21 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Sistema de Meio Ambiente discute melhorias

Em workshop, foco principal dos debates foi como otimizar a transparência, a objetividade e a segurança técnica dos procedimentos utilizados

 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Sisema) organizou, nos dias 7 e 8/10, em Belo Horizonte, o Workshop do Projeto de Otimização da Regularização Ambiental em Minas Gerais. Com a participação de representantes do setor produtivo, instituições intragovernamentais, organizações da sociedade civil e universidades, o encontro teve como objetivo realizar um diagnóstico preciso para aprimoramento dos processos de licenciamento e expedição de atos autorizativos no estado.

O evento, realizado na Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte, buscou, ainda, levantar subsídios para otimizar a transparência, a objetividade e a segurança técnica dos procedimentos ambientais.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou, durante o encontro, a importância de revisar as normas e os processos ambientais. Segundo ela, o Projeto de Otimização da Regularização Ambiental em Minas busca tratar as questões estruturais do licenciamento, com o intuito de compreender as etapas intermediárias e identificar possíveis melhorias.

“O fluxo processual administrativo é o primeiro passo, seguido pela revisitação das normas infralegais. Quando assumi a Secretaria, encontramos cerca de 800 normas, e agora, após consultoria e análise interna, estamos reduzindo e tornando essas normas mais objetivas”, afirmou.

A secretária também ressaltou a necessidade de elaborar termos de referência mais específicos e técnicos. “Muitos termos são genéricos, então, precisamos de mais requisitos técnicos para uma análise mais forte e precisa”, completou.

Também participaram da atividade, servidores das quatro casas que compõem o Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O workshop faz parte de um esforço para melhorar a eficiência e a segurança dos processos de regularização ambiental no âmbito do Sisema. O projeto inclui a identificação de gargalos estruturais, revisão de normas ambientais e elaboração de novos termos de referência para diversas atividades passíveis de regularização, visando desburocratizar e otimizar o sistema.

 

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui