Varizes: Faça O Tratamento Adequado

0
379

Desconforto ao andar, dor nos pés, veias das pernas inchadas e aumentadas, são alguns sinais que indicam varizes. Cerca de 20% dos adultos sofrem desse problema. Se você é uma dessas pessoas, consulte o seu médico e peça um diagnóstico. Seu médico saberá indicar o melhor tratamento de varizes para seu caso.

Mas Afinal, O Que É Varizes?

Nossas veias são compostas por pequenas válvulas que controlam o fluxo sanguíneo. Elas recebem o nome de válvulas venosas e são as responsáveis por direcionar o sangue para o coração. É comum que essas válvulas parem de funcionar adequadamente. Sobretudo, as localizadas nas regiões das pernas e da panturrilha.

Diante da ineficiência das válvulas venosas, o fluxo sanguíneo é interrompido e o sangue se acumula nas veias. Esse acúmulo ocasiona o inchaço das veias, que se tornam visíveis ao olho humano. Na pele, as varizes apresentam uma coloração azul-escura ou roxa.

Além da prejudicar a estética das pernas, as varizes causam dores e desconfortos. Quando mais rápido for feito o tratamento de varizes, melhores os resultados. Entre os principais sintomas das varizes, estão:

  • a sensação de queimação ou pulsação nas pernas
  • as pernas pesadas ou doloridas
  • as cãibras musculares
  • o inchaço dos pés e tornozelos
  • a pele seca ou com coceira

Diante desses sintomas, a pessoa deve procurar o médico e pedir um diagnóstico. Normalmente, as varizes podem ser tratadas sem a necessidade de internação hospitalar. Existem alguns tratamentos menos invasivos e indicados para a maioria dos casos de varizes. Um tratamento muito utilizado é o tratamento por escleroterapia.

Escleroterapia, Como Funciona?

A escleroterapia consiste na injeção de um medicamento esclerosante direto na veia danificada. Assim, a veia danificada é inativada e as varizes desaparecem depois de um tempo. O tipo de tratamento por escleroterapia vai depender do diagnóstico. Os principais são: por espuma, por clacs e por endolaser.

Com Espuma

Nesse método, o médico injeta no local danificado uma quantidade pequena de espuma esclerosante, composta por dióxido de carbono. Esse elemento causa a cicatrização da veia danificada. Assim, o sangue é redirecionado para veias saudáveis e o fluxo sanguíneo volta ao normal.

É um procedimento com ótimos resultados estéticos e muito utilizado por homens e mulheres de todas as idades. A sessão dura entre 30 a 40 minutos, aproximadamente. E após o tratamento, as pernas ficam mais leves, a coceira cessa e o ardor diminui.

CLaCS (Crio Laser e Crio Escleroterapia)

Esse tratamento para varizes utiliza a tecnologia do laser transdérmico. O especialista aplicada, onde estão as varizes, feixes de luz que aquecem o sangue e acabam por eliminar o vaso danificado. Após o tratamento a laser, pode ser feita uma aplicação de glicose para concluir o fechamento da veia.

A técnica é segura e pouco invasiva, e pode ser realizada de forma ambulatorial ou no consultório médico. Além disso, esse tratamento não requer cuidados pós-operatórios. O paciente que optar pelo CLaCS poderá retomar as atividades de rotina, logo após o procedimento.

Endolaser Ou Laser Endovenoso

Um novo método de terapia para varizes é o tratamento por endolaser, também conhecido como tratamento a laser endovenoso. Esse procedimento consiste na inserção de uma cateter, dotado de uma tecnologia a laser, na veia danificada. O laser do cateter emite ondas de calor que promovem a eliminação das varizes.

Vale dizer que todo o processo é feito com apoio computacional, por meio de um dispositivo de ultrassom. Importante ressaltar que não há a necessidade de cortes, apenas de uma pequena pulsão na veia, no local onde será colocado o cateter.

Após o procedimento, o médico instrui o paciente a andar por cerca de 30 a 60 minutos, para concluir o tratamento. Ainda, podem surgir alguns hematomas nas pernas, mas que desaparecem em até duas semanas. É um procedimento seguro e altamente tecnológico.

 

Qual Tratamento Escolher?

Logo que for constado a presença de varizes, o paciente deve buscar um médico e pedir um diagnóstico. Para optar pelo tratamento mais adequado entre os apresentados acima, é recomendado consultar uma clínica especializada em tratamento de varizes.

Assim, o paciente evita colocar a saúde em risco, além do desperdício de dinheiro de tempo ocasionados por um tratamento ineficaz. Agende uma consulta para analisar qual o método mais adequado para o seu caso. Elimine, de uma vez por todas, as varizes das suas pernas e da sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here