24.7 C
Belo Horizonte
ter, 09 dezembro 25

Trabalhadores com burnout devem ser indenizados pela empresa

Queda de produtividade, exaustão física e mental causadas pelo estresse no trabalho são sintomas da síndrome de burnout. Quando o colaborador sobre com essa doença ocupacional, o caso é considerado acidente de trabalho, segundo a legislação brasileira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a síndrome na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), em 2022, como fenômeno ocupacional. O Brasil é o segundo país no mundo com mais casos da condição médica.

Caso seja comprovado que o fenômeno foi provocado pelo trabalho, por meio de perícia médica, o colaborador tem diversos direitos assegurados. Conforme explica a advogada especialista em direito na saúde Nilza Sacoman, o funcionário deve continuar recebendo durante os primeiros 15 dias de atestado, mas após este período, recebe auxílio-doença.

“O colaborador que sofre com a síndrome de burnout tem direito a indenização. Isso ocorre por danos morais, emergentes e materiais. Além disso, ele pode rescindir o contrato indiretamente e receber todos os seus direitos, como 13º, multa sobre o FGTS e aviso prévio”.

De acordo com a advogada, a síndrome se enquadra no CID-11 (Classificação Estática Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). “O empregador tem a responsabilidade de reparar danos, e o colaborador deve ser afastado do trabalho até que se recupere”.

Posts Relacionados

Parcus Gallery abre filial em Ouro Preto e lança inscrições

A cidade histórica de Ouro Preto recebeu, neste sábado...

Etapa do Circuito CAIXA em BH terá clima ameno e céu nublado

Dezembro é historicamente o mês com maior volume de...

BeFly Hall encerra 2025 com dezembro de grandes atrações

No dia 11 de dezembro, o palco se transforma...

Fazenda mineira oferece curso sobre solo, água e café

O Instituto Fazenda Cachoeira (braço social e de pesquisas...

Levante Mulheres Vivas ocupa ruas e denuncia feminicídio

Por Raquel Santiago (@tresraquel) e Aline Peres (@alineperes.jornalista) Mulheres de diversas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui