Em live, jornalistas debatem a profissão e a pandemia

0
138

Que realidade o jornalismo está construindo nesta pandemia? Que realidade queremos construir pós-pandemia? A comunicação é neutra e imparcial? Como os veículos de comunicação contra hegemônicos podem contribuir e ter inserção maior na sociedade para construir outra visão de mundo? É isso que queremos? Que comunicação estamos fazendo?

Estas e outras questões estiveram presentes na live onde será lançado o mais novo site de Notícias, que tem data de lançamento marcada para o próximo dia 20 de julho.

O debate reuniu os jornalista publicitário de Belo Horizonte Geraldo Félix Júnior e o jornalista Valdeck Filho, de Salvador. Em pouco mais de uma hora e meia os dois jornalistas conversaram de diversos temas. A live aconteceu no endereço do Facebook de Valdeck Filho e teve mais de 700 acessos.

Criticando o jornalismo praticado no Brasil, o jornalista Geraldo Félix, lembrou uma advertência do jornalista e sociólogo Perseu Abramo em seu livro “Padrões de manipulação na grande imprensa”,  “os órgãos de comunicação aprisionam os seus leitores nesse círculo de ferro da realidade irreal, e sobre ele exercem todo o seu poder”.

Ele acentua que o debate pretende abordar tais questões, indagar qual o papel cumprido pela mídia empresarial perante a maioria da sociedade. “No seu pequeno ensaio, Abramo nos coloca, de forma clara e objetiva, a falsa objetividade e neutralidade da imprensa-comercial-burguesa. E situa o jornalismo praticado pelo mercado como um instrumento de controle político das elites, contrário aos interesses maiores da população”, comenta.

O jornalista Valdeck Filho, falou “Os meios de comunicação refletem a realidade e a moldam?”, “Oferecemos às pessoas o que as pessoas querem, dizem os meios de comunicação, e assim se absolvem”, como ponderou Valdeck.

Falaram se do atual momento da pandemia nos dois estados: Minas e Bahia. A imensa subnotificação de casos e, em menor grau, de mortos, devido principalmente à baixa testagem, juntamente com uma curva ascendente de novas mortes, já posicionariam o Brasil como o mais novo epicentro da pandemia de coronavírus.

A isso, somam-se uma taxa de contágio ainda muito alta, a baixa adesão da população às medidas de isolamento social e a inabilidade de gestores públicos de reconhecer a gravidade da situação.

Os dois jornalistas falaram também do lançamento do site de Notícias, que terá grandes colaboradores entre as Capitais: Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, no Brasil e no mundo.

Com visual moderno, a plataforma oferece uma experiência ainda melhor ao leitor. E para continuar entregando conteúdo relevante ao público, uma plataforma moderna, de fácil navegação e que se adapta a todos os dispositivos: desktop, celular e tablet.

Novos menus tornam a navegação mais intuitiva. Neles, o usuário encontra as principais categorias de conteúdos do site, como política, economia e esportes, além de ter acesso aos assuntos que estão em alta no momento. Os colunistas ganham destaque em espaços exclusivos, tanto no computador como no celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here