19.7 C
Belo Horizonte
sáb, 24 janeiro 26

Nota de repúdio da ABRAJET Minas contra deputada

Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-MG) vem a público manifestar REPÚDIO às declarações da deputada estadual Lohanna França – PV-MG, que acusou os funcionários da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) de “agirem com má vontade e enrolação em suas atividades.”

A declaração da parlamentar contraria os princípios da justiça e da verdade. Em sua fala, a deputada afirmou ainda que “acabou a forma pacífica com relação à Secult-MG.”

Quem acompanha o dia a dia dos profissionais da Secult-MG sabe que nunca se viu um grupo trabalhar tanto em prol do turismo e da cultura nos últimos 50 anos. Não à toa! Minas Gerais tem se destacado nacionalmente pela excelência na condução de políticas públicas, consolidando-se como referência em cultura e turismo. Os números e os projetos falam por si:
  1. Liderança nacional no turismo: Minas Gerais foi eleita o principal destino turístico do Brasil em 2023, com registro nos principais jornais do país, crescendo quase 20% (vinte por cento) acima da média nacional, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  1. Recorde de visitação: Apenas em 2023, o Circuito Cultural e Turístico Liberdade recebeu 7,5 milhões de visitantes, enquanto o Centro Cultural Banco do Brasil foi o mais visitado da América Latina. Sem mencionar o Inhotim, um fenômeno mundial em visitação que projeta Minas e o Brasil para o mundo.
  1.  Reconhecimento internacional: Belo Horizonte é uma Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, e o Queijo Minas Artesanal está em campanha para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Conquistas como essas são fruto de trabalho árduo e contínuo.
  1. Resultados econômicos expressivos: O turismo e a cultura geraram impactos diretos e indiretos significativos na economia mineira, fortalecendo cadeias produtivas locais e ampliando a geração de empregos com mais de 100 mil postos de trabalho criados diretamente.
  1. Reconhecimento pelo site de reservas internacional Booking.com como destino mais acolhedor do Brasil, com três citações — das 10 — entre os destinos citados.
  1. Em 2020, quando Leónidas Oliveira assumiu a Secult-MG, em meio à maior crise sanitária da história, Confins tinha quatro voos internacionais. Hoje tem oito, sendo o segundo aeroporto com mais conexões no Brasil.
  1. Projetos como o “Natal da Mineiridade,” press trips internacionais, a valorização do patrimônio cultural mineiro e a promoção do turismo de experiência são exemplos de uma gestão proativa e eficiente.
  1. Carnaval em mais de 450 municípios, com Belo Horizonte sendo porta de entrada internacional, e o Carnaval realizado aqui é considerado o mais seguro do Brasil.
  2. Acordos comerciais e de intercâmbio cultural-turístico com Curaçao incluem vôos semanais ligando os dois países, projeto que está conectando o Caribe a Minas Gerais. O mesmo com a Argentina, Chile, Colômbia e mais recentemente, na celebração do Dia da Consciência Negra, Diambi Kabatusuila, a “Rainha do Congo”, da etnia Bena Tshiyamba, de Bakwa Indu, da República Democrática do Congo, esteve presente em Minas para trocar conhecimentos sobre história, cultura, costumes e tradições.
  1. Abertura do Palácio da Liberdade para visitação pública, como patrimônio cultural e histórico, fechado durante os três governos anteriores.
  1. Parceria com a Marinha do Brasil no Mar de Minas (Furnas), via Capitania Fluvial de Minas Gerais, garantindo a salvaguarda e a segurança de quem navega pelo lago, que é um dos maiores atrativos de turismo náutico e de aventura do Brasil.
  1. Participação em todas as feiras nacionais e internacionais de turismo, abrindo estandes e dando aos circuitos a oportunidade de usar o espaço para divulgação dos destinos.
  1. XXXVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), com o apoio da Secult-MG, que trouxe a BH em novembro de 2023, 90 jornalistas de turismo de todo o país, projetando Minas Gerais na mídia especializada.

Essa é apenas uma pequena amostra das realizações, mas existem dezenas de outros projetos que vieram para projetar Minas como o destino cultural que respeita a adversidade e trabalha em conjunto com os municípios e as instâncias de governança regionais para a promoção e desenvolvimento do estado.

A atuação dos servidores da Secult-MG é amplamente reconhecida pelos setores cultural e turístico, marcada por profissionalismo, dedicação e compromisso com o desenvolvimento do estado.

 

Os jornalistas de turismo, responsáveis pelos registros dos acontecimentos cotidianos ligados à cultura e ao turismo, pela divulgação do setor, entendem que críticas construtivas são bem-vindas. No entanto, declarações infundadas e desrespeitosas, como as feitas pela deputada, prestam um desserviço à população e desmerecem o trabalho dos profissionais que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de Minas Gerais.

 

Reiteramos nosso apoio aos servidores da Secult-MG e reafirmamos nossa confiança no trabalho sério e transformador que vem sendo realizado.

Minas Gerais segue avançando como protagonista nacional e internacional em cultura e turismo, graças a uma equipe comprometida com o desenvolvimento sustentável, a valorização de suas riquezas culturais e naturais, e o fortalecimento da economia criativa, sempre de forma democrática e participativa. Por fim, ressaltamos que o oposto de pacífica é a guerra. Minas Gerais e o Brasil não desejam isso.

A violência verbal, assim como a física, é geradora de morte. Somos pela vida e pelo debate dos contrários como caminho para o crescimento coletivo.

Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-MG).

Antônio Claret Guerra (presidente executivo),

José Aparecido Ribeiro (presidente do Conselho e vice-presidente nacional)

Belo Horizonte, 25 de novembro de 2024

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Bloco É o Amô celebra sertanejo raiz no Carnaval de BH 2026

O Carnaval de Belo Horizonte, conhecido por sua diversidade...

Havayanas Usadas celebra 10 anos no Carnaval de BH 2026

Belo Horizonte se prepara para um dos momentos mais...

Tio Paulinho e Tio Elétrico animam o “Abre Alas” infantil

Prepara a fantasia, separa os confetes e a purpurina...

Campanhas partidárias em 2026 terão veiculação restrita

Diferentemente dos anos anteriores, as campanhas partidárias de 2026...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui