Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma nova obra de arte pública em grande escala que passa a integrar sua paisagem urbana. Assinado pelo artista e referência nacional Wes Gama, o mural ocupa uma das empenas do Moinho, voltada para a Rua ABertha, projetos inovadores na cidade. Com cerca de 400 m² e 26,8 metros de altura, a obra se impõe como um novo marco visual da Zona Norte e como símbolo de um projeto urbano que articula cultura, mobilidade e vida coletiva.
O Moinho e a Rua ABertha formam um mesmo ecossistema, no qual a arte pública atua como elemento fundamental da experiência do espaço. A obra de Wes Gama dialoga diretamente com a rua-parque, pensada para o encontro, a circulação de pessoas e a ocupação cultural.
Reconhecido nacionalmente por sua atuação na arte urbana, Wes Gama desenvolveu uma estética própria, que define como “caipira futurista”, combinando ancestralidade, tecnologia e cultura popular brasileira. Suas composições são marcadas por cores intensas, formas orgânicas e narrativas que conectam passado, presente e futuro. Entre seus trabalhos de destaque está o mural Amazon Alarm, criado para o Greenpeace Brasil, além de participações em festivais e projetos culturais de grande relevância no país. A execução do mural contou com a assistência das grafiteiras Pekena Lumen, Gart Lemos e Nathalia Medina, promovendo intercâmbio artístico e fortalecendo a cena local.
A curadoria é assinada por Priscila Amoni e Jana Macruz, da AGUA — Agência Urbana de Arte, especializada em direção de arte, curadoria e produção de projetos em espaços públicos e privados e responsável pelo CURA – Circuito Urbano de Arte, um dos maiores festivais de arte pública da América Latina. Segundo Jana Macruz, “Wes foi a tradução perfeita para o que o Moinho quer como imagem de sua missão”. Para Priscila Amoni, a escolha do artista partiu de uma pesquisa sensível por nomes cuja poética dialoga com a natureza, o futuro e a ancestralidade.
De acordo com o artista, o mural parte da reflexão sobre o significado histórico do Moinho e sua relação com a cidade. “A criação desse mural parte de uma perspectiva do que era o Moinho, do que o Moinho significa para a cidade, a potência que é essa mega construção… Um grande marco que faz parte da história de muitas famílias e gerações. Pensei em uma obra que mostrasse essa caminhada, esse trajeto e as pessoas que passaram por aqui e continuam passando até hoje”, afirma.
O artista também destaca a intenção de valorizar a rua como espaço público de circulação e convivência, conectando o urbano ao natural, além de evidenciar o papel das mulheres como agentes importantes desse movimento cultural.
Contexto urbano
A inauguração do mural integra as ações de lançamento da Rua ABertha, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com o Moinho. Extensão da Rua Bertha Halfeld, passou a ser liberada para a circulação de veículos durante a semana, melhorando a mobilidade urbana da Zona Norte da cidade. Aos domingos, fecha para os carros e se transforma em uma rua-parque, pensada na escala das pessoas, do encontro e da convivência. Um novo modelo de uso do espaço público, priorizando mobilidade ativa, áreas de permanência, soluções baseadas na natureza e programação cultural.
Visível de diversos pontos do Bairro Industrial, o mural se apresenta como um presente para a população da região, passando a ser parte do repertório visual da cidade e inaugurando um novo ciclo de inspiração, circulação e transformação urbana.
Sobre o Moinho
O Moinho é um moderno centro urbano multifuncional instalado no antigo Moinho Vera Cruz, na Zona Norte de Juiz de Fora. O projeto propõe um novo modelo de desenvolvimento urbano ao integrar inovação, cultura, educação, moradia, saúde e comércio. A partir do retrofit de um patrimônio histórico da cidade, o Moinho atua como catalisador de transformações sociais, econômicas e culturais, promovendo impacto positivo, revitalização urbana e novas formas de viver, trabalhar e conviver na cidade. A arte pública e as ações culturais fazem parte da estratégia central do projeto, entendidas como ferramentas de ativação do espaço e de construção de pertencimento.
Serviço
Inauguração do Mural de Wes Gama
A partir de 31 de janeiro de 2026
Rua ABertha, Rua Bertha Halfeld Paleta s/n – Juiz de Fora – MG
Mais informações: https://www.instagram.com/