21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

MPMG e Governo lançam projeto para prevenção nas escolas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc), realizou na tarde de hoje, 3 de outubro, o lançamento do projeto Com Viver, que tem como objetivo desenvolver ações e estratégias interinstitucionais de prevenção e respostas a diferentes formas de violência presentes no ambiente escolar, por meio da qualificação dos profissionais da educação das redes de ensino de Minas.

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior, e os secretários de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, assinaram a resolução conjunta que cria o projeto Com Viver.  

“Temos vivido nos últimos anos um aumento vertiginoso no número de casos de violência extrema nas escolas. Isso nos colocou de frente a um desafio que requer mais que ações pontuais, e sim um compromisso coletivo. Por isso, esse projeto vem sendo desenvolvido, em caráter colaborativo, pelo Ministério Público e as secretarias de Educação e de Segurança Pública para qualificar os profissionais de educação na prevenção da violência”, afirmou a coordenadora do Caoeduc, Ana Carolina Zambom Pinto Coelho.

Entre as ações e estratégias do projeto, já foi ofertada formação presencial imersiva a servidores indicados pela Secretaria de Estado de Educação. Esses profissionais irão atuar como mobilizadores. Participaram do curso professores da escola de formação e desenvolvimento profissional de educadores, representantes dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), integrantes das Superintendências Regionais de Ensino das Metropolitanas A, B e C e membros das Escolas Cívico-Militares de Minas Gerais.

Essa etapa de formação ocorreu entre os dias 23 e 27 de setembro, na Cidade Administrativa, e teve como objetivo qualificar e sensibilizar 67 mobilizadores, que ajudarão na disseminação do tema a outros 200 mil profissionais da educação de Minas. Durante a solenidade de hoje foram entregues os certificados aos participantes do curso de formação presencial do projeto Com Viver.  

Receberam a certificação Ana Cláudia Faria de Souza, da Superintendência Regional de Ensino da Metropolitana C; Eduardo Santos Araújo, da Escola Estadual dos Palmares; Cleuza Maria de Oliveira, da Diretoria de Modalidades e Temáticas Especiais; Diogo Rodrigues Machado, da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores; e João Henrique Amaral Fontinelle, do Núcleo de Acolhimento Educacional.

Presente na solenidade, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, afirmou que tem se percebido nos últimos tempos um aumento da violência dentro das escolas, de alunos contra alunos, deles contra professores e até de professores contra alunos. O projeto, segundo Simões, chega para ajudar na identificação de situações de risco, na observação qualificada e no emprego de técnicas de abordagem. “Não estamos mais discutindo um problema teórico, a violência agora é real e já está dentro das salas de aula”, disse.

Já o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, falou sobre o trabalho do Ministério Público para coibir os casos de violência nas escolas. “Precisamos ir à raiz do problema, é isso que esse projeto busca”, afirmou. Para isso, segundo Jarbas, o MP e várias instituições do Estado tem sentado à mesa, confrontando o problema, buscando alternativas inteligentes e pensando soluções possíveis para o problema.

Em seguida a professora Mayara de Carvalho Siqueira ministrou aos participantes do lançamento do projeto a palestra Com Viver: caminhos para escolas seguras  

A ação educacional é uma realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Caoeduc. Na página do Ceaf, no portal do MPMG, é possível acessar cursos sobre o assunto. E a Escola Virtual do MPMG oferece curso autoinstrucional sobre o combate à violência nas escolas. Veja os temas.

Módulo 1 – Abertura do Curso
Módulo 2 – Violência nas Escolas
Módulo 3 – Bullying e Cyberbullying
Módulo 4 – Bullying e os Ataques às Instituições Escolares: do Preconceito ao Ódio
Módulo 5 – Neonazismo no Brasil e o uso das Tecnologias Emergentes
Módulo 6 – Enfrentamento e Prevenção à Violência Escolar
Módulo 7 – Oficina de Comunicação Não Violenta
Módulo 8 – Primeiros Socorros Psicológicos
Módulo 9 – Atos de Indisciplina e Atos Infracionais

Informações: escolainstitucional@mpmg.mp.br ou 3330-8299

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui