A região central da capital mineira será palco de muita alegria e axé neste sábado, dia 14 de fevereiro, a partir das 15h. É o Bloco de Belô chegando para levar seus ‘belôzêiros’ numa viagem musical e entoar os versos de sua nova canção, “Bem Mineiro”, composta para ser o hit do carnaval de BH 2026 e ainda comemorar os 12 anos de folia no carnaval da cidade. A expectativa é reunir cerca de 400 mil foliões ao longo do seu percurso de um quilômetro pela passarela mais cobiçada pelos blocos de rua, a Avenida Afonso Pena. E o bloco dos comunicadores prepara dois presentes – a volta do vocalista Alex Rhodrigues e a participação especial do cantor mineiro Flávio Renegado.
Em 2026 o Bloco de Belô aposta no tema “Território da Ginga”. “A ginga do carnaval, do corpo e do esporte serão as marcas registradas da folia durante o cortejo. O bloco vem vermelho, inspirado na tribo afro Massai, um povo alegre e que gosta de festejos populares. O abadá homenageia os grafismos da tribo e busca também inspiração nas camisas de time de futebol, aproveitando que o ano será marcado pela Copa do Mundo da Fifa. “Teremos todas as gingas na avenida e nada melhor que juntar tudo isso em uma festa popular que renovou a cena cultural e econômica de Belo Horizonte, gerando emprego, renda e movimentando toda a economia criativa da cidade”, diz o produtor cultural, o jornalista Robhson Abreu.
E neste ano, o vocalista do Bloco de Belô, o compositor Alex Rhodrigues volta com tudo puxando o bloco. Ele aposta em um novo hit para contagiar os foliões. A música “Bem Mineiro” foi composta no período em que o músico estava na Bahia, no ano passado. A canção reflete seu sentimento e o amor que ele tem por Minas Gerais, um estado que lhe acolheu tão bem quando decidiu morar na capital mineira.

A canção é aquela música que fica na cabeça, o que popularmente chamamos de ‘chicletes’. Ela exalta a alegria e o jeito de ser do mineiro. O refrão canta assim: “Ei, você, aí, que tal se jogar aqui? Ei, você aí, que tal se jogar aqui? Veste a fantasia e vem correndo meu amor, desfilar alegria pelas ruas de Belô!” É só começar a cantar e não parar mais. É um convite para que todo mineiro caia na folia. “Foi uma brincadeira que fiz chamando todos para desfilar alegria, amor e muito axé pela ruas de Belô. E é um prazer estar de volta em um dos blocos mais bonitos e queridos da capital mineira. É gratificante fazer parte do Bloco de Belô e ver todo o trabalho que seus diretores vem promovendo ao longo destes 12 anos”, diz Rhodrigues.
E a Banda de Belô volta com nova formação: Alex Rhodrigues puxando a zorra toda (voz e violão); Bertão Lopes (guitarra); Gustavo Ferrari (teclados); Fabrício (percussão); Zeca Magrão (bateria); José Dias (baixo); Kero Kero (percussão) e Nego Puma (percussão). Desde agosto do ano passado que os músicos vêm se reunindo para a definição do repertório do cortejo e na construção rítmica da canção Bem Mineiro, composta por Rhodrigues. “Temos uma excelência musical fantástica e isso faz toda a diferença entre os blocos de rua de BH. Então segura que lá ‘vem carreta’. O Bloco de Belô vai fazer um cortejo lindo para todos os nossos belôzêiros!”, brinca o vocalista.
A participação especial do músico mineiro Flávio Renegado é um dos grandes destaques do cortejo em 2026, trazendo ainda mais identidade e potência ao Bloco de Belô. Reconhecido por sua trajetória e pela força da sua música, Renegado celebra o convite com entusiasmo. “É uma alegria estar nas ruas de Belo Horizonte, perto do público, vivendo o Carnaval da cidade e somando sua energia a um projeto que valoriza a cultura local e transforma a avenida em um grande palco de festa e diversidade. Obrigado Bloco de Belô pelo convite!”, comenta o músico.

SUSTENTABILIDADE NA FOLIA
O Bloco de Belô vem, ano a ano, trabalhando na redução de resíduos sólidos e tem como meta até 2030 reduzir em até 50% de lixo não reciclável produzido durante o cortejo. Além disso, promove ações para compensar as emissões de CO2 por meio do plantio de árvores nativas ao longo do ano, neutralizando assim todo o impacto gerado na avenida.
Todos os anos, o bloco reutiliza materiais como lonas e banners de seu cortejo, uma forma de ressignificar as peças, transformando-as em lindas bolsas e acessórios. “Vamos comercializar as peças para nossos foliões, tornado o bloco ainda mais sustentável economicamente. Procuramos usar materiais de forma consciente. Menos desperdício, mais responsabilidade, e o meio ambiente agradece”, completa Rangel Fernandes, cofundador, produtor cultural e diretor do Bloco de Belô para Assuntos ESG (Ambiental, Social e Governança).
Isso reafirma a pegada ecológica e sustentável do Bloco de Belô iniciada em 2020, quando promoveu a compensação de carbono com o plantio e distribuição de mudas de árvores nativas de BH. Em 2025 foram distribuídas 2.500 sementes para convidados e foliões, e, ao longo do ano, o plantio de mais 2.890 mudas nativas. “A ideia é mostrar que folia é coisa séria e precisa estar alinhada com a sustentabilidade, gerando um mundo mais consciente e sustentável para todos os foliões. E o nosso compromisso vai além do cortejo. Buscamos equilibrar aspectos ambientais, sociais e econômicos, alinhados com a ABNT NBR ISO 20121 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, completa Fernandes.

