória.  “A proposta é chamar a atenção sobre o que foi oculto e, de maneira poética e crítica, tentar desvelá-los, para repensar as formas de convívio do espaço urbano com o meio ambiente, a memória e o processo de urbanização da cidade.”, revela.

Sobre o Rio é um trabalho autoral da artista Isabela Prado, um dos frutos de sua reflexão poética de mais de 15 anos sobre a relação de Belo Horizonte com seus córregos, a presença hidrográfica na cidade e seus desdobramentos cotidianos, afetivos e históricos sobre os cidadãos. A ideia surgiu em 2006, após ter finalizado o mestrado em Artes na Indiana University nos Estados Unidos. “A pesquisa traz questões de alteridade e território, considerando território em um sentido mais amplo das relações geográficas, culturais e afetivas. Quando voltei a Belo Horizonte após cinco anos de ausência, me deparei com o Ribeirão Arrudas sendo coberto. O incômodo que senti frente a esse apagamento da paisagem despertou meu interesse em tratar poeticamente do tema. ‘Entre Rios e Ruas’ nasce dessa motivação”, lembra Isabela Prado.

ISABELA PRADO

Isabela Prado (Belo Horizonte, 1973) é artista visual, mestre em Artes pela Indiana University (EUA), doutoranda em Artes pela UERJ, e professora da Escola de Belas Artes da UFMG. Pesquisadora da rede ibero-americana RUN – Rios Urbanos Naturalizados. Desenvolve pesquisas no campo da arte contemporânea, com foco na relação entre indivíduo, cidade e meio ambiente. Participou de programas de residência artística e de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Idealizadora do projeto Entre Rios e Ruas (desde 2006), contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011. Artista finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2019. Entre 2018 e 2021, realizou o projeto de intervenção urbana Sobre o rio, que sinalizou com 230 placas de esquina os córregos invisibilizados na área central de Belo Horizonte. Autora dos livros Lição: se essa rua fosse um rio (2016) e Sobre o rio (2022).

Contatos e informações:

Isabela Prado

31 99775-5806

[email protected]

@entrerioseruas

@isabelaprado.art

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Eleições 2026: comunicação e estratégia definirão o jogo político

Por Rodrigo Bueno, especialista em marketing político e fundador da...

Ouro Minas Dolce by Wyndham investe em ações ESG

Em sintonia com as mais modernas práticas internacionais de...

Semana Santa de Ouro Preto-MG: ato de fé e de cultura

A programação da Semana Santa de Ouro Preto-MG é intensa em...

Psicanalista Hugo César lança a novela O impostor cotidiano

A adolescência é uma travessia. Entre o peso das...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui