26.4 C
Belo Horizonte
ter, 16 dezembro 25

Turismo em Minas Gerais registra crescimento

O volume de atividade turística no estado teve alta de 0,2% em setembro na comparação com o mês de agosto, que havia registrado -0,8% de retração em relação a julho. A informação está na análise do Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizada sobre os números mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. No contexto nacional, o crescimento do turismo foi de 0,1% em setembro.
Na comparação com o mês de setembro do ano passado, o turismo do estado registrou uma desaceleração de (-6,2%). O desempenho foi inferior ao do último ano, quando houve uma desaceleração de (-0,3%).

No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2025, Minas Gerais registra queda no volume de atividade turística de -3,7%, refletindo variação menos expressiva para o ano corrente.

Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, observa que, Minas Gerais apresentou desempenho positivo neste mês, registrando uma variação superior em um ponto percentual em relação ao mês anterior. “Nesse contexto, a atividade de “Serviços prestados às famílias” destacou-se pela evolução na variação acumulada em 12 meses, alcançando 1,7% positivos, resultado próximo à média nacional com (1,9%). Esse avanço contribuiu para impulsionar segmentos ligados a hotelaria, alojamento e alimentação. Por outro lado, ao analisar as atividades de

“Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” e “Serviços profissionais, administrativos e complementares”, observa-se um cenário menos favorável. Esses segmentos apresentaram desempenho inferior à média nacional, com diferenças de 2,6 e 4,4 pontos percentuais abaixo, respectivamente. Essa retração reflete a desaceleração em áreas como aluguel de bens não imobiliários e transporte rodoviário, aquaviário e aéreo de passageiros, que são normalmente atrelados ao setor de turismo e podem justificar o resultado acumulado nos últimos meses no estado”, destaca Gonçalves.
Já no acumulado de 12 meses, outubro de 2024 a setembro de 2025, o estado mostra desaceleração de -1,6% no volume de atividade turística. os últimos 12 meses, de outubro de 2024 a setembro de 2025.
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH em festa: onde passar o Réveillon 2025/2026

Celebrar o Réveillon em Belo Horizonte já deixou de...

Seresta à Arlindo Cruz ganha uma 2ª edição no Baticum Tendinha

Após o sucesso da primeira roda de samba em outubro, a Seresta...

BeFly Minascentro como um dos principais palcos culturais do país

O BeFly Minascentro encerra 2025 com uma programação que...

Brenda Umbelino estreia na música autoral com o álbum ÂMAGO

A cantora e compositora Brenda Umbelino estreia oficialmente na cena da...

BH inaugura primeiro parque multissensorial para autistas

Inaugurado nesta quinta-feira, 18 de dezembro, o Parque Girassol...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui