25.1 C
Belo Horizonte
qui, 05 fevereiro 26

Estrada de Ferro Vitória a Minas: projeto resgata memórias

A centenária Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) está sendo reinventada sob o olhar de quem vive à beira dos trilhos. Até 2028, o Projeto Estação percorrerá 905 km de extensão para ressignificar a memória ferroviária de 30 comunidades em Minas Gerais e no Espírito Santo, utilizando a fotografia e o audiovisual como ferramentas de preservação cultural.

No primeiro ano da iniciativa, o projeto já impactou cidades mineiras como Belo Horizonte, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, João Monlevade, Itabira, Nova Era e Antônio Dias. Ao todo, 80 jovens desses municípios redescobriram paisagens e personagens reais que dedicaram décadas de vida à ferrovia, como o ex-maquinista Agostinho dos Santos, que trabalhou por quase 30 anos na linha.

Arte e Identidade em Minas Gerais

O resultado desse mergulho histórico são instalações artísticas que reconfiguram a paisagem urbana. Em Minas, as obras podem ser vistas em locais como:

O interior da Estação Ferroviária de Belo Horizonte;

Muros de escolas estaduais em Coronel Fabriciano;

Praças e espaços públicos em Barão de Cocais.

Segundo Preto Filho, idealizador do projeto, a intenção é criar uma rede de afetos e saberes. “A extensão férrea se tornou um ponto de conexão entre arte, território e memória imaterial”, explica. O Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, reforça que a Estrada de Ferro Vitória a Minas é um “território vivo”, onde o desenvolvimento técnico deve caminhar junto à valorização social.

Processed with VSCO with a6 preset

Diversidade e Tecnologia

Um dado relevante do projeto é o foco na inclusão: em 2025, 69% dos inscritos eram mulheres e 67% autodeclarados negros. Os jovens, entre 16 e 25 anos, utilizam as lentes de seus próprios smartphones para capturar a essência da vida ferroviária, democratizando o acesso à produção artística.

Próximos Passos (2026-2028)

Para o triênio que se inicia, o Projeto Estação planeja visitar mais 23 comunidades ao longo do eixo Vitória-Minas. Além das exposições físicas, o público pode conferir o acervo digital através da galeria virtual (www.estacao.art.br), que reúne fotos e curtas-metragens que imortalizam o cotidiano de quem faz do trem o seu caminho diário.

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Justiça aponta falha em atendimento médico e amplia indenização a trabalhador rural

Advogado especialista em erro médico sustenta que indenização deveria...

Cresce a demanda por profissionais técnicos em veterinária

Poucas pessoas sabem, mas, a área veterinária, tem tido...

Não é preciso abrir novas empresas e sim fazer com que sobrevivam

Tiago Patrício - fundador do allhands Ano após ano, os...

Freddy Mozart estreia espetáculo irreverente sobre sexualidade

O espetáculo inédito mistura humor e provocação para falar...

Tianastácia agita o Carna Rock 2026 no Carnaval de BH

Belo Horizonte prova que o Carnaval também tem espaço...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui