Sesc reabre as portas com exposição sobre a arte urbana de BH da última década

0
504

Exposição tem curadoria de Juliana Flores, uma das idealizadoras e curadoras do CURA – Circuito Urbano de Arte, maior festival de arte urbana de Minas Gerais

Neste domingo, 08/11, será inaugurada a exposição 2010/2020: Um panorama da arte urbana em Belo Horizonte, que apresenta 13 obras criadas por 16 artistas e tem curadoria de Juliana Flores, uma das idealizadoras do CURA.

Segundo a curadora, a proposta da exposição parte de um desejo pulsante de entendimento da nossa cidade, nossos conflitos e afetos a partir do lugar da arte. Para ela, propor um panorama desse período é no mínimo desafiado e por isso foi preciso estabelecer um recorte espaço-temporal. “Belo Horizonte tem uma das cenas mais interessantes e pulsantes de arte urbana do país, e conta com centenas de artistas que modificaram a paisagem urbana nos últimos anos. Por isso é preciso dizer que fomos confrontados com dois desafios: o primeiro é a certeza de que uma exposição jamais dará conta de abarcar toda a produção e artistas atuantes no cenário, e o segundo é o de mostrar em um espaço único e privado uma linguagem que nasceu e pulsa nas ruas da cidade, com todos os diálogos, espaços e respiros que o ambiente urbano proporciona”, conta Juliana.

Ao colocar 13 obras num único espaço propõe-se um mergulho na história e nos ícones urbanos visuais da cidade. O caminho que culminou em uma década tão fértil para a arte urbana, foi trilhado por muitos artistas que vieram antes e desafiaram uma ordem pré-estabelecida, com muita coragem e criatividade. O que será apreciado na exposição foi plantado na década de 80, com o início do movimento hiphop na cidade e de lá pra cá grandes artistas levaram o nome de Belo Horizonte para a cena nacional de arte de rua, alcançando respeito e valorização por todo o país.

Para que o público possa ter uma pequena experiência do que significa a cena de arte urbana local serão exibidas 13 obras de arte criadas por 16 artistas. Este panorama subjetivo foi construído a partir de imagens icônicas que marcaram o imaginário coletivo dentro de um recorte espaço-temporal específico. Quem anda com os olhos atentos certamente já viu um bolinho da Raquel, uma criança pintada de palhaço do Zack e as formas abstratas pontilhadas do Alvim, por exemplo.

Espera-se que a visita à exposição seja apenas o ponto de partida para uma vivência maior e mais ampla que é o caminhar e o experenciar a cidade de Belo Horizonte através da arte e do afeto.

A exposição 2010/2020: Um panorama da arte urbana em Belo Horizonte ambiciona contar a história da arte urbana de BH da última década através de 13 obras criadas por 16 artistas urbanos locais. São eles: Criola, Gabriel Dias, Lídia Viber, Thiago Alvim, MTS, Comum, kiD AZucrina, Raquel Bolinho, Pdf Crew, Nilo Zack, Gud, Goma, Surto Real, André Gonzaga Dalata, Davi DMS e Clara Valente.

 

[Nota sobre a interrupção devido a pandemia]

A exposição estava planejada para ficar aberta a visitação do dia 1o de abril a 30 de agosto de 2020. No entanto, durante a montagem, a equipe foi surpreendida pelo cenário de pandemia no mundo, sendo obrigada a interromper não só a montagem como a abertura da exposição. No final de junho, com todos os cuidados e seguindo os protocolos de prevenção a Covid19, a produção das obras foi retomada para que em julho a exposição estivesse pronta para ser inaugurada. Agora finalmente o público poderá visitar as obras.

 

FICHA TÉCNICA OBRAS EXPO

Curadora: Juliana Flores

Produção: Sara Cura/ Pública Agência de Arte

Montagem: Maria Leite e Moisés Sena

Arquiteta: Bel Diniz

Realização: Pública Agência de Arte

Projeto: Sesc Desvios

 

Criola

Título: Ancestral Geometry

2000X345cm

Instalação com tecido

Gabriel Dias

Título: Cena com onça preta

420X400cm

Acrílica e spray sobre parede

 

Lídia Viber

Título: Inteira a pedaços

1180X240cm

Acrílica e spray sobre parede

Thiago Alvim + MTS

Título: s/ título

740X240cm

Spray sobre parede

 

Comum + kiD AZucrina

Título: Nota sobre o genocídio

450X205cm

Acrílica, spray, marcador e estêncil sobre madeira

 

Raquel Bolinho

Título: A criação do Bolo

580X280cm

Acrílica e spray sobre madeira

 

Pdf Crew

Título: Graffiti sempre

560X270cm

Spray sobre parede

 

Goma

Título: Jaoponês

140X270cm

Spray sobre parede

 

Surto Real

Título: s/ título

140X270cm

Spray sobre parede

 

Nilo Zack

Título: Tristeza

140X270cm

Spray sobre madeira

 

Gud

Título: Nossa casa

140X270cm

Spray e acrílica sobre madeira

 

Davi DMS + André Gonzaga Dalata

Título: Entre o céu e a terra

140X580cm

Spray e acrílica sobre madeira

 

Clara Valente

Título: Quartos de palcos

930X210cm

Spray sobre portão metálico

 

Link para mais imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1JI2EDumOveX4NDCRLRtFVg2CfgzQNWFn

 

Serviço

2010/2020: Um panorama da arte urbana em Belo Horizonte

Local: Sesc Palladium: R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Data: 08 de novembro de 2020 a 25 de abril de 2021

Horário de visitação: Terça a domingo, de 11 as 21h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here