Orquestra de Câmara Inhotim homenageia vítimas do rompimento da barragem em Córrego do Feijão

0
57

A Orquestra de Câmara Inhotim foi uma das iniciativas realizadas pelo Instituto após o rompimento da barragem em Córrego do Feijão. O grupo foi formado para proporcionar momentos de alegria e orgulho à comunidade de Brumadinho, que é a casa do Inhotim. Nesta quarta (29), às 15h, a Orquestra faz um concerto especial no Instituto, em homenagem à cidade.

Formada prioritariamente por jovens que concluíram a formação da Escola de Cordas Inhotim, a Orquestra é composta por 21 estudantes de música entre 17 e 28 anos, habilitados em violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Com estrutura dedicada às categorias eruditas, populares, folclóricas e contemporâneas, a Orquestra alcança lugares que não têm acesso a esse tipo de bem cultural, como distritos, comunidades quilombolas e zonas rurais, e dá visibilidade aos talentos locais.

Músico da Orquestra, o brumadinhense Guilherme Barros, 23 anos, fez mais de seis anos de aulas na Escola de Cordas Inhotim e, hoje, estuda contrabaixo no curso de Música Popular na UFMG. Ele, que sempre gostou do universo musical, descobriu nos projetos do Instituto que poderia seguir carreira na área, e que há muito mercado para quem se dedica e ama o que faz.

“Consegui ter facilidade com muitos aspectos da música popular porque tive uma boa base com o erudito, na formação na Escola de Cordas Inhotim”, afirma Guilherme, que vê a apresentação desta quarta-feira como um presente à cidade. “Essa homenagem é importante porque o Inhotim tem papel fundamental em Brumadinho. E, pessoalmente, como morador da cidade, é minha chance de demonstrar solidariedade aos meus amigos que perderam pessoas queridas na tragédia”, diz o jovem.

Concerto dia 29/01
O concerto desta quarta é mais uma homenagem do Instituto Inhotim a Brumadinho, que ainda busca forças para se reerguer após um ano do rompimento da barragem. O repertório de tom reflexivo será regido pelo maestro da Orquestra, César Timóteo, que coordena os projetos da Escola de Música Inhotim.

Os jovens tocarão obras de nomes como Tchaikovsky, Benjamin Britten, Villa-Lobos e Jônatas Reis. Finalizam a apresentação os artistas de Brumadinho: Leci Strada, Márcio Nagô, Gleisson Queiroz, Júlio Santos e André Luiz, além de Fabíola Protzner (BH).

Todos os visitantes do Inhotim podem assistir ao concerto gratuitamente. Lembrando que, às quartas-feiras, a entrada é de graça para todos. Retire seus ingressos com antecedência no link: Ingressos Inhotim.

Instituto Inhotim
Rua B, 20 — Brumadinho/MG
www.inhotim.org.br
31 3571-9700 | 31 3194-7300

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here