Programa CAMINHOS DA ARTE, promovido pela Fundação Clóvis Salgado

0
503

Atividades gratuitas fazem parte de um programa amplo que tem como objetivo fomentar o setor cultural, gerando emprego e renda, por meio de ações que incluem palestras, bate-papos e oficinas gratuitas para jovens e adultos da região de Brumadinho. As atividades do webinar começam no dia 23 de novembro, com uma palestra de abertura especial que receberá o compositor, músico e artista CARLINHOS BROWN e são abertas a qualquer interessado.

A cidade de Brumadinho passou por momentos muito difíceis e para contribuir com o fortalecimento dos valores culturais locais, da autoconfiança da comunidade e do ambiente cultural, foi criado o programa “Caminhos da Arte”. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores de Brumadinho, estimulando a retomada gradual das atividades criativas, dando a oportunidade para um público jovem e adulto participar de vivências e atividades formativas artísticas.

Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Palácio das Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, com o patrocínio da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSOCaminhos da Arte é um grande programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. A iniciativa tem um escopo amplo de atuação que se estenderá pelo período de 1 ano.

Em função das medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, a primeira etapa do projeto será realizada em formato virtual, visando garantir a segurança dos participantes e envolvidos. Por conta disso, todas as apresentações do Webinar serão transmitidas pelo site www.cdabrumadinho.com.br. A previsão para o próximo ano é que as atividades aconteçam de forma presencial.

A programação de atividades online oferece palestras, conversas com artistas, educadores e articuladores de Brumadinho e de outras regiões do país, além de oficinas exclusivas para moradores do município. As atividades formadoras, profissionalizantes e reflexivas terão início no dia 24 de novembro e as inscrições para as oficinas encerram-se no dia 16 de novembro. Toda a programação é gratuita.

Um dos propósitos básicos do programa Caminhos da Arte é a criação de uma Rede de apoio da iniciativa privada e sociedade civil, por meio do poder transformador da arte e da cultura, para fomento da comunidade local e geração de impacto social, econômico e humano.

WEBINAR

O cantor, compositor e instrumentista CARLINHOS BROWN é o convidado especial para a palestra de abertura do programa Caminhos da Arte, no dia 23 de novembro, às 19h. Ele vai relatar sua história artística e os caminhos que trilhou até conquistar o espaço que ocupa hoje na Música Popular Brasilerira. O evento será transmitido pelo site do programa (www.cdabrumadinho). O link será disponibilizado pelas redes sociais (@cdabrum) e também pelo site da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (fcs.mg.gov.br).

No dia 24 de novembro, as atividades seguirão o tema “Arte que inspira” e fomentam o debate sobre a experiência da arte para criadores e também para quem a vivencia. Às 19h, uma roda de conversa reúne a cantora e compositora Zélia Duncan como mediadora dos ceramistas Jéssica Martins e José Alberto Bahia (o Bebeto) do Saracura Três Potes de Brumadino, o alemão Benedikt Wiertz – que reside e trabalha em Brumadinho, além de Inês Antonini, artista plástica que tem seu ateliê na região.

No dia 25 de novembro, o eixo temático será “Arte que liberta”, analisando a arte como forma de expressão e circulação de conhecimento, empoderando indivíduos e criando narrativas libertadoras. Com mediação da jornalista e escritora Leila Ferreira, a roda de conversa receberá Dina Braga (Brumadinho), Presidente e coordenadora do grupo Afro, Canto e Dança “NEGRO POR NEGRO”; e Rosália Diogo (Belo Horizonte), Professora e Jornalista.

No dia 26 de novembro, o tema “Arte que transforma”, dá luz aos debates sobre a arte e a cultura como ferramentas para a restauração da vida, saúde e bem-estar individual e coletivo. A discussão contará com mediação da repórter Tábata Poline (TV Globo Minas) e com a presença do músico e produtor Sanrah Ângelo, do projeto social Batucabrum, de Brumadinho, e Nil César, fundador e gestor da Casa do Beco, espaço de intercâmbio de experiências culturais no Aglomerado Santa Lúcia, em BH.

