20.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Alteração nas regras de doação de sangue passa

Tramita em 2º turno projeto que obriga centros hemoterápicos a prestarem informações básicas sobre transmissão de doenças infecciosas.

Está pronto para ser apreciado em 2º turno no Plenário o Projeto de Lei (PL) 4.953/ 2018, que trata da triagem de doadores de sangue em estabelecimentos hemoterápicos. A proposta recebeu parecer favorável nesta quarta-feira (11/9/24), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O relator, deputado Arlen Santiago (Avante), opinou pela aprovação da matéria na forma do vencido (texto com modificações aprovado em Plenário em 1º turno).

Nessa forma, o projeto determina que os estabelecimentos hemoterápicos do Estado deverão disponibilizar ao doador informações sobre as condições básicas para a doação, a importância de suas respostas na triagem clínica e os riscos de transmissão de doenças infecciosas pela transfusão de sangue. Para tanto, é acrescentado dispositivo à Lei 9.546, de 1987, que dispõe sobre exames laboratoriais a serem realizados pelos estabelecimentos hemoterápicos do Estado.

De autoria do deputado Carlos Henrique (Republicanos), originalmente a matéria tornava obrigatório o teste de zika e chikungunya em todas as doações de sangue no Estado.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui