30.2 C
Belo Horizonte
dom, 14 dezembro 25

Organizações voltadas para o público jovem

Iniciativas como as do Instituto Se Toque oferecem formação acessível sobre temas frequentemente vistos como “tabus”, mas que são fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes. Nesta semana serão realizadas duas oficinas gratuitas, confira. 

O acolhimento e a educação sobre gênero e sexualidade são debates cada vez mais importantes na formação dos jovens e da sociedade em seu entorno. Em Belo Horizonte, o Instituto Se Toque é um modelo pioneiro nesse tipo de intervenção, utilizando da arte como ferramenta para trabalhar temáticas como autoconhecimento, prevenção de violências, educação e saúde. Valorizando corpos e identidades dissidentes, o Instituto, através do Projeto XIA, cria espaços de expressão artística e reflexão crítica, oferecendo aos adolescentes e comunidades, oficinas e espetáculos que ampliam o acesso à cultura, promovendo a inclusão de grupos historicamente marginalizados.

Desde 2014, o Instituto Se Toque desenvolve diversas iniciativas significativas, incluindo oficinas, vivências e projetos artísticos voltados principalmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Antes de sua formalização como uma Organização Sociocultural da Sociedade Civil (OSC) em 2021, a iniciativa já atuava em áreas como assistência social, em escolas e outras organizações, sempre trazendo a sensibilização e experimentação sensorial e artística para tratar de assuntos considerados tabu. Entre as iniciativas promovidas pelo Instituto recentemente estão a realização de uma intensa programação cultural em bairros periféricos de Belo Horizonte, e a criação de percursos formativos para profissionais do  SUAS-BH (Sistema Único de Assistência Social). 

“O Se Toque é focado em promover ambientes de experimentação e troca, permitindo que mais pessoas se identifiquem e se envolvam com a arte. Nossa prioridade tem sido alcançar regiões periféricas, onde o acesso a essas oportunidades ainda é bastante restrito”, explica Catarina Maruaia, Diretora Presidente do Instituto Se Toque. Segundo ela, a missão do projeto é promover arte e cultura e gerar uma interconexão de saberes que atuem na promoção da saúde das relações humanas.

 

No mês de outubro, o Projeto realizou oficinas guiadas pelo teatro e pela dança, atendendo jovens nos bairros Vista Alegre, Petrópolis e Vila Cemig, além da capacitação com os profissionais de assistência social. “A articulação com o CRAS de cada um dos bairros e com o Suas-BH desempenha um papel fundamental na articulação de atividades culturais e sociais. Esse contato mais direcionado com as comunidades nos possibilita entender mais profundamente a necessidade dos adolescentes e as principais demandas dos profissionais”, conta Catarina Maruaia.

Programação

Durante esta semana, duas programações artísticas gratuitas serão realizadas em regiões distintas. No dia 6 de novembro, o Centro Cultural Urucuia, no bairro Pongelupe, região do Barreiro, recebe o espetáculo Experimento 1: Masculino?, de Cris Diniz, que explora a construção da masculinidade em um contexto de relações familiares e sociais. Em seguida, a cantora e compositora Coral se apresenta trazendo suas músicas autorais, e a programação se encerra com uma roda de conversa que convida o público a compartilhar suas percepções.

Já no dia 08 de novembro, no bairro Granja de Freitas, região Leste da cidade, a programação segue com o espetáculo X-MAGINATION, de Michelle Sá, que aborda o afrofuturismo como uma forma de refletir sobre a luta histórica e atual contra a opressão da população negra. Logo após haverá também um momento para explorar e debater os temas levantados com os artistas. 

O Projeto Xia 

O Xia 2024 – Programação Cultural, é realizado pelo Instituto Se Toque e utiliza a arte como ferramenta de transformação social para adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto promove espaços de experimentação artística, troca de saberes e investigação de corpos e expressões dissidentes, envolvendo também crianças, familiares e responsáveis. O XIA busca ampliar o acesso à arte, cultura e lazer, incentivando o desenvolvimento integral dos participantes com o apoio de formações interdisciplinares conduzidas por profissionais especializados.

Sobre o Se Toque

O Instituto Se Toque, criado em 2014 pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz, dedica-se à pesquisa e experimentação em arte, gênero e sexualidade. Através de oficinas, vivências e projetos culturais, o Instituto atua beneficiando mulheres, jovens e corpos dissidentes. Formalizado como Organização Sociocultural em 2021, seu trabalho busca promover a igualdade de gênero e o bem-estar coletivo, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Posts Relacionados

BH entra na rota do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run

A capital mineira foi palco, neste domingo (14), de...

Dream Theater, ícone da música progressiva, passa por BH em 2026

Após sua bem-sucedida turnê de 40º Aniversário na América...

COMEBE celebra 15 anos com Troféu Personalidade 2025

O Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior...

BR Machine aposta em pelúcias natalinas para fortalecer marcas

Marca líder em máquinas de captura aposta em design...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui