Belo Horizonte e Ouro Preto se preparam para um fim de semana repleto de cultura, arte e entretenimento gratuito. De shows a intervenções urbanas, quatro eventos movimentam a capital mineira e o interior com programações diversificadas e acessíveis para todos os públicos. A agenda inclui música ao ar livre, exposições, atividades para crianças e experiências que valorizam a cultura local. Prepare-se para curtir o que Minas tem de melhor — sem gastar nada.
FESTIVAL TUDO É JAZZ

Ouro Preto-MG
Gratuito
Atrações: Nando Reis, Izzy Gordon, Juarez Moreira, The Velvet Kings, Cliver Honorato, Dixieland, Willian Evans Trio e muito mais.
De 07 a 10 de agosto, quinta a domingo, Ouro Preto recebe a 23ª edição do Festival Tudo é Jazz que, em 2025 conta com shows de Nando Reis, Izzy Gordon, Juarez Moreira, The Velvet Kings, Cliver Honorato, Dixieland, Willian Evans Trio e muito mais.
A curadoria é do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo e a direção geral do produtor cultural, Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação. O Tudo é Jazz é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Realizado pela New View Entretenimento e Comunicação, apresentado pela Gerdau, patrocinado pela Vivo e tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Rede Minas.
Essa edição homenageia as cantoras Ella Fitzgerald e Dolores Duran. “É uma grande honra homenagear essas duas mulheres fortes e marcantes para a história do jazz, e estar de volta a Ouro Preto celebrando os 23 anos de trajetória do primeiro festival de jazz de Minas Gerais. É um privilégio estar à frente desse projeto e proporcionar ao nosso público uma programação 100% gratuita e democrática”, explica Rud Carvalho.
Depois de Ouro Preto, o Tudo é Jazz será realizado também de 15 a 17 de agosto em Itabirito; 23 e 24 de agosto em Congonhas; 13 e 14 de setembro em Ouro Branco; e de 19 a 21 de setembro em Grão Mogol.
BH SOUL BLUES FESTIVAL

09 e 10/08
Praça de Eventos da Filarmônica de Minas Gerais
Gratuito – com retirada pelo Sympla
Atrações: dia 09/10 Gogo Blues (Bolívia); Lvise (Brasil); Emiliano Juarez (México); Negra Brunner (Equador); Alma Thomas (USA); e no domingo, dia 10/08 se apresentam Gonzalo Araya (Chile); Beth Suzacq (Uruguai); Audergang (Brasil) e um Encontro das Guitarras Blues de Minas (Brasil).O BH Soul Blues Festival – maior e mais tradicional festival de Blues de Belo Horizonte, entra em sua XVII edição em 2025, a Edição das Américas, trazendo para a cidade músicos renomados de sete países, num total de 18 atrações. O evento começou em 19 de julho com o Circuito Gastronômico e terá sua festa de encerramento nos dias 9 e 10 de agosto, na Praça de Eventos da Filarmônica de Minas Gerais.
Além de músicos locais e brasileiros, o Festival recebe grandes nomes da Bolívia, México, Equador, Estados Unidos, Chile e Uruguai. A curadoria é do Auder Jr e o evento é uma realização da Cristie Produções e da You Rock Produtora. O evento é realizado com patrocínio da Belotur por meio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
FESTIVAL ONI BEIJADA

