Construtora Patrimar cria selo que mensura o grau de sustentabilidade dos empreendimentos

0
586

Selo ‘Sempre verde’ mensura o grau de sustentabilidade dos empreendimentos da construtora

A sustentabilidade e a inovação são valores importantes que movem o Grupo Patrimar em direção ao desenvolvimento. Pensando nisso, a construtora e incorporadora anuncia a expansão das suas ações sustentáveis. O selo “Sempre Verde” é uma métrica interna que mensura a sustentabilidade de cada empreendimento das marcas Patrimar e Novolar, incentivando assim, o cuidado com os aspectos econômicos, sociais e ambientais no planeta, através dos colaboradores, fornecedores, clientes atuais e futuros. 

“A sociedade está cada dia mais consciente de sua responsabilidade perante os recursos naturais, além de exigente com os produtos que consome. Diante disso, a companhia sentiu a necessidade de acompanhar essa evolução em relação à sustentabilidade”, explica Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar, sobre os ideais que permeiam a criação das iniciativas sustentáveis da empresa.  

O selo foi elaborado seguindo as diretrizes de redução dos impactos ambientais, melhoria do ambiente de trabalho, integração com a vizinhança e comunidade, conforto para o cliente gerando mais satisfação, redução dos gastos, além do desenvolvimento da forma como a companhia é vista diante do tema sustentabilidade.

“Idealizei essa iniciativa para o programa ‘Semeando Ideias’ do Grupo Patrimar em 2019. Na época, ganhei o prêmio de melhor projeto e hoje ele está sendo colocado em prática pela gerência de Qualidade e Sustentabilidade da companhia. O projeto vem sendo lapidado e eu estou muito feliz e ansiosa para vê-lo na prática”, explica Nathália Garcia, Gestora de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Patrimar.  

De acordo com a Diretora de Novos Projetos do Grupo Patrimar, Patrícia Veiga, “uma certificadora ficará responsável por avaliar anualmente os produtos de acordo com os requisitos produção sustentável, canteiros de obra sustentáveis, desenvolvimento social e empreendimento sustentável”, afirma. 

“Pessoas e empresas precisam fazer ainda mais a sua parte para cumprir com as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Nós, do Grupo Patrimar, estamos cada dia mais atentos, além de orgulhosos de apresentar essa nova política interna. Juntos, por um futuro mais sustentável”, finaliza Alex Veiga. 

Demais iniciativas sustentáveis 

O Grupo Patrimar busca em seus projetos, alinhar a qualidade de vida com a preservação e uso consciente dos recursos naturais. Conheça algumas iniciativas sustentáveis dos empreendimentos da companhia:  

1) Placas fotovoltaicas que produzem energia elétrica de forma segura, limpa e com um custo mais baixo;  

2) Sistema de reaproveitamento de águas pluviais; 

3) Estrutura para medição individualizada de água; 

4) Pontos de recarga para carros elétricos;  

5) Luzes nas áreas comuns, garagens e halls, com sensor de presença e lâmpadas de LED;  

6) Sistema dual flux nos vasos sanitários e torneiras das áreas comuns e dos apartamentos; 

8) Projetos hidráulicos desenvolvidos com controle de vazão para as áreas privativas; 

9) Lixeiras adequadas para coleta seletiva e recipientes para descarte exclusivo de baterias, pilhas e óleo; 

10) Horta urbana nos rooftops das torres para um cultivo de alimentos que podem ser distribuídos aos moradores que fazem questão de uma alimentação mais saudável e sem agrotóxicos; 

11) Bicicletas e patinetes elétricos compartilhados, contribuindo para uma mobilidade mais saudável, um trânsito melhor e para a diminuição da poluição;  

12) Hidrômetros individualizados para cada condômino regular o seu consumo de água.

Além disso, o Grupo Patrimar participa de um consórcio de empresas que se beneficiam da redução do custo de energia elétrica (até 20% menor), a partir da geração de energia limpa. Para isso, não há investimento para instalação ou obras. O Grupo e demais empresas de Minas Gerais, com consumo mensal acima de 500KWH, podem aderir ao projeto de geração de energia solar compartilhada, gerada em usinas fotovoltaicas instaladas no interior de MG, em parceria com a SIM, empresa de soluções em energia da Cemig. A iniciativa beneficia o meio ambiente, já que resulta em redução na emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo diretamente para a sustentabilidade do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here