CAMPANHAS SOCIAIS
A partir de 2026, o Bloco de Belô, por meio da Associação dos Blocos de Rua de Belo Horizonte (ABRA BH), passou a fazer parte da campanha “Responsa na Folia”, reforçando que dá para curtir a festa com muito respeito, responsabilidade e cuidado com a saúde mental. Inspirada pelos princípios do ‘Janeiro Branco’, a ação destaca a importância do autocuidado, do respeito aos direitos humanos e da empatia durante o período carnavalesco, especialmente em ambientes de grande circulação e consumo de álcool. “A expectativa é contribuir para um carnaval mais seguro, inclusivo e consciente, mostrando do jeito mineiro que diversão e responsabilidade caminham juntas”, afirma Marcos Garcia Vieira, idealizador da campanha.
A iniciativa é promovida pelos Conselhos Municipais de Saúde, em parceria com a Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas (ABRAÇO), e apoio do poder público. A campanha adota o ‘mineirês’ como linguagem, criando proximidade com a população e tornando a mensagem mais acessível e acolhedora por meio de ações educativas, mobilização social, eventos intersetoriais e atividades culturais.
Outra iniciativa abraçada pelo Bloco de Belô é a campanha “Não Perca o Réu Primário”, um bloco fictício criado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O intuito é alertar a população sobre condutas inadequadas, lembrando aos foliões que dá para curtir a festa sem ultrapassar os limites da lei. A ideia surgiu a partir de uma trend (conteúdo recorrente) das redes sociais na qual usuários, ao se depararem com situações cotidianas que causam irritabilidade, publicavam a frase “quase perdi meu réu primário”.
O slogan da campanha deste ano é “Respeito a toda forma de ser e amar”, com foco no combate à homofobia e à transfobia e no respeito à mulher. Além disso, as peças publicitárias, que serão distribuídas no cortejo do Bloco de Belô, estabelecimentos e divulgadas nas redes sociais, trazem alertas sobre crimes como racismo, violência e abuso sexual contra mulheres e adolescentes, direção sob efeito de álcool e drogas e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. “Precisamos cada vez mais participar de iniciativas do tipo e conscientizar nossos foliões de nossas responsabilidades e fazer com que a folia seja uma experiência incrível”, observa Robhson Abreu, produtor cultural e diretor do Bloco de Belô.

PATROCÍNIOS E APOIOS QUE GARANTEM A FOLIA
O Bloco de Belô conta em 2026 com o patrocínio da revista PQN, do Mart Minas Atacado e Varejo, da bebida pronta (RTD) Pink Moon, blog Cinema no Escurinho e parceria da Brahma. A publicação, que circula em todo o Brasil e tem foco nos profissionais da comunicação, apoia o Bloco de Belô desde a sua criação, reconhecendo desde o início a consistência do projeto, sua relevância cultural e seu impacto na cena do Carnaval de Belo Horizonte. Ao longo dessa trajetória, a revista vem acompanhando a consolidação de um bloco que alia organização, profissionalismo e forte conexão com o público, tornando-se uma referência entre os grandes cortejos da cidade. Segundo a publicação, estar ao lado do Bloco de Belô é uma decisão alinhada aos seus valores editoriais e ao compromisso com iniciativas que fortalecem a economia criativa, a comunicação e a cultura urbana. A revista dos comunicadores afirma que seguirá contribuindo para o crescimento do projeto, certa de que ele continuará gerando valor para todos os parceiros envolvidos.
Já para o Mart Minas, o patrocínio ao Bloco de Belô reforça o compromisso da rede com iniciativas que movimentam a cidade e geram impacto positivo. “Acreditamos na força do Carnaval como espaço de alegria, pertencimento e geração de oportunidades. Esperamos contribuir para uma experiência ainda melhor para os foliões e, ao mesmo tempo, apoiar a economia local e os trabalhadores que fazem o Carnaval de Belo Horizonte acontecer”, afirma Ana Luiza Ciscotto, gerente de Marketing e Comunicação do Mart Minas.
Quem também apoia o bloco é o blog Cinema no Escurinho. Pelo segundo ano consecutivo, a jornalista Maristela Bretas aposta na iniciativa, já que sempre participou dos cortejos na última década. “Reafirmamos essa parceria construída a partir de valores como cultura, comunicação, ocupação criativa da cidade e propósito. Estar ao lado do Belô é investir em iniciativas que geram impacto, fortalecem a economia criativa e ampliam o alcance da cultura como experiência coletiva”, diz Maristela.

Além destes, apoiam o cortejo do Bloco de Belô a Associação dos Blocos de Rua de Belo Horizonte (ABRA BH), o Conselho Regional de Relações Públicas 3ª Região (Conrerp); Diux, Alpha Sites e Sistemas; mídias parceiras – Jornal de Belô, Cidade Conecta, O Sagrada, Jornal do Buritis, Revista Cenários; parceiros: RFS Produções Culturais & Eventos e Goma Produções culturais.
E quem quiser colaborar com as ações do Bloco de Belô é possível adquirir as camisas para o carnaval 2026. O valor é revertido em bebidas durante todo o cortejo. Informações pelo (31) 98428-3682.
SERVIÇO:
BLOCO DE BELÔ – Dia 14 de fevereiro, sábado
Av. Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes
Concentração: 15h
Cortejo: 16h
Dispersão: 21h
Robhson Abreu
(31) 98428-3682