Aline Calixto – Turne Pontinhos de Amor
Foto: Julia Lanari
Dias 09 e 24/07
Gratuito
Atrações:
09 de agosto, sábadoLocal: Centro Cultural Liberalino Alves de OliveiraOficinas com Mestra Cici Floresta; Pai Ricardo e Tom Nascimento
24 de agosto, domingoEspaço Cênico Yoshifumi YagiOficinas com Pai Ricardo; Aline Calixto; Mestra Cici Floresta; Tom Nascimento; e show Pontinhos de Amor – Aline Calixto
Um Festival para apresentar ao público infantil um pouquinho do universo cultural afro-brasileiro. Esse é o Oni Beijada, que chega a BH em sua 2ª edição nos dias 09 e 24 de agosto, 100% gratuito. A ideia é levar a dimensão da grandiosidade desse universo para crianças com atividades como contação de histórias, oficinas, show e bate-papos.
A cultura afro-brasileira possui uma riqueza inigualável de elementos, seja pela musicalidade encontrada no toque dos tambores e nos pontos, seja pelas mitologias dos Orixás e entidades repassadas por gerações via oralidade. “Entendemos que todas as ações que promovam a valorização dos saberes e elementos presentes nesse meio são de suma importância para se fazer perpetuar esse legado, assim como diminuir o preconceito e a discriminação que o povo negro os povos de Terreiro, por exemplo, tanto sofrem”, explica a cantora Aline Calixto, idealizadora do projeto.
09 de agosto, sábado
Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
Rua Formiga, 140, Lagoinha, Belo Horizonte – MG
09h às 10h: Oficina Crianças na Encantaria (Mestra Cici Floresta)
10h às 11h30: Bate papo sensorial (Pai Ricardo)
10h30 às 11h30: Vivência Papo de tambor (Tom Nascimento)
24 de agosto, domingo
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi
Rua Leonil Prata, 53 – Alípio de Melo, Belo Horizonte – MG
09h às 10h30: Bate papo sensorial (Pai Ricardo)
10h45 às 11h45: Contação de história | Festa no Aiyê (Aline Calixto)
13h às 14h: Contação de história II | Festa no Aiyê (Aline Calixto)
14h às 15h: Oficina Crianças na Encantaria (Mestra Cici Floresta)
15h às 16h: Vivência Papo de tambor (Tom Nascimento)
17h: Show Pontinhos de Amor – Aline Calixto
FESTA CHILENA

Arredores do Museu Abílio Barreto
Gratuito
Atrações: Apresentações musicais, danças típicas e estandes com a saborosa gastronomia chilena, incluindo aulas shows com chefs do Chile
No dia 9 de agosto, sábado, a Rua Bernardo Mascarenhas, no Cidade Jardim (em frente ao Museu Abílio Barreto) será transformada em um verdadeiro consulado do Chile em terras mineiras. Na ocasião, o local recebe a 7ª edição da Festa Chilena, oportunidade de celebrar a conexão e o intercâmbio entre Minas Gerais e o país dos Andes, do Atacama, de Pablo Neruda e de vinhos maravilhosos. Apresentações musicais, danças típicas e estandes com a saborosa gastronomia chilena integram o evento, que tem entrada gratuita e conta com espaço kids e área para pets.
Quem for ao evento vai entrar em contato com a cultura chilena por meio de uma programação musical, números de dança típica, circo, artesanato, entre outros. Belas apresentações tradicionais, como cueca e bolero, integram a lista de atrações culturais.
A intenção da Festa Chilena também é provocar uma viagem gastronômica, ao apresentar aos belo-horizontinos receitas tradicionais, como as saborosas empanadas preparadas por Carolina Pizarro, chilena radicada em BH que comanda o La Chilenita BH, e o choripan, sanduíche típico preparado no evento pelo chileno Carmilo Bernales, residente em terras mineiras.
As empanadas chilenas de carne moída e o pastel de choclo – escondidinho de creme de milho moído temperado com cebola frita na manteiga e manjericão – sairão das mãos de Milsa Marin. A chilena mora no Brasil desde os 10 anos de idade e está à frente da Mil Folhas, empresa de festas e eventos.
A lista de delícias chilenas é composta ainda por anticuchos (espetinho andino), sopaipillas (pão de abóbora), ceviche, pebre (espécie de vinagrete chileno), doces tradicionais, uma cerveja exclusivamente produzida para o festival, entre outras surpresas.