26.9 C
Belo Horizonte
dom, 07 dezembro 25

Travessia Itaparica–Salvador movimentou a Baía de Todos os Santos

A Petrobahia Travessia Itaparica–Salvador, maior prova de águas abertas do país, movimentou a Baía de Todos-os-Santos no último fim de semana, sábado (06/12) e domingo (07/12), no Porto da Barra, celebrando sua 10ª edição com uma série de novidades. O evento, apresentado pela Petrobahia e patrocinado por Acelen, Itaipava e Ponte Salvador–Itaparica, teve como padrinho o nutricionista e atleta Daniel Cady, que desta vez participou ao lado do filho, Marcelo Sangalo Cady. “Foi um prazer estar novamente neste evento que une saúde, natureza e emoção. Já vivi a TIS de várias formas como atleta, guia e nutricionista — e agora voltei para nadar com meu filho, que aceitou o desafio dos 1,5 km”, afirmou Cady.

A Revista Cenário Minas realizou cobertura exclusiva, com o nosso parceiro Gabriel, direto do Condomínio Enseada do Sol, na Ilha, acompanhando todos os detalhes da movimentação da competição.

A prova principal, com 12 km de percurso entre a Praia de Gameleira, em Itaparica, e o Porto da Barra, aconteceu no domingo, às 7h, reunindo atletas masculinos e femininos. Ao longo do fim de semana, outras oito provas completaram a programação da TIS, que incluiu provas infantis, iniciantes, revezamento, percurso rápido de 1.500 metros e a Meia TIS, com 6 km e saída do Terminal Náutico. No total, mais de mil atletas participaram durante o ano das etapas do Circuito Baiano de Águas Abertas, seletivas para a travessia, das quais apenas 150 foram classificados para disputar a principal prova do país. As inscrições para as demais categorias ficaram abertas até 1º de dezembro pelo site ticketsports.com.br.

Entre os destaques da edição estiveram Lizian Sobral, atleta do Yacht Clube da Bahia e Campeã Mundial Júnior 2024, que retornou ao evento como uma das favoritas, e Henrique Figuerinha, campeão da edição anterior. Ao longo de dez anos, a TIS já havia recebido grandes nomes da natação brasileira, como Vivi Jungblut, Diogo Villarinho e Allan do Carmo — este último fez sua despedida oficial das águas abertas no evento de 2022. Para Marco Lemos, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a relevância da travessia permaneceu inabalada: “A Travessia Itaparica–Salvador é uma prova icônica, que reúne os melhores atletas do Brasil e tem um simbolismo especial por acontecer em um dos cartões-postais mais lindos do mundo.”

Além da competição, o público contou com a TIS Experience, um conjunto de vivências voltadas ao bem-estar, sustentabilidade e inclusão. As atividades incluíram práticas guiadas de mobilidade, respiração e relaxamento; orientações sobre nutrição e hidratação; ações de conscientização ambiental com coleta de resíduos e distribuição de sacos biodegradáveis; experiências inclusivas para atletas deficientes, crianças autistas e pessoas com limitações físicas; além de um passeio a nado pelo Parque Marinho da Barra, com visita aos recifes de coral e ao naufrágio Maraldi. A arena montada no Porto da Barra ofereceu estrutura completa para os atletas, com banho de água doce, toalhas, trocadores e degustações de produtos de marcas parceiras.

O evento, realizado pela FBDA, Yacht Clube da Bahia, Saltur e Prefeitura Municipal de Salvador, contou com apoio de diversas marcas e das secretarias SEMPRE e SUDESB. Para garantir a segurança dos participantes, o Porto da Barra recebeu reforço técnico do Salvamar, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Marinha do Brasil, que controlou o tráfego de embarcações durante as provas. Na travessia de 12 km, cada atleta precisou contratar uma embarcação de apoio para acompanhá-lo de Gameleira até Salvador, e todos contaram com seguro de vida, hidratação e ambulâncias de plantão nas praias.

Neste ano, a participação de atletas vindos de outros estados também cresceu, impulsionando o turismo em Salvador. Os competidores e acompanhantes permaneceram, em média, quatro dias na cidade, aproveitando a programação festiva típica do período e movimentando setores como hotelaria, gastronomia e transporte. A TIS encerrou sua 10ª edição reafirmando sua grandiosidade esportiva, seu compromisso socioambiental e seu impacto positivo na economia e na cultura esportiva da Bahia.

Daniel Cady

O nutricionista Daniel Cady participou, neste sábado (6), da décima edição da Travessia Itaparica–Salvador. Ele nadou 1,5 km e compartilhou imagens do momento nas redes sociais.

Na publicação, Cady agradeceu pela oportunidade de participar pela segunda vez do evento, agora como padrinho da prova. “Gratidão imensa. Foram 1,5 km de nado, reencontro com velhos amigos e muita celebração da saúde, do movimento e da vida”, escreveu. Ele também destacou a relação afetiva com a Baía de Todos-os-Santos e a energia do esporte.

O filho Marcelo Sangalo e a cantora Ivete Sangalo, ex-esposa de Cady, deixaram comentários com palmas na publicaçã.

Galeria de Imagens:

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Coronel Fabriciano recebeu Missa Show com Pe. Reginaldo Manzotti

Por Ana Claudia de Sá A cidade de Coronel Fabriciano...

Rio resgata encanto da Árvore da Lagoa em fim de semana festivo

O Rio de Janeiro reacende uma das suas tradições...

Besourinhos e Trinca lançam primeira cerveja de bloco de BH

Belo Horizonte ganha um sabor inédito neste verão. O...

Fabriciano é destaque nacional e vence Prêmio Frotas 2025

A Prefeitura de Coronel Fabriciano conquistou um dos principais...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui