Ideia Clara realiza facilitação gráfica no Mining Hub

0
227

Evento de mineração reúne startups e companhias do setor e contará com registros visuais escritos e ilustrados da empresa de BH

Será realizado no dia 3 de junho o Demoday do M-Start, um evento do Mining Hub que vai reunir startups e companhias do setor de mineração para apresentação de ideias e soluções de melhorias de trabalho no segmento. O evento será online e para ajudar no entendimento de todos os projetos, a Ideia Clara, empresa mineira de facilitação gráfica, será a responsável pelos registros visuais e escritos de todos os finalistas. A facilitação dos desafios são feitas junto às mineradoras para que haja clareza do que precisa ser resolvido e na transmissão de informações.

O Mining Hub surgiu em 2018, como o primeiro hub de mineração do mundo, com o propósito de ser um canal de comunicação entre as grandes empresas do mercado de mineração se relacionarem com startups, projetos acadêmicos e empresas de base, promovendo colaboração e empoderamento da inovação no setor. Com a realização de eventos com desafios, as empresas apresentam problemas para serem resolvidos ou pontos que gostariam alterar, para melhorar o trabalho. Os participantes, por sua vez, escolhem algum projeto para realizar e apresentar em um segundo momento. Grandes nomes que fazem parte do Mining Hub são a Vale,  Samarco, Usiminas, Nexa e outras companhias do setor.

Nesta edição do evento M-Start, a Ideia Clara vai acompanhar todos os participantes e utilizar da facilitação gráfica para que as apresentações dos projetos sejam compreendidas e bem executadas. “Acompanhamos as startups da 3ª rodada que vão apresentar seus projetos no Demoday, o dia final do Ciclo 3 M-Start, feito pelo Mining Hub. Em reuniões remotas, desenhamos em conjunto as soluções desenvolvidas, como recurso para guiar a fala no dia do evento e deixar a comunicação mais dinâmica”, diz Lucas Alves, sócio da Ideia Clara.

Devido à pandemia de Covid-19, o Mining Hub deste ano será realizado remotamente para segurança dos participantes. E esse é um grande desafio, porém uma oportunidade única de mostrar a importância da facilitação gráfica. “Com o distanciamento social, muitas informações podem ficar desencontradas ou correm o risco de não serem explicadas com devida propriedade. Por isso o trabalho da Ideia Clara vem para facilitar as apresentações e deixar o evento mais completo e dinâmico, além de ser uma inovação que pode ser adotada pelos mais variados segmentos em eventos futuros”, finaliza Alves.

SOBRE A IDEIA CLARA

O cérebro humano realiza associações o tempo todo, e a linguagem visual auxilia nesse                             processo. Reuniões, palestras e encontros ficam mais dinâmicos como uso de elementos que                             unem a psicologia e a ilustração, e é baseado nisso que a Ideia Clara atua. Por meio de                                     serviços de facilitação gráfica e vídeos explicativos animados, a empresa mineira desenvolve projetos e ações na intenção de tornar informações mais acessíveis. Em atuação desde 2013, a empresa conta hoje com uma equipe de ilustradores, facilitadores gráficos e editores motion, e já desenvolveram parcerias junto a organizações de diversos segmentos, como a UniBH, Fundação Dom Cabral, CREA MG, Banco Inter e o Banco Mundial. Além dos materiais visuais, ela oferece também cursos para profissionais que tenham interesse em descobrir mais sobre os elementos do universo em que eles atuam.  

Sobre as imagens, uma delas é do Lucas Esteve e do Lucas Alves, sócios da Ideia Clara. E a outra com mais duas pessoas da equipe,  Marcela Leite – Gestora de redes e comercial, e Luiza Amaral – Designer, respectivamente da esquerda para direita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here