Programação para toda família, em Belo Horizonte, marca os 15 anos da premiada companhia catarinense, com espetáculos inéditos na capital, voltados para crianças a partir de 1 ano, além de oficinas, cinema e exposição
A partir de 5 de dezembro, sexta-feira, o premiado Grupo Eranos Círculo de Arte (Itajaí, SC) – formado pelos artistas Sandra Coelho e Leandro Maman – promete animar as férias escolares no CCBB BH, com a Mostra Primeira Infância. A programação celebra os 15 anos da companhia que é referência brasileira nas pesquisas sobre protagonismo infantil e uso de tecnologia digital consciente no teatro.
Em dezembro, o público terá acesso a dois espetáculos da trupe inéditos na capital: “Caixa Ninho” – uma viagem pelo universo lúdico das caixas de papelão, indicado para crianças a partir de 1 ano – e “Bebê e o Boi Babau” – para os pequenos a partir de 2 anos, com dramaturgia inspirada na cultura popular e escrita a partir da observação da primeira infância na relação com formas animadas. O grupo vai oferecer ainda uma programação gratuita, que conta com uma exposição com projeção audiovisual e uma instalação de caixas de papelão, exibição de curtas, oficina de “Formas Animadas para Crianças” e um ciclo de quatro encontros para adultos interessados em discussões sobre “Teatro para a Primeira Infância”.
Os espetáculos seguem em cartaz até 29/12, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, de sexta a segunda, com sessões às 11h, da peça “Caixa Ninho”, e às 15h, de “Bebê e o Boi Babau”. Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada), com desconto de 50% para clientes do Banco do Brasil que realizam o pagamento com cartão Ourocard, e estarão à venda a partir do dia 26/11 (quarta), na bilheteria do CCBB BH e pelo site ccbb.com.br/bh. Já as oficinas para as crianças serão realizadas aos sábados e domingos, às 13h30, com retirada gratuita de ingressos 1 hora antes do evento exclusivamente na bilheteria do CCBB BH. De 19 a 22/12, as apresentações e oficinas para crianças terão intérprete de Libras. A exposição estará aberta à visitação, das 10h às 22h, no Foyer do Teatro II, com retirada gratuita de ingressos no site e na bilheteria do CCBB BH. O ciclo de oficinas para adultos ocorre nos dois primeiros finais de semana de dezembro, das 17h às 20h, com inscrições gratuitas através do e-mail eranos.arte@gmail.com.
Mais informações no site ccbb.com.br/bh, nas redes sociais instagram/ccbbbh e facebook.com/ccbbbh, ou pelo telefone (31) 3431-9400. Este projeto é realizado com o patrocínio do Branco do Brasil.
“Em nossos espetáculos, a criança está no centro dos procedimentos criativos, numa relação de escuta atenta desde a concepção, criação dramatúrgica, proposição cenográfica, recepção da plateia, até as diversas possibilidades relacionais entre elenco e plateia”, explica a atriz, psicóloga e fundadora do Eranos Círculo de Arte, Sandra Coelho.
Segundo a artista, fazer teatro para bebês e crianças na primeira infância é uma ação ampla no mundo: “Diz respeito não apenas a um momento estético e poético facilitado pelos artistas, mas que se expande para mudanças radicais, que englobam necessariamente uma mudança de visão e postura. Crianças são agentes ativos que constroem cultura, interagem com o mundo ao seu redor e contribuem significativamente para a sociedade, ou seja, são atores ativos no mundo”, destaca.
Desde a fundação, em 2010, o grupo também aposta numa cena plural e multilinguagem, com incursões no teatro, literatura, audiovisual e artes visuais, em diálogo com a tecnologia digital. “O uso da tecnologia na cena acontece por meio de bonecos e mecanismos impressos em 3D e projeções relacionais. São estruturas midiáticas produzidas com responsabilidade, através do uso de imagens de baixo estímulo e plenamente integradas com o espaço cênico, de modo a potencializar um espaço de relação sensível e estético com público de crianças presente”, comenta o ator, diretor, bonequeiro e fundador do grupo Leandro Maman.
Ao todo, o Eranos já produziu mais de 40 criações entre espetáculos, exposições, performances, obras literárias e audiovisuais, apresentados em diversos teatros e festivais brasileiros, rendendo prêmios como o CBTIJ, Iberescena, Elisabete Anderle, Myriam Muniz, Arte como Respiro, FUNARTE Respirarte, dentre outros.
Programação
Durante a ocupação do Eranos no CCBB BH, o grupo apresenta o espetáculo “Bebê e o Boi Babau” (2025), que une tecnologia digital com referências na tradição popular do Teatro Mamulengo, em especial o Babau (nordeste), e o Boi de Mamão (litoral catarinense). Na trama, um Bebê e seu amigo Boi embarcam juntos em uma jornada de morte e renascimento. A cenografia é construída com painéis de LED e imagens criadas especialmente para a relação entre bonecos e plateia. Assinada por Sandra Coelho e Leandro Maman, a dramaturgia foi toda concebida a partir da observação da relação de crianças com as formas animadas. O trabalho é indicado para crianças a partir de 2 anos.
Já “Caixa Ninho” (2022) é um acontecimento teatral para a primeira infância, em que as crianças são convidadas a entrar no universo das caixas de papelão. O cenário intimista, lúdico e modular, todo composto por caixas, propõe um espaço compartilhado de relação e construção em que tudo é possível. Na trama, conduzida por bonecos de animação construídos com papelão, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho. A peça, dirigida por Leandro Maman, é indicada para crianças a partir de 1 ano.
