O angiologista mineiro Francisco Reis Bastos, referência brasileira em escleroterapia com espuma, será um dos poucos brasileiros a ministrar palestra sobre essa técnica na “Cité Int Universitaire de Paris”, promovido pela Sociedade Francesa de Flebologia (SFP), considerado um grande evento anual da especialidade, dias 27 e 28 de novembro, em Paris.
O congresso é coordenado pelos reconhecidos especialistas internacionais, Guarnaccia B e Rosi GL, professores convidados da Itália, além da diretoria francesa. A programação inclui diversas mesas de inovações e debates sobre técnicas e procedimentos facilitadores para controle das varizes, como Ecodoppler venoso, Escleroterapia com Espuma, Radiofrequência e o Controle da Trombose venosa e das varizes pélvicas.
Francisco Reis Bastos é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-MG) e membro emérito da Academia Mineira de Medicina. Segundo ele, o uso da espuma para escleroterapia evita a ultrapassada cirurgia em hospital com anestesia, pois a intervenção com espuma é menos invasiva e mantém a rotina doméstica e do trabalho.
“Até os casos, antes inacessíveis para cirurgia, podem ser tratados com essa técnica minimamente invasiva com espuma. Nós passaremos, mas a Escleroterapia com Espuma ficará para sempre”, afirma.