20.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Festival de Folclore de Jequitibá: Uma imersão na diversidade

34ª edição, que será de 05 a 08 de setembro, terá música, gastronomia, oficinas, artesanato, palestras, grupos folclóricos, homenagens e muito mais

Setembro vai começar com um espetáculo vibrante de sons, cores, brilhos, ornamentos, danças e cânticos que tornam Jequitibá, ‘Capital mineira do folclore’, em palco da diversidade cultural e tradições de Minas Gerais. A cidade, que fica a 30 km de Sete Lagoas e a 100 km de Belo Horizonte, recebe a 34ª edição do seu tradicional Festival de Folclore de Jequitibá, que é Patrimônio Imaterial do Município, e será realizado do dia 05 a 08 do mês, com uma extensão programação gratuita.

O festival é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal de Jequitibá e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jequitibá A produção é da Az Produções.

As raízes culturais, herdadas de geração para geração, da criança ao idoso, serão evidenciadas por meio da musicalidade regional, gastronomia, oficinas, palestras, artesanato, teatro e a presença de diversos grupos folclóricos. Também haverá homenagens aos mestres do folclore, como a Dona Dorva (1931-2024), que foi a Rainha Conga, do Congado Nossa Senhora do Rosário, também conhecido como Guarda de Congo dos Bianos, em Jequitibá.

Música – A música regional é um dos destaques do evento que contará com grandes atrações, como Rubinho do Vale (Vale do Jequitinhonha), Falamansa (SP), Eros Biondini, Orquestra Caipirando – Alma de Violas Carioca (RJ), Vilmar da Lapinha, Companhia de Dança e Cultura Popular Macambirais (RN), Tambor do Matição (Quilombo do Mato do Tição) e Banda Maraká (Jequitibá). A cada ano o intercâmbio entre todas as manifestações da cultura popular é intensificado com a participação de bandas e artistas da cena musical nacional e regional.

Folclore – Um dos momentos de magia e encantamento do festival é o das apresentações dos grupos folclóricos, como congados; folias de reis; dança do tear; fim de capina; boi da manta; lavadeiras; cantadeiras; cantigas, guardas de Congo, Catira e danças de roda. O ponto alto da festividade acontecerá na manhã de domingo, dia 08, com o tradicional “Cortejo dos grupos folclóricos”, mais de 20, e que são acompanhados pela população e turistas pelas ruas da cidade. Também será realizada uma missa em homenagem aos folcloristas presentes e aos mestres da cultura popular (In Memoriam).

Gastronomia – A gastronomia é também um dos destaques do festival. Como prévia das experiências que envolvem o universo de aromas e sabores, restaurantes e bares da cidade participam do “1º circuito gastronômico – Cozinha típica de Jequitibá”, que antecede o evento, por meio da preparação de pratos especiais feitos com ingredientes regionais, como pequi, ora-pro-nóbis, cansanção, quiabo figueira, taioba, feijão andu, castanha de baru, entre outros.

Para os apreciadores da comida mineira, outra sensação será a 6ª edição do Festival de Culinária típica de Jequitibá, que acontecerá diariamente na área de eventos situada na Orla da Lagoa Pedro Saturnino. Os proprietários das barracas de comidas vão usar a criatividade no preparo de iguarias feitas com ingredientes regionais, em especial o Queijo Minas Artesanal (QMA), que está perto de se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Oficinas – Uma boa oportunidade para o público será a participação em oficinas gratuitas no festival, como artesanato, gastronomia, danças populares, tambor e de patrimônio cultural. Na ocasião, os participantes receberão certificados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sympla ou na hora do evento.

Pedal Bike do Folclore – Outro ponto do festival é a interlocução da cultura, esporte e turismo da região. Para tanto, haverá, pelo terceiro ano consecutivo, o Pedal Bike do Folclore. Por meio de bicicletas, adeptos do esporte vão passear pela cidade no dia 08.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sympla e na Secretaria de Esporte e Juventude.

Informações sobre a programação completa do festival podem ser obtidas no Instagram  (@folclorejequitiba).

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui