25.4 C
Belo Horizonte
ter, 09 dezembro 25

CTNano/UFMG celebra 15 anos de inovação e impacto industrial

Uma das maiores inovações da ciência moderna, a nanotecnologia tem proporcionado avanços cada vez significativos na indústria de tecidos, na medicina, na eletrônica, no meio ambiente, na indústria de alimentos, de cosméticos, entre outras.  Com sua infinidade de aplicações e usos, dimensões tão pequenas, praticamente invisíveis a olho nu, os nanomateriais são sinônimo de revolução em tecnologia.
Imagine a manipulação da matéria em escala nanoscópica, no nível dos átomos e moléculas, onde tudo é pequeno, mas cujos resultados são gigantescos? E mais. O resultado dessa minúscula combinação em meio ao desenvolvimento de materiais, produtos e processos novos para aplicação e utilização em diversas áreas de pesquisa e do cotidiano?
No Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), esse é o cotidiano de estudantes e pesquisadores do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais (CTNano/UFMG), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) de Materiais Avançados e Nanotecnologia. Em uma área de mais de 3.000 m2, o prédio comporta mais de dez laboratórios que dão suporte às pesquisas aplicadas e demandas da indústria, o que inclui desenvolvimentos em escala piloto de produção.
Completando 15 anos de atividades em dezembro deste ano, com a realização de um seminário reunindo especialistas e estudiosos durante dois dias em sua sede para marcar a data, o CTNano/UFMG conta com laboratórios de nanotubos de carbono; grafeno; cerâmicos e cimento; química e polímeros; de saúde, meio ambiente e segurança; entre outros, que permitem a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a prestação de análises externas em nanomateriais, compósitos e produtos diversos.
Na prática, transforma conhecimento de laboratório em soluções que chegam ao mercado: inovação tecnológica aplicada, aceleração de produtos e processos, formação de mão de obra qualificada, disponibilização de infraestrutura de ponta, transferência de tecnologia e competitividade industrial.
“Esses 15 anos são um marco de uma trajetória na ciência, inovação e no impacto para a sociedade e para a indústria brasileira. Desde sua fundação, o Centro se consolidou como uma referência nacional em nanotubos de carbono, grafeno e outros nanomateriais, unindo excelência acadêmica à capacidade de transformar conhecimento em soluções reais”, afirma o professor titular de Física da UFMG e coordenador do Centro, Rodrigo Gribel Lacerda.
Entre os principais projetos do CTNano/UFMG, destacam-se a produção em larga escala de nanotubos de carbono, óxido de grafeno e grafeno reduzido; o desenvolvimento de nanossensores de gases altamente sensíveis; nanocompósitos poliméricos aplicados à mineração com grande aumento de durabilidade; membranas de osmose reversa recobertas com grafeno; materiais cimentícios avançados com diversas patentes; soluções para recuperação avançada de petróleo em poços maduros; revestimentos anticorrosivos para metais; plataforma de diagnóstico rápido (BioSearch), entre outros.
Além de iniciativas de economia circular, como o uso de garrafas PET pós-consumo para gerar nanomateriais, uma de suas promissoras aplicações na recuperação de solos desertificados.
Essas ações consolidaram o CTNano/UFMG como referência nacional na aplicação de nanomateriais em desafios industriais reais, combinando ciência, inovação e impacto econômico. “Mais do que um centro de pesquisa, a instituição tornou-se um ambiente de formação, colaboração e inovação aberta, formando profissionais que hoje atuam em todo o país e no exterior, conectando universidade e indústria e ampliando a presença de Minas e do Brasil no cenário internacional da nanotecnologia”, reitera a professora de Química da UFMG e vice-coordenadora do Centro, Glaura Goulart Silva.
Parcerias
O CTNano/UFMG é pioneiro na síntese de nanotubos de carbono no Brasil e ampliou o seu portfólio ao longo dos anos para uma dezena de nanomateriais produzidos em escala piloto. Sua equipe abrange especialistas em diferentes áreas como física, química, biologia e engenharias. São mais de 40 patentes depositadas em nanomateriais, vários projetos de P&D e de prestações de serviços, centenas de artigos publicados e mais de 150 colaboradores. A equipe técnica, estrutura e equipamentos permitem estabelecer parcerias com empresas de diferentes setores, tanto em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) como na prestação de serviços. Entre os diversos parceiros, estão Petrobrás, Vale, Gerdau, Suzano e Intercement, incluindo projetos desenvolvidos por meio de recursos da Fapemig, Fundep e BNDES. Além diss o, quatro startups (spin-offs) já foram geradas a partir do CTNano/UFMG: Nanoview Nanotecnologia, IPol Nanotecnologia, EcoCarbono e Neotec, garantindo a continuidade e implementação em larga escala das tecnologias desenvolvidas no centro.
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Barreiro em cena: memória e vivências retratadas no teatro

AS TRAVESSIAS DO COTIDIANO - Com a proposta de...

“Uma Outra História”: novo romance de suspense de Ivana Vilela

Um manifesto que  chega ao público como um romance que...

Parcus Gallery abre filial em Ouro Preto e lança inscrições

A cidade histórica de Ouro Preto recebeu, neste sábado...

Etapa do Circuito CAIXA em BH terá clima ameno e céu nublado

Dezembro é historicamente o mês com maior volume de...

BeFly Hall encerra 2025 com dezembro de grandes atrações

No dia 11 de dezembro, o palco se transforma...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui