24 C
Belo Horizonte
sáb, 13 dezembro 25

Alteração nas regras de doação de sangue passa

Tramita em 2º turno projeto que obriga centros hemoterápicos a prestarem informações básicas sobre transmissão de doenças infecciosas.

Está pronto para ser apreciado em 2º turno no Plenário o Projeto de Lei (PL) 4.953/ 2018, que trata da triagem de doadores de sangue em estabelecimentos hemoterápicos. A proposta recebeu parecer favorável nesta quarta-feira (11/9/24), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O relator, deputado Arlen Santiago (Avante), opinou pela aprovação da matéria na forma do vencido (texto com modificações aprovado em Plenário em 1º turno).

Nessa forma, o projeto determina que os estabelecimentos hemoterápicos do Estado deverão disponibilizar ao doador informações sobre as condições básicas para a doação, a importância de suas respostas na triagem clínica e os riscos de transmissão de doenças infecciosas pela transfusão de sangue. Para tanto, é acrescentado dispositivo à Lei 9.546, de 1987, que dispõe sobre exames laboratoriais a serem realizados pelos estabelecimentos hemoterápicos do Estado.

De autoria do deputado Carlos Henrique (Republicanos), originalmente a matéria tornava obrigatório o teste de zika e chikungunya em todas as doações de sangue no Estado.

Posts Relacionados

COMEBE celebra 15 anos com Troféu Personalidade 2025

O Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior...

BR Machine aposta em pelúcias natalinas para fortalecer marcas

Marca líder em máquinas de captura aposta em design...

Chico Chico apresenta show “Estopim” no Teatro Francisco Nunes

O espetáculo apresenta uma estética pop com elementos urbanos...

Sinparc lança site da Campanha e inicia vendas em 15/12

Plataforma mais moderna e intuitiva reforça o foco da...

Natal da Mineiridade segue encantando com atrações

Coreto Vale apresenta a trilha sonora do Natal da...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui