Gustavo Pádua é “o Melhor Sommelier Vinhosdo Alentejo no Brasil 2020”

0
266

 O vencedor, representante de Minas Gerais, desbancou outros sete finalistas na última fase e é o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil

• Comnúmero recorde de inscrições, mais de 130 sommeliers de todo o país participaram do concurso promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)

• Seletiva contou com participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Minas Gerais

Gustavo Pádua de Minas Gerais, é o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no Brasil, título recebido pelo vencer,representando Minas, do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2020″ – uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana(CVRA).O concurso anual, que teve sua primeira edição em 2014 e visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2019. O especialista do restaurante Fasano, em Belo Horizonte, superou outros sete finalistas na última fase do concurso que acaba de ser recém-concluída na cidade Portuguesa de Évora.

Esta 7ª edição, que teve sua final realizada no hotel Mar D’Ar Muralhas, no Alentejo, reuniu especialistas de todo o Brasil. Este ano, o júri contou com Francisco Mateus, presidente da CVRA; Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro; e Rodolfo Tristão, diretor de Vinho do grupo José Avillez. A seletiva incluiu um teste escrito sobre a região alentejana e seus vinhos e um exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em um contexto de restaurante.

Segundo Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA,”o objetivo é proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”. Com faturamento superior a 12 milhões de euros, o mercado brasileiro representa 20,9% das exportações dos Vinhos do Alentejo.

Sobre a 7ª edição do Concurso

A sétima edição do “O Melhor Sommelier do Brasil — 2020” envolveu cerca de 130 sommeliers de todo o país, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Vitória. Em cada etapa, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos.

Na seleção, composta por workshops, os participantes tiveram acesso a uma série de informações acerca dos vinhos e da região do Alentejo, além de testarem seus conhecimentos em uma prova teórica. Com isso, os dois melhores sommeliers década cidade foram selecionados para a segunda fase. Já em Portugal, os oito finalistas tiveram oportunidade de conhecer o Alentejo, observando de perto a realidade dos vinhos alentejanos, sua variedade de castas e os distintos terroirs.

Durante uma semana, os brasileiros trocaram experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. A seletiva resultou em uma grande e disputada final. O grande vencedor, além de nomeado embaixador dos Vinhos do Alentejo durante o ano de 2020,recebeu da CVRA um troféu especial, simbolizado por um decanter de cristal gravado com o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2020”, seguido pelo seu nome.

SOBRE A CVRA — Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.
Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here