28.9 C
Belo Horizonte
qui, 25 dezembro 25

Comércio varejista melhora junho, superando a média nacional

Com base na Pesquisa Mensal do Comércio de junho de 2025, o Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG analisou os dados do IBGE sobre o setor, incluindo o desempenho do varejo restrito e do varejo ampliado.

O volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais registrou aceleração de 0,5% em junho, superando a média nacional. Em contrapartida, o Brasil teve uma desaceleração de -0,1% em relação ao mês de maio. Na comparação anual, Minas Gerais cresceu 1,5% em relação a junho de 2024, um desempenho menor do que o crescimento de 3,1% registrado em junho de 2024. O Brasil, na mesma comparação, teve um crescimento de 0,3%. Nos últimos 12 meses (julho de 2024 a junho de 2025), o Brasil registrou um crescimento de 2,7%, enquanto Minas Gerais teve um crescimento de 1,9%.

No comércio ampliado, Minas Gerais apresentou uma desaceleração de -1,5% em junho em relação ao mês anterior, resultado acima da média nacional, que retraiu -2,5% no período analisado. Entretanto, o desempenho do varejo ampliado mineiro no acumulado do ano (janeiro a junho de 2025) foi de equilíbrio (0,0%), enquanto o Brasil teve uma aceleração de 0,5%. Para a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, a estabilidade do comércio varejista ampliado de Minas Gerais, no acumulado do ano, é bem avaliada, especialmente em comparação com a desaceleração observada em seis outros estados da federação (São Paulo, por exemplo, retraiu -1,1% nesta avaliação). “O resultado observado no acumulado do ano em Minas Gerais representa uma estabilidade do comércio varejista ampliado. Em um cenário desafiador, em que as taxas de juros se encontram muito altas, o que afeta diretamente os setores do comércio de bens duráveis, esse desempenho acaba por ser positivo”, explica.

As atividades que se destacaram positivamente no acumulado do ano para Minas Gerais foram “Veículos, motocicletas, partes e peças” com aceleração de 2,0%. No contexto nacional, “Material de construção” teve aceleração de 2,7%. “Isso sugere que o consumidor mineiro manteve seu poder de compra em itens mais cotidianos, mas segurou gastos com bens de maior valor”, explica a economista.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Uso de tecnologia organiza a rotina e aumenta o lucro de fazendas

Controlar custos, acompanhar o desempenho do rebanho e planejar...

Livro analisa simbolismos na poesia de Drummond

Um dos livros cruciais na evolução da poesia de Drummond, A...

Penhora do bem de família: moradia x segurança jurídica

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) discutiu, no...

Planos funerários inovam e ampliam acesso a serviços

Ao substituir o pagamento à vista por parcelas acessíveis,...

Trabalho temporário no fim do ano: direitos e deveres

O trabalho temporário no período de fim de ano...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui