CCBB Educativo retorna com suas atividades com ações presenciais e online

0
483

Com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de portas abertas novamente ao público, o CCBB Educativo também retoma suas atividades, a partir de 23 de novembro. Algumas estão disponíveis presencialmente, como é o caso do “Lugar de Criação” e as visitas mediadas, incluindo opção em Libras. Outras opções, como os cursos “Transversalidades”, “Laboratório de Crítica” e “Processos Compartilhados”, encontros do programa “Múltiplo Ancestral” assim como as visitas “Com a Palavra” serão oferecidos online. Com essa programação híbrida, mais pessoas podem aproveitar as atrações.

Respeitando integralmente os protocolos para a reabertura de espaços culturais na cidade*, as atividades presenciais passam a ser realizadas para públicos restritos, com horários reduzidos e todos os recursos necessários para garantir a segurança dos participantes.

De quarta a segunda, às 12h e às 18h o público pode participar das visitas mediadas, sendo que às quintas e sábados, às 18h, elas são em libras. Até 11 de janeiro de 2021, as visitas levam à exposição “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”. Dessa forma os visitantes podem aprofundar nas temáticas que envolvem a mostra e saber mais sobre o artista e suas obras.

O queridinho das famílias também está de volta. Lugar de Criação, que realiza oficinas de arte, histórias, saberes e jogos envolvendo atividades artísticas e promovendo a aproximação do público com esse universo, acontece todos os sábados, às 15h.  No dia 28 de novembro, a programação será a Oficina de Artes.

Além disso, é possível fazer visitas virtuais às exposições do CCBB, com o programa Com a Palavra, que convida profissionais de diferentes áreas para conduzir visitas especiais. O Lugar de Criação também conta com propostas de atividades para que o público possa fazê-las em casa.

No dia 3 de dezembro, às 15h, professores, educadores e profissionais da educação podem participar de uma atividade de formação diferenciada. A Semana do Educador permite que os interessados aprendam sobre a exposição “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”, com conhecimento e materiais para serem aproveitados em seu dia a dia com os alunos, mesmo em aulas remotas.

 

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo

SEMANA DO EDUCADOR – 3 de dezembro, 15h

Atividade online

Inscrição: ccbbeducativo.com/cursos

 

LUGAR DE CRIAÇÃO – todo sábado, 15h

Atividade presencial | duração: 1h

Lotação: 3 grupos unifamiliares de até 4 pessoas

Local: ateliê 1 e 2 do Educativo, 2° andar.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Oficina de artes: Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Oficina de histórias: Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

Oficina de saberes: Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz.

Jogos de arte: Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

 

LUGAR DE CRIAÇÃO – 30 de novembro

Atividade online

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Todo mês é proposta uma nova atividade online artística de criação para crianças, jovens e adultos. A ideia é brincar com quem está perto e com quem está longe.

 

VISITAS MEDIADAS – segundas, quartas, sextas e domingos, 12h e 18h

Quintas e sábados, 12h

Atividade presencial | duração: 1h

Lotação: 5 pessoas

Ao longo das Visitas Mediadas, diariamente os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS – quintas e sábados, 18h

Atividade presencial | duração: 1h

Lotação: 5 pessoas

Seguindo os mesmos princípios das Visitas Mediadas, a visita em libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz.

 

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Entrada Gratuita

 

*PROTOCOLOS DE SEGURANÇA – CCBB – BH

  • Acesso ao prédio: será permitido apenas mediante agendamento pelo site da Eventim. Lembramos que o número de pessoas que podem agendar visitação em cada horário é limitado e que não será possível reagendar novamente a visita em caso de “no show”, devendo ser emitido novo ingresso.
  • Horário de funcionamento: de quarta a segunda, de 10h às 22h.
  • Bilheteria: não há bilheteria física. Os ingressos devem ser emitidos pelo site ou app Eventim com apresentação do QR Code na entrada do CCBB, não se recomenda a impressão do ticket.
  • Estão abertos à visitação: mediante apresentação de ingresso eletrônico e com limite de acessos: salas de exposições permanentes e visita patrimonial, nos horários definidos, e também a exposição Ivan Serpa: A Expressão do Concreto.
  • Validade ingresso: o ingresso é válido para o dia e horário agendados, com tolerância máxima de 15 minutos, sem possibilidade de alteração. Recomendamos planejamento dos usuários para melhor experiência de visitação.
  • Aferição de temperatura: a temperatura dos visitantes será aferida na entrada no CCBB. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5º serão orientadas a buscar atendimento médico especializado.
  • Entrada e saída acessível: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem entrar e sair pela rua Claudio Manoel.
  • Serviço de guarda-volumes: está suspenso. Use somente o indispensável para sua visita. Não é permitida a entrada nas salas de exposição portando mochilas ou malas. Solicitamos que evitem o uso de bolsas com dimensões superiores a 50 cm X 60 cm X 10 cm (LxAxP).
  • Uso obrigatório de máscara: durante a permanência no CCBB BH é obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.
  • Visitação: os visitantes têm um fluxo de visitação sinalizado no espaço, que respeita o adequado distanciamento físico. Uma vez iniciada a visita, o público será orientado a não voltar ao ponto inicial.
  • Utilização dos elevadores: Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou que precisem de acompanhamento possuem atendimento priorizado. Recomendamos o uso das escadas aos demais usuários.
  • Distanciamento: o recomendado entre as pessoas é de 2 metros. Importante seguir a marcação no piso para orientação.
  • Utilização dos banheiros: haverá limitação da capacidade além da instalação de dispensadores de álcool gel.
  • Bebedouros: os bebedouros foram adaptados e a utilização é somente para coleta de água com recipientes individuais.

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here