Sob a curadoria de Adriano Guimarães, a exposição inédita “O Céu, o Mar e a Palavra”, a ser montada no Foyer do Teatro II, foi criada especialmente para a infância. O público passeia por um ambiente de imersão poética, em meio a imagens projetadas no chão e caixas de papelão que podem ser manipuladas pelos pequenos. Desde 2019, as caixas aparecem na pesquisa da companhia e foram utilizadas também no espetáculo “O Barquinho Amarelo” (2019), na animação “Coração InBox” (2020) e na obra de teatro digital “Os Pequenos Mundos” (2021). “São brinquedos não estruturados e, portanto, elas podem ser utilizadas de inúmeras maneiras, estimulando a imaginação das crianças”, comenta Sandra Coelho.
Compondo a exposição, no Teatro II, a companhia exibe algumas de suas criações audiovisuais, os curtas “Cine.Ema” – uma série de poemas animados voltados para a primeira infância – e “Os Pequenos Mundos” – que conta a história de uma boneca que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo a reencontrar seus pais. Na aventura, se deparam com criaturas como a caixa-risonha, o caixa-pássaro, a caixa-balão, o planeta-caixa e o gigante-caixa.
Para os adultos, os integrantes do Eranos vão ministrar um ciclo de formação sobre “Teatro para a Primeira Infância”, voltado a artistas, educadores, pedagogos e interessados em arte e infâncias, com reflexões sobre protagonismo infantil e teatro de animação. O ciclo será realizado em quatro encontros: “O Protagonismo Infantil”; “Teatro de Animação e os Bebês”; “Dramaturgia no Teatro para Primeira Infância”; além de um Laboratório de Criação, com o objetivo de desenvolver proposições artísticas, aplicando os conceitos estudados.
E para completar a programação de férias da criançada, a oficina “Formas Animadas para as Infâncias” vem com a proposta de criar um espaço de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas, com atividades práticas de construção com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação.
Sobre o Coletivo
Eranos – Círculo de Arte é um coletivo catarinense de artistas com formação interdisciplinar, que, desde 2010, produz e pesquisa arte e suas interfaces entre teatro, teatro de animação, literatura e audiovisual. A partir de 2011, inicia pesquisas na linguagem do teatro para a primeira infância a partir do conceito de Protagonismo Infantil. Possui ao todo mais de 40 criações entre espetáculos, exposições, performances, obras literárias e audiovisuais, apresentados em diversos teatros e festivais brasileiros, rendendo prêmios como o CBTIJ, Iberescena, Elisabete Anderle, Myriam Muniz, Arte como Respiro, FUNARTE Respirarte, dentre outros.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
SERVIÇO
MOSTRA PRIMEIRA INFÂNCIA no CCBB BH
com Eranos Círculo de Arte (SC)
Espetáculo “Caixa Ninho”
De 05 a 29/12, sexta a segunda – às 11h
(Sessões com Libras de 19 a 22 de dezembro)
Local: CCBB BH – Teatro II | Crianças a partir de 1 ano
Espetáculo “Bebê e Boi Babau”
De 05 a 29/12, sexta a segunda – às 15h
(Sessões com Libras de 19 a 22 de dezembro)
Local: CCBB BH – Teatro II | Crianças a partir de 2 anos
Oficina de Formas Animadas para as Infâncias
Dias 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28/12, sábados e domingos – às 13h30
(Sessões com Libras dias 20 e 21 de dezembro)
Local: CCBB BH – Teatro II | Crianças a partir de 1 ano
Ciclo de debates “Teatro e Primeira Infância” para adultos
Com Sandra Coelho e Leandro Maman
Dias 06, 07, 13 e 14/12 – sábados e domingos – Das 17h às 20h
06/12, sábado – “O Protagonismo Infantil”: reconhecer a criança como ator social e produtor de cultura. Como esse conceito transforma a cena, a dramaturgia e a relação com a plateia.
07/12, domingo – “Teatro de Animação e os Bebês”: experimentos práticos de manipulação e criação de bonecos em diálogo com o universo dos bebês.
13/12, sábado – “Dramaturgia no Teatro para Primeira Infância”: como pensar narrativas que respeitem o tempo, a linguagem e a participação das crianças.
14/12, domingo – “Laboratório de Criação”: encontro prático em que os participantes desenvolvem proposições artísticas voltadas para a primeira infância, aplicando os conceitos estudados.
Exposição interativa “O Céu, o Mar e a Palavra”
De 05 a 29/12, quarta a segunda – Visitação das 10h às 22h
Local: CCBB BH – Foyer do Teatro II
Cine Eranos
Com exibições dos curtas “Pequenos Mundos” e “Cine.Ema”
Quartas e quintas: das 10h às 22h. Sextas a segundas: a partir das 17h (exceto dias 06, 07,13 e 14/12)
Local: CCBB BH – Teatro II
Os ingressos da Exposição dão acesso ao Cine Eranos.
Durante os períodos das apresentações teatrais e oficinas o Cine Eranos estará suspenso.
Ingressos para os espetáculos no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH,
a R$30 e R$15 (meia-entrada), com desconto de 50% para clientes do Banco do Brasil que realizam o pagamento com cartão Ourocard.
Mais informações: (31) 3431 9400
instagram.com/ccbbbh | facebook.com/ccbbbh | E-mail: ccbbbh@bb.com.br
Foto: Divulgação CCBB