30.2 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Reunião Pública apresenta Inventário Cultural sobre o Samba

A Prefeitura de Belo Horizonte promove na próxima terça-feira, dia 12, a partir das 18h30, a 2ª Reunião Pública do Inventário Participativo do Samba de Belo Horizonte. O objetivo do encontro é apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida com o intuito de tornar o Samba um patrimônio cultural da cidade. Os estudos foram conduzidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória, e ainda o Coletivo de Sambistas Mestre Conga. A Reunião acontece no Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia 1.149, Centro) e tem entrada gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia.

A Reunião Pública é voltada aos movimentos do samba da cidade como escolas de samba, blocos caricatos, blocos de rua, grupos de samba e às mestras e mestres, assim como aos estudiosos do patrimônio cultural e da cultura popular, além de agentes culturais vinculados ao segmento do Samba de Belo Horizonte.  No encontro serão apresentados o histórico, as metodologias, as diretrizes principais de salvaguarda e os resultados da pesquisa, realizada entre fevereiro de 2023 e outubro de 2024, para a elaboração do Dossiê de Registro do Samba como Patrimônio Cultural da Cidade. O dossiê será submetido ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH), em dezembro deste ano.

A pesquisa foi institucionalmente viabilizada por meio de convênio firmado entre a FMC e UFMG, que se conformou em um estudo participativo protagonizado por mestres e mestras do samba da cidade e pelo Coletivo de Sambistas Mestre Conga.

Posts Relacionados

Juventude Marista em Defesa da Casa Comum

Encontro nacional em Belém reúne estudantes de todo o...

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui