Casa Fiat de Cultura realiza o Ateliê de Máscaras de Carnaval

Casa Fiat de Cultura realiza o Ateliê de Máscaras de Carnaval

72
0
Compartilhar

Visitantes de todas as idades poderão criar suas máscaras para cair na folia, e relembrar as histórias desta manifestação cultural em um passeio pela cidade

A preparação para o Carnaval na capital mineira já está a todo vapor e a Casa Fiat de Cultura tem uma programação voltada, especialmente, para os foliões. Nas próximas duas semanas o público poderá criar seus adereços em ateliês abertos e, ainda, participar de um passeio cultural voltado para as histórias da folia momesca. As atividades são gratuitas e abertas para todas as idades.

Entre os dias 31 de janeiro e 9 de fevereiro, sempre de quarta a domingo, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura realiza o Ateliê de Máscaras de Carnaval. A proposta é criar máscaras usando filigranas de papel. A técnica, também conhecida como quilling, utiliza tiras de papel que, quando são enroladas e moldadas, formam desenhos decorativos. As atividades são realizadas em dois períodos: pela manhã, das 10h às 11h30, aberto à participação das famílias e crianças até 12 anos, e, à tarde, das 14h às 17h30, para os maiores de 12 anos. Todos os participantes deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas, colas e outros materiais. Não é necessária inscrição prévia.

No domingo, dia 3 de fevereiro, a equipe do Educativo conduzirá o público em um passeio pelas calçadas de BH. Relembrando as tradições do Carnaval na cidade, o grupo passará pela Praça da Liberdade, onde eram realizados os desfiles de carros enfeitados, o Corso Carnavalesco; seguirá pela rua da Bahia, onde originalmente desfilava a legendária Banda Mole; indo também à avenida Afonso Pena, palco dos desfiles das Escolas de Samba; até chegar ao Automóvel Clube, revivendo as histórias dos grandes bailes de carnaval que aconteceram entre 1940 e 1970, até os blocos de rua. As memórias de Carnaval do grupo que participa do passeio também serão compartilhadas em um bate-papo que acontecerá durante o trajeto. O ponto de partida será o hall de entrada da Casa Fiat de Cultura, às 10h. Para participar é necessário se inscrever até o dia 2 de fevereiro, pelo telefone (31) 3289-8910. O passeio faz parte do programa “Encontros com o Patrimônio”, realizado nos primeiros domingos de cada mês.

Casa Fiat de Cultura

Há 11 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 40 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. Da grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin e Tarsila do Amaral, a artistas que despontam no cenário da arte contemporânea, sua programação é diversificada e gratuita, contemplando públicos de todas as idades e classes sociais. Sempre com mostras inéditas, a instituição, mantida pelas empresas do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e CNH Industrial, desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo.

Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

SERVIÇO

Ateliê Aberto de Máscaras de Carnaval

  • De 31 de janeiro a 9 de fevereiro (quarta a domingo)
  • De 10h às 11h30 – famílias e crianças até 12 anos
  • De 14h às 17h30 – a partir de 12 anos
  • 15 vagas por horário
  • Dispensa inscrição. Sujeito a lotação
  • Participação gratuita

Encontros com o Patrimônio – Edição de Carnaval

  • Data: 3 de fevereiro (domingo)
  • Horário: das 10h às 12h
  • 20 vagas
  • Inscrições: até 2 de fevereiro (sábado), pelo telefone: (31) 3289-8910

Casa Fiat de Cultura

Informações

Deixe sua opinião!

LEAVE A REPLY