23.4 C
Belo Horizonte
qui, 29 janeiro 26

Santa Casa BH adota monitoramento neurológico neonatal

Sistema inovador que monitora atividade cerebral em tempo real previne e reduz os riscos de lesões neurológicos em neonatos
A Santa Casa BH, que abriga a primeira maternidade da capital mineira, começa o ano com uma novidade para quem está começando a vida. Agora, recém-nascidos de alto risco passam a contar com neuromonitoramento cerebral ininterrupto, 24 por dia, permitindo diagnóstico e intervenção precoces e reduzindo o risco de lesões cerebrais de curto e longo prazo. Em caso de identificação de alguma alteração, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Santa Casa BH é acionada para iniciar as intervenções e cuidados necessários ao bebê. O acompanhamento é feito por uma central e com auxílio de inteligência artificial.
O neuromonitoramento neonatal, como é chamado, é uma tecnologia inovadora que acompanha as atividades cerebrais por meio de eletroencefalografia por uma equipe de especialistas que atua em São Paulo. Estima-se que entre 80% e 90% das crises convulsivas em recém-nascidos ocorrem sem manifestações perceptíveis ao olho humano, fazendo com o que o monitoramento contínuo seja fundamental para diagnóstico adequado.w
Ainda em fase inicial, os serviços serão implementados em 2 dos 20 leitos da UTIN da Santa Casa BH. Estima-se que cerca de 100 bebês serão diretamente impactados por ano.
Segundo a Protecting Brains & Saving Futures (PBSF), empresa que presta os serviços, entre os principais benefícios do serviço estão:
  • Diagnóstico mais preciso: pelo menos 60% das crises convulsivas subclínicas passam a ser identificadas com maior precisão por meio do monitoramento cerebral contínuo;
  • Uso mais adequado de medicamentos: redução de até 60% no uso inadequado de anticonvulsivantes em casos em que a suspeita clínica de crise não se confirma;
  • Redução da mortalidade: diminuição de 25% na mortalidade de recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquêmica (EHI);
  • Internações mais curtas: redução de pelo menos 10% no tempo médio de internação de grupos críticos, como prematuros extremos e pacientes submetidos à hipotermia terapêutica.
A falta de oxigenação no cérebro, ou asfixia perinatal, é a terceira causa de morte neonatal no mundo e pode causar sequelas graves, como paralisia cerebral, cegueira, surdez e transtornos neurológicos.
Segundo a coordenadora da unidade neonatal da Santa Casa BH, Ana Cláudia Cunha, esse novo serviço trará grandes benefícios não só para os bebês como para toda a equipe assistencial da Unidade neonatal: “Quando um recém-nascido apresenta sinais de comprometimento neurológico, nem sempre é possível identificar imediatamente a causa.
Nesses casos, cada segundo é decisivo. O neuromonitoramento cerebral contínuo nos permite acompanhar a atividade cerebral em tempo real, oferecendo informações essenciais para que a equipe realize intervenções rápidas, precisas e capazes de reduzir o risco de lesões neurológicas permanentes”, comemora.
O neuromonitoramento neonatal foi viabilizado graças a emendas parlamentares do deputado federal Nikolas Ferreira que vão custear dois anos do serviço.
Sobre a Maternidade do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH 
A maternidade Santa Casa BH é a primeira maternidade da capital mineira e uma referência nacional em saúde materno-infantil, especialmente em gestações de alto risco, oferecendo atendimento humanizado 100% SUS. Opera 24 horas por dia, sete dias por semana.
A estrutura da Maternidade inclui 30 leitos de alojamento conjunto, 14 leitos de clínica obstétrica, 5 leitos de pré-parto, 3 suítes do Centro de Parto Normal (CPN), 3 salas cirúrgicas obstétricas, 20 leitos de UTI neonatal, 15 leitos de Unidade de Cuidados Convencional (UCINco) e Unidade de Cuidados Canguru (UCINca). Além da estrutura física, oferece assistência materna com equipe dos serviços de nutrição, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.
Desde 2004, a unidade é certificada como Hospital Amigo da Criança e da Mulher e, desde 2006, no Método Canguru. Há mais de 25 anos, a Maternidade também realiza, em parceria com a Associação das Voluntárias da Santa Casa BH (AVOSC), o Curso para Gestantes on-line e presencial, preparando mães e famílias para os cuidados com o bebê.
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui