Peça fica em cartaz de 11 a 21/12 na Funarte com entrada gratuita
A turma C do Teatro Universitário (TU) da UFMG apresenta, de 11 a 21 de dezembro, na Funarte, o espetáculo “Receita” que acompanha a trajetória de Regina Cardoso, uma mulher que, em meio à pressa, ao cansaço e ao cotidiano maçante, aprende, pouco a pouco, a dizer “não”. A entrada é gratuita.
A montagem tem direção de Rogério Lopes e dramaturgia de Nayara Leite, num texto que aborda questões socioeconômicas, raciais e de gênero. A temática também dialoga com as pesquisas e práticas cênicas desenvolvidas na instituição. “Neste ano, iniciamos o projeto de extensão ´Criação nas A0rtes Cênicas e Pensamento Feminista´, que tem entre seus objetivos o combate ao machismo e o fortalecimento da cultura da equidade de gênero dentro e fora da escola”, comenta Rogério.
O texto de Receita reúne elementos das pesquisas de Nayara Leite como mestranda em Teatro na UFMG e dos saberes transmitidos por sua mãe, Joana Vieira. “Assim como a oralidade, que permanece viva pela transmissão, Receita integra esse ciclo: um saber que me foi passado e que agora será compartilhado com o público na encenação dos alunos do Teatro Universitário”, afirma.
Para o elenco o espetáculo tem uma abordagem cênica que “tensiona passado e presente, revelando estruturas de opressão que atravessam a vida de mulheres brasileiras e, ao mesmo tempo, a urgência da insubordinação cotidiana como gesto político”. No palco, treze atores usam elementos da música, dança e do mascaramento. A dramaturgia costura tudo isso.
A peça fica em cartaz entre os dias 11 e 21 de dezembro, às 19h, de segunda a sexta-feira, e às 18h, aos sábados e domingos, na Funarte, localizada na Rua Januária, 68, no Centro de Belo Horizonte.
Sinopse
No retorno para casa, Regina Cardoso, moradora de Ribeirão das Neves, tenta atravessar, cheia de sacolas, a catraca dupla da Estação do MOVE e percebe que algo não se encaixa, nem nela, nem no mundo ao redor. Entre o impulso de seguir e a necessidade de parar, Receita acompanha a travessia tragicômica de uma mulher, como tantas outras, que em meio à pressa e ao cansaço de viver, está aprendendo a dizer não.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Nayara Leite
Direção: Rogério Lopes
Direção Musical e preparação vocal: Alice Cabral
Elenco: Caio Yanni, Camila Deusdedit, Fernanda Bumi, Ícaro Limeira, Júlia Oliveira, Karine Amai, Kauan John, Lívia Ferreira, Mirna Moura, Nina Mozar, Otávio Marlon, Pedro Leonel, Susi de BH, Víctor Morais Hilbert
Preparadora corporal: Lívia Espírito Santo
Figurino, máscaras e adereços: Mari Teixeira
Maquiagem: Ana Laura Duarte Santos
Cenografia: Cristiano Cezarino e Rogério Lopes
Iluminação e operação: Veec Santos
Projeto gráfico: Fernanda Goulart e Vitória Costa
Fotos: Ismael Barbosa e Juliana Sarti
Audiovisual: Erick D. Rodrigues e Ismael Barbosa
Assessoria de comunicação: Bicalho Comunicação
Textos: Mirna Moura, Nina Mozar, Pedro Leonel
Comunicação: Alexandre Ribeiro Nunes, Jean Gorziza, Júlia Oliveira, Karine Amai, Otávio Marlon, Victor Hilbert
Operação de som: Ray Ariana
Produção: Rogério Lopes e Tereza Bruzzi
Realização: Teatro Universitário e Fundação Rodrigo Mello Franco – UFMG
Apoio: Gato de luz iluminação e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI)
SERVIÇO
TU UFMG ESTREIA ESPETÁCULO “RECEITA”
Data: de 11 a 21 de dezembro de 2025
Local: Funarte – Rua Januária, 68 – Centro
Horário: Segunda a sexta, 19h
Sábado e domingo, 18h
Classificação: 12 anos
Duração: 1h30
Entrada Franca
Com retirada de ingressos na bilheteria da Funarte 1h antes de cada espetáculo
Crédito:Ismael Tarkovsky