EDUCATIVO

A equipe do educativo da Fundação Clóvis Salgado irá produzir e disponibilizar no site do programa(www.cdabrumadinho.com.br) e também nas redes sociais do Caminho das Artes uma série de conteúdos voltados para o aproveitamento integral das atividades e assuntos apresentados durante a programação. São reflexões acerca de temáticas educativas e experiências práticas – desde primeira infância até adolescentes e para professores (que podem utilizar o conteúdo em aulas online inclusive).

Esse programa é realizado pela Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Governo de Minas Gerais/ Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado, com o patrocínio da Catterpillar. Este programa tem, também, o Instituto Social Sotreq – iSSO como parceiro investidor e a APPA Aarte e Cultura como corealizadora.

::SOBRE A FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO / PALÁCIO DAS ARTES::

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) atua nas áreas de produção artística, difusão e formação cultural. Em seus espaços – Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e Serraria Souza Pinto, a diversificada programação oferecida atinge diretamente mais de 600 mil pessoas por ano. Artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita e popular, ópera e teatro são algumas das possibilidades de fruição, produção e formação incorporadas e reconhecidas na essência da Fundação Clóvis Salgado. Em permanente diálogo entre tradição e contemporaneidade, a atuação de seus Corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Ates, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – permite a realização de grandes produções operísticas, concertos, espetáculos de dança contemporânea e performances. Essa atuação complexa e transversal faz da Fundação Clóvis Salgado uma das instituições únicas no mundo e a torna estratégica para implementação e execução de políticas públicas de cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social.

http://fcs.mg.gov.br/

::SOBRE CATERPILLAR::

Desde 1925, a Caterpillar Inc. tem ajudado nossos clientes a construir um mundo melhor – tornando o progresso sustentável possível e impulsionando mudanças positivas em todos os continentes. Com vendas e receitas de US $ 53,8 bilhões em 2019, a Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Os serviços oferecidos ao longo do ciclo de vida do produto, as tecnologias de ponta e décadas de experiência em produtos diferenciam a Caterpillar, fornecendo valor excepcional para ajudar nossos clientes a ter sucesso. A empresa opera principalmente por meio de três segmentos principais – Indústrias de Construção, Indústrias de Recursos e Energia & Transporte – e fornece financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. Para obter mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar nas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media.

::SOBRE O iSSO::

O Instituto Social Sotreq, conhecido como iSSO, é uma Organização da Sociedade Civil cujo propósito é valorizar o potencial humano e contribuir com a sustentabilidade. Fundado em 9 de junho de 2005, segue investindo em projetos sociais nas áreas de capacitação profissional e socioambiental no território nacional. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que reconhece o valor de cada cidadão, estimulando a contribuição de todos e respeitando a diversidade social, econômica e cultural. Mais informações no site https://isso.org.br

 

SERVIÇO:

23 de novembro – segunda-feira 

Horário: 19h

– Performance musical com o violonista André Luís, de Brumadinho.

– Palestra de Abertura: “Como a arte contribui para o desenvolvimento humano”, com Carlinhos Brown.

 

CONVERSAS: Transmissão ao vivo e gratuita pelo site do projeto

24 de novembro – terça-feira 

Tema: Arte que Inspira

Horário: 19h

Convidados: Zélia Duncan (mediação), Benedikt Wiertz (Brumadinho), Inês Antonini (Belo Horizonte), Jéssica Martins e José Alberto Bahia  (Brumadinho)

 

25 de novembro – quarta-feira 

Tema: Arte que Liberta

Horário: 19h

Convidados: Leila Ferreira (mediação), Dina Braga (Brumadinho) e Rosália Diogo (Belo Horizonte)

26 de novembro – quinta-feira 

Tema: Arte que Transforma:

Horário: 19h

Convidados: Tábata Poline (mediação), Nil César (Belo Horizonte) e Lecy Geovani e Sanráh (Brumadinho)

*Não haverá necessidade de inscrição prévia para acompanhamento das conversas

 

::Serviço::

 

Programa Caminhos da Arte

Realizado por Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes

Contato para o público: cdabrumadinho@fcs.mg.gov.br / (31) 99400-1347

Programação completa no sitewww.cdabrumadinho.com.br

Site Fundação Clóvis Salgadowww.fcs.mg.gov.br

 

Abertura da programação: 23 de novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here