Até 10% do IR deduzido pode ser destinado a projetos sociais apoiados pela instituição
A Santa Casa BH, há 126 anos, proporciona saúde de ponta para todos. Referência no atendimento a pacientes de 90% dos municípios mineiros, a instituição começou como o primeiro hospital de Belo Horizonte e hoje é o maior do Brasil em número de internações 100% SUS. Hoje, é um grande complexo hospitalar que conta com 11 unidades, atua em 35 especialidades e realiza mais de 3,5 milhões de atendimentos por ano em 1200 leitos dedicados integralmente ao SUS.
Por trás desses números está uma missão: oferecer acolhimento, cuidado humanizado e transformar vidas todos os dias.
É pensando nisso que a Santa Casa BH convida empresas tributadas pelo Lucro Real a destinarem parte do imposto de renda devido a projetos sociais da gigante de saúde em Minas Gerais. Essa é uma forma simples, legal e sem custo adicional para investir em ações que fortalecem a saúde pública e ampliam o impacto social no estado.
Como os recursos serão utilizados?
Ao aderir ao Imposto de Renda Solidário e se tornar uma Empresa Amiga do Coração, as empresas apoiarão a manutenção e a continuidade de 3 importantes projetos:
1. Terapia Renal para Idosos: Projeto voltado a oferecer aos idosos em tratamento renal um cuidado mais seguro, humanizado e eficiente, através da modernização do parque tecnológico e aquisição de novas máquinas de hemodiálise.
-
Como doar: Fundo Municipal do Idoso – Belo Horizonte
-
Quanto a empresa pode destinar: até 1% do IRPJ devido (dentro do limite global de 10% permitido pela lei)
-
Como o recurso chega à Santa Casa: A empresa deve indicar, no momento da destinação, que gostaria de apoiar os projetos da Santa Casa BH dentro do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte.
2. Alimentação Saudável para Crianças e Adolescentes: Projeto que visa proporcionar a crianças e adolescentes em tratamento na Santa Casa BH uma alimentação saudável, personalizada e segura, aliada a iniciativas educativas e à modernização dos serviços de nutrição.
-
Como doar: FIA – Fundo da Infância e Adolescência (BH)
-
Quanto pode destinar: até 1% do IRPJ devido (dentro do limite global de 10% permitido pela lei)
-
Como o recurso chega à Santa Casa: A empresa deve indicar preferência pelo projeto da Santa Casa BH dentro do Fundo Municipal da Infância e Adolescência de Belo Horizonte.
3. Recuperação das Fachadas: Projeto voltado à preservação e restauração da estrutura histórica e arquitetônica da Santa Casa BH, garantindo sua longevidade e funcionalidade para as futuras gerações.
-
Como doar: Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura))
-
Quanto pode destinar: até 4% do IRPJ devido (dentro do limite global de 10% permitido pela lei)
-
Como o recurso chega à Santa Casa: A destinação é feita diretamente para a conta específica do projeto via Lei Rouanet.
“É o redirecionamento de um valor que já seria pago ao governo, permitindo que o recurso seja investido diretamente no cuidado aos pacientes em tratamento pelo SUS e na preservação da história da Santa Casa BH. É uma forma legal, acessível e sem custo adicional para o contribuinte de gerar impacto social e cultural”, explica a gerente de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos da Santa Casa BH, Vanessa Siviero.
Sobre a Santa Casa BH
Maior complexo de saúde de Minas Gerais e maior hospital 100% SUS do Brasil em número de internações, a Santa Casa BH recebe pacientes de mais de 90% dos municípios mineiros, oferecendo assistência de alta complexidade em oncologia, cirurgia cardíaca, neurocirurgia, partos de alto risco, transplantes, entre outras especialidades. São mais de 3,5 milhões de atendimentos anuais e 1.200 leitos, garantindo assistência de ponta a quem mais precisa.
Manter essa estrutura funcionando exige investimentos constantes, por isso a instituição lançou a Campanha Imposto de Renda Solidário 2025, que vem para conscientizar e mobilizar pessoas jurídicas a fazerem um gesto simples, sem custos adicionais, mas com um impacto gigantesco.
Crédito: Canva/didesign021
