A AMOCÊ – Mostra Memórias em Curtas anuncia a programação de sua edição de estreia, a Primeira Vista, que será exibida no site Memórias em Travessia de 1º a 30 de setembro de 2025. Com curadoria focada na diversidade, a mostra conta com quatro documentários de até 15 minutos, finalizados entre 2010 e 2019 que, muitas vezes, já não circulam em circuitos tradicionais de cinema.
A seleção está dividida nas vertentes Projeta Minas e Panorama Nacional. A primeira exibe Uma pausa pra um causo e outra pro café (2015), de Altiere Leal, um registro poético da contadora de histórias dona Marolina, moradora da comunidade do Tira Barro em Lassance, território reconhecido como quilombo após a realização do filme. Já no cenário nacional, entre as inscrições de diversas regiões, três obras distinguiram-se pela sintonia com a curadoria ao valorizar narrativas plurais: Jessy (2013), de Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna, que captura o processo criativo e a memória da cena transformista de Salvador em 2012, filmado em um espaço histórico de resistência LGBTQIAPN+, hoje desaparecido; Santos Alfaiate (2014), de Dannyel Leite, que documenta o ofício tradicional de Manoel dos Santos, alfaiate em Jacareí, interior paulista, falecido três anos após as gravações; e Retrato de Dora (2014), de Bruna Callegari, um mergulho íntimo nos laços de afeto e ancestralidade entre neta e avó em São Paulo.
A iniciativa convida o público a olhar para o passado recente e a construir, coletivamente, novas camadas de significado sobre essas narrativas.
AMOCÊ – Mostra Memórias em Curtas | Edição Primeira Vista
Quando: 1 a 30 de setembro de 2025
Onde: site www.memoriasemtravessia.com.br/amoce
Acesso: gratuito
Venha construir memória
https://www.memoriasemtravessia.com.br/amoce