27.4 C
Belo Horizonte
sáb, 27 dezembro 25

Implantes dentários: mitos e verdades que você precisa saber

Especialista em implantodontia explica as principais questões sobre o tema

Os implantes dentários têm transformado vidas, devolvendo o conforto, a funcionalidade e a autoestima a milhões de pessoas. Apesar de sua popularidade crescente, o procedimento ainda é cercado por dúvidas e equívocos que geram receios desnecessários. Pensando nisso, o mestre e especialista em implantodontia, Dr. Paulo Coelho Andrade, esclareceu as principais questões sobre o tema, separando o que é verdade do que não passa de mito.

Implantes dentários são apenas para idosos. Mito

Mito! A associação entre implantes dentários e a terceira idade é um equívoco comum. Na verdade, qualquer jovem a partir do fechamento das cartilagens do pulso, pode fazer implantes, independentemente da idade. Pessoas em condições adequadas para a cirurgia e que necessitam dos implantes, também podem realizar o procedimento.

Pessoas com problemas cardíacos ou diabetes podem fazer implantes. Verdade

Cardíacos e diabéticos podem, sim, realizar implantes dentários, desde que estejam sob acompanhamento médico e odontológico. O controle adequado da saúde e dos medicamentos é essencial para garantir a segurança do procedimento.

O procedimento é doloroso. Mito

Durante a colocação do implante, o paciente é anestesiado, não sentindo qualquer dor. Tendo a possibilidade de dormir durante a cirurgia com sedação sob supervisão de médico anestesiologista. O pós-operatório é controlado com medicações prescritas pelo implantodontista, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, sendo muito tranquilo.

O organismo pode rejeitar o implante. Mito

O material dos implantes, titânio, é biocompatível, o que significa que o organismo não o rejeita. Contudo, o ideal é que a cirurgia seja realizada em bloco cirúrgico devidamente preparado. Fatores como infecções, má ósseointegração, forças excessivas ou doenças sistêmicas graves podem comprometer o sucesso do procedimento.

Pessoas com perda óssea podem fazer implantes. Verdade.

Avanços tecnológicos e técnicas como implantes zigomáticos, que não necessitam de enxertos ósseos; implantes shorts e enxertos ósseos permitem que mesmo pacientes com perda óssea significativa possam se beneficiar do tratamento.

De acordo com o mestre e especialista Dr. Paulo Coelho Andrade, o entendimento correto sobre os implantes dentários é essencial para quem busca recuperar a autoestima, o sorriso e a funcionalidade oral. “Sempre consulte um profissional qualificado e tire todas as suas dúvidas antes de iniciar o tratamento. Afinal, a informação é o primeiro passo para um sorriso saudável e duradouro”, completa.

Posts Relacionados

Morre Teuda Bara, fundadora do Grupo Galpão, aos 84 anos

A atriz Teuda Bara, conhecida por ser a fundadora...

Essencial Pós-Festa: O Guia de Combate à ressaca

Depois de noites de celebração, encontros prolongados e consumo...

8 dicas essenciais para cuidar do seu pet durante o verão

O verão chegou! As temperaturas mais elevadas típicas da...

Varginha confirma força econômica no Sul de Minas

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da...

Geriatricus é a última atração do ano do BeFly Minascentro

O BeFly Minascentro encerra 2025 com uma programação que reafirma o